20/06/2024 às 10h56min - Atualizada em 20/06/2024 às 18h05min

Programa Metodologia IEE inova em educação e esporte para os municípios brasileiros

Uma formação pioneira e exclusiva, com os princípios do Esporte Educacional, já adotados em mais de 1.400 cidades e apoiados por 63 mil educadores. Capivari, no interior de São Paulo, recebeu o novo projeto do Instituto Esporte e Educação

ZDL SPORTS
IEE
O Instituto Esporte e Educação (IEE) está lançando um novo projeto que promete transformar a maneira como o esporte é ensinado e vivenciado nas escolas e instituições de todo o Brasil. É o Programa Metodologia IEE, uma formação pioneira e exclusiva, voltada aos municípios brasileiros, que traz toda a experiência de mais de 20 anos de atuação do Instituto, reconhecido por sua contribuição à educação e ao esporte no País. Capivari, no interior de São Paulo, recebeu a nova ação, com a capacitação de mais de 30 profissionais.

O Programa Metodologia IEE chega com o objetivo de elevar a qualidade do esporte e da educação nos municípios. Mais do que uma formação, é uma experiência de aprendizado que busca disseminar conhecimento e qualificar as práticas corporais, proporcionando acesso e engajamento em atividades esportivas que sejam motivantes, prazerosas e educativas.

O novo projeto nasce baseado nos princípios do Esporte Educacional, metodologia desenvolvida e já aplicada pelo Instituto em mais de 1.400 cidades e apoiada por 63 mil educadores. Com suas práticas, desenvolve competências físicas, socioemocionais e cognitivas de crianças e adolescentes.

Esporte e educação integrados de forma inovadora. A metodologia do IEE vai além do esporte, com integração à educação de qualidade e seus pilares na inclusão, construção coletiva, diversidade, educação integral e autonomia. O esporte educacional promove valores como ética, solidariedade, respeito e cooperação.

O Metodologia IEE é voltado a gestores de educação e esportes, coordenadores pedagógicos e professores de Educação Física, estagiários e educadores. Os participantes podem ter acesso a formações EaD via Plataforma Moodle, formações síncronas ao vivo e formações presenciais, permitindo uma experiência de aprendizado adaptada às necessidades e realidades do público-alvo.

As formações são ministradas por uma equipe de especialistas, mestres e doutores com mais de duas décadas de experiência em Esporte Educacional. Na plataforma EaD, tutores qualificados estarão disponíveis para apoiar os participantes em seu aprendizado.

Uma jornada transformadora - A formação busca capacitar profissionais em conteúdos teóricos e práticos relacionados à Metodologia de Esporte Educacional; transformar as práticas pedagógicas de esporte e educação física por meio da Metodologia do IEE; ampliar a compreensão sobre o esporte como ferramenta para o desenvolvimento integral; motivar e qualificar os professores, apresentando um método comprovado e inovador.

"Os resultados esperados são o fortalecimento do vínculo dos alunos com o ambiente escolar, a implementação da metodologia IEE nas escolas, promovendo práticas inclusivas e educativas, a qualificação das práticas pedagógicas dos educadores, ampliando o repertório de conhecimentos e práticas de esporte educacional, e a aplicação nas escolas da metodologia IEE, baseada nos princípios do esporte educacional", destaca Bethania Brotto, coordenadora pedagógica do IEE.

Uma jornada de transformação educacional e esportiva. Comprometido com a promoção da educação de qualidade e o desenvolvimento integral dos alunos, o IEE alinha-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especificamente o ODS 4 - Educação de Qualidade, e à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O Instituto é uma referência ao desenvolver um Sistema de Transformação Social por meio do esporte, com impactos nos municípios, escolas, comunidades e vidas. Desde 2004, já realizou 4.928 formações em 1.488 municípios.

Sobre o Instituto Esporte e Educação – Criado em 2001 pela medalhista olímpica Ana Moser, o Instituto Esporte e Educação (IEE) já atendeu a 7,5 milhões de crianças e jovens e capacitou mais de 63 mil professores e educadores em todo o Brasil. Sua metodologia já chegou em 27% dos municípios brasileiros (1.488).

A metodologia do IEE é baseada nos princípios do esporte educacional: inclusão de todos, construção coletiva, respeito à diversidade, educação integral, rumo à autonomia. Além das esportivas, as atividades realizadas são nas esferas da cultura, saúde, cidadania, protagonismo juvenil e ação comunitária.

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
DURVALINO VERGILIO DORO JUNIOR
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp