20/06/2024 às 16h45min - Atualizada em 20/06/2024 às 18h07min

Vivência Brincante “Entre Reis e Reisados” é o grande destaque da 5ª edição do Festival Aralume

Vivenciar esta celebração única e se encantar com o Festival Aralume é um mergulho nas tradições do Nordeste brasileiro

JACY ABREU
Samuel Macedo

Fortaleza está prestes a ser palco de uma celebração única e imersiva da cultura nordestina: a Vivência Brincante “Entre Reis e Reisados”. Parte integrante da 5ª edição do Festival Aralume, este evento promete encantar o público no dia 21 de junho com uma programação rica e diversificada, aberta ao público e totalmente gratuita.

Uma Imersão na Tradição Nordestina
A Casa de Vovó Dedé, desde 2020, tem se destacado por promover a riqueza e a diversidade da cultura nordestina, e este ano não será diferente. Mestre Aldenir, Tesouro Vivo da Cultura Cearense, conduzirá a Vivência Brincante “Entre Reis e Reisados”, trazendo ao público o vibrante Reisado de Congo. Este folguedo, que mistura influências afro-ibéricas e indígenas, conta histórias do ciclo natalino através de teatro, música, dança e artes visuais. Mestre Aldenir, que dedicou 70 dos seus 90 anos à preservação desta tradição, lidera um grupo que transmite a alma do Cariri cearense.

Programação do Evento
A programação do dia 21 de junho começa às 9h com a apresentação artística "Reis de Congo: O Reinado da Alegria". Às 10h45, a Roda de Saberes – O Terreiro do Mestre oferece ao público a chance de aprender diretamente com os mestres da tradição. Às 14h, acontece a oficina "Brincantes do Cariri e o Folguedo do Reisado de Congo", proporcionando uma experiência prática e interativa.

Compartilhando Saberes e Fazeres
A Vivência Brincante é mais do que um espetáculo; é uma troca profunda de conhecimentos e experiências. Educadores, alunos, músicos, pesquisadores e o público em geral terão a oportunidade de se conectar com as raízes culturais nordestinas, vivenciando de perto os saberes e fazeres deste folguedo ancestral.

Sobre o Reisado de Congo
O Reisado de Congo é um folguedo da cultura popular do Cariri cearense com matrizes afro-ibérica-indígena-brasileira. Este grupo é liderado por Mestre Aldenir Aguiar, Tesouro Vivo da Cultura, que dedica sua vida à transmissão e manutenção dessa tradição na região sul do Ceará.

O Festival Aralume: Uma Celebração da Cultura Nordestina
Desde sua criação, o Festival Aralume, organizado pela Casa de Vovó Dedé, tem se dedicado a celebrar a riqueza e a diversidade da cultura nordestina. Nesta quinta edição, além da Vivência Brincante “Entre Reis e Reisados”, a programação inclui o terceiro Encontro de Cantadores da Casa de Vovó Dedé, a comemoração do primeiro ano da Escola de Cordel e Cantoria, um bate-papo e homenagem aos 80 anos do compositor e arquiteto Fausto Nilo, um encontro com o repentista Ivanildo Vilanova, apresentações do Maracatu Rei de Paus e do Afoxé Oxum Odolá, além do show "Sons do Nordeste". Este espetáculo musical, elaborado com arranjos originais, apresenta a diversidade, a tradição e a irreverência da música nordestina, congregando estudantes, professores da Casa e artistas profissionais.

Com a curadoria e direção geral assinadas pelo professor Ewelter Rocha, o Festival Aralume consolida seu compromisso com a cultura nordestina e enaltece o ofício de mestres e mestras que semeiam com sua arte a coragem, a esperança e o amor pela vida, pelo trabalho e pela cultura.

O Festival Aralume conta com o patrocínio da empresa Viação Expresso Guanabara.

Programação
- Evento: Vivência Brincante “Entre Reis e Reisados”- Data: 21 de junho de 2024
- Hora: Das 9h às 14h
- Local:  Casa de Vovó Dedé, Rua Jerônimo de Albuquerque, 445, Barra do Ceará
- Gratuito e aberto ao público
A Vivência Brincante “Entre Reis e Reisados” é uma realização da Casa de Vovó Dedé e conta com a curadoria do professor Ewelter Rocha (UECE/IFCE) e direção da educadora musical e musicoterapeuta Karine Teles, (PPGARTES/IFCE).

 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
JACYLETE MARIA ABREU DE OLIVEIRA
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp