19/02/2018 às 11h53min - Atualizada em 21/02/2018 às 22h36min

HUGHES ajuda a promover inclusão digital no Instituto Pandavas

São Paulo, fevereiro de 2018 – A Hughes, líder mundial no fornecimento de serviços de rede e tecnologia de comunicação via satélite, promove a inclusão digital no Instituto Pandavas, organização sem fins lucrativos localizada na área rural de Monteiro Lobato, SP, com a oferta de internet de banda larga via satélite à ONG. O objetivo da Hughes com a iniciativa é estimular o aprendizado de crianças e jovens alunos e propiciar o acesso ao saber, à pesquisa e ao conhecimento, pois muitos deles só possuem acesso à internet por meio do Instituto.
 
Rafael Guimarães, presidente da Hughes no Brasil, ressalta a importância de promover ações de responsabilidade social e colaborar com o desenvolvimento da sociedade de modo ético e transparente. “Por meio da HughesNet, internet via satélite, estamos levando internet para locais desatendidos e orgulhosos em poder contribuir com o acesso à informação para que esses alunos possam usar a internet para aprofundar cada vez mais seus conhecimentos e que os professores possam usar novos recursos em seus ensinamentos com o auxílio de internet de qualidade”, afirma Guimarães.
 
De acordo com Nilton Almeida Silva, coordenador e professor do Instituto Pandavas, o acesso à internet veio enriquecer de maneira significativa a abordagem de ensino. “Hoje contamos com internet confiável, o que permite que a administração da entidade seja feita de forma mais ágil e segura. Além disso, o principal benefício com a adoção da internet de banda larga via satélite foi trazer uma nova e potente ferramenta que estimula a criatividade e a busca da autonomia, dois alicerces do método aqui praticado”, conta Silva.   
 
“Antes da HughesNet, tentamos diversas soluções para oferecer internet a nossos alunos e para ter mais eficiência nos serviços administrativos. Sempre enfrentamos problemas de mau funcionamento, tais como: lentidão, intermitência ou total ausência do sinal; dificuldade na manutenção; e demora para resolver demandas. A possibilidade de acesso veio potencializar a educação diferenciada e humanizada que já praticávamos, privilegiando a autonomia, o respeito pelo outro e a senso de responsabilidade pelo coletivo. É importante salientar que poucas empresas privilegiam as comunidades mais remotas e com maiores dificuldades de acesso ao mundo digital”, conclui Silva.
 
O Instituto Pandavas tem também uma forte atuação na educação ambiental, recebendo escolas para participarem de suas várias atividades, como o Projeto Trilha, que aborda, entre outros temas, a importância da preservação das nascentes, a valorização da vegetação nativa e o ser humano como parte do Meio Ambiente. Desenvolve também o Projeto 3Rs, que aborda possibilidades de redução de lixo, mostrando técnicas de reutilização e reciclagem dos materiais.
 
Além da educação formal, o Instituto Pandavas promove seminários pedagógicos para a formação de educadores, projetos de alfabetização de jovens e adultos e oficinas profissionalizantes para adolescentes: Artesanato, Capoeira, Cerâmica, Dança Circular e Folclórica, Coral, Desenho Artístico, Flauta, Mosaico, Papel Artesanal, Teatro, Violão, Marcenaria, Horta Orgânica, Culinária, entre outros. Mantém um Museu de História Natural, construído segundo os princípios da arquitetura orgânica, e atua em projetos da comunidade, enfatizando atividades que ampliem seu universo cultural.
 
Sobre a HUGHES
 
A Hughes Network Systems, LLC (Hughes) é líder mundial no fornecimento de banda larga via satélite e oferece tecnologias inovadoras de rede, serviços gerenciados e soluções empresariais e governamentais no mundo todo. A Hughes já entregou mais de 4,8 milhões de sistemas para clientes, em mais de cem países. O número representa cerca de 50% do mercado. Com sede em Germantown, Maryland (EUA), a Hughes tem escritórios de vendas e suporte em todo o mundo e é uma subsidiária integral da EchoStar Corporation (Nasdaq: SATS). No Brasil, a empresa está presente desde 1968 e opera com serviços de telecomunicações via satélite desde 2003. A Hughes oferece soluções para diversas empresas, como operadoras, agronegócio, educação, governo, indústria e varejo. São 30 bases técnicas no País e um Centro de Operações de Rede em Barueri, SP. Para mais informações, acesse www.hughes.com.br.
 
Sobre a EchoStar
 
A EchoStar Corporation (Nasdaq: SATS) é uma provedora global de operações de satélite, soluções de TV digital e transmissão de conteúdo. Com sede em Englewood, Colorado (EUA), e com negócios em todo o mundo, a EchoStar é pioneira em tecnologias seguras de comunicação, por meio de suas unidades de negócios EchoStar, EchoStar Technologies Corporation e Hughes Network Systems. Para mais informações, acesse www.echostar.com. Siga @EchoStar no Twitter.
 
Informações para a imprensa – HUGHES
RP1 Comunicação
Diana Carvalho – dianacarvalho@rp1.com.br
Luciana Lima – lucianalima@rp1.com.br
 
RP1 Comunicação
Tel.: 11 5501-4655 | 5102-4146
www.rp1.com.br
 
 
Sobre o Instituto Pandavas
 
O Instituto Pandavas realiza, há mais de 30 anos, atividades socioeducacionais, culturais e de promoção da cidadania. Localizado na cidade de Monteiro Lobato, SP, nasceu como lar para crianças em situação de abandono e desenvolveu-se como escola de educação infantil e ensino fundamental. Atualmente atende crianças e adolescentes de diferentes segmentos sociais, em sua maioria, de baixa renda.  
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »