20/06/2024 às 14h05min - Atualizada em 20/06/2024 às 18h04min

APROFEM promove palestra sobre a evolução do sistema educacional: Da tradição à inovação 

Especialista explica como a BNCC e a inovação tecnológica estão transformando a aprendizagem no Brasil 

RAFAELA MANZO - SOLUçõES EM COMUNICAçãO
https://www.aprofem.com.br/
APROFEM - Professora Maria Inês Fini

A APROFEM, o Sindicato dos Professores e Funcionários Municipais de São Paulo, realizou no início deste mês, em São Paulo, um evento que reuniu cerca de 2500 profissionais da Educação para aprender mais sobre temas atuais e que impactam diretamente a vida de profissionais da Educação, estudantes e famílias no município de São Paulo e em todo o País. A abordagem sobre as mudanças na educação foi do que tratou a palestra ministrada pela Profa. Dra. Maria Inês Fini, doutora em Educação e fundadora da Faculdade de Educação da Unicamp, que criou as Matrizes do SAEB, o projeto do ENEM e do ENCCEJA.  

Segundo a professora, vivemos num tempo de muitas mudanças no modelo educacional, antes focado apenas em transmissão de conhecimento. Ela contextualiza os educadores sobre o início do século XXI, onde o sistema educacional seguia um modelo antigo de aprendizagem, que não considerava os avanços da modernidade. Um ponto ressaltado em sua palestra foi a avaliação do aluno, que era principalmente uma questão de revisar e reforçar o conteúdo ensinado, sem muita consideração para a compreensão individual de cada estudante.  

A doutora traz a informação sobre a Conferência Mundial sobre Educação para todos, onde o conceito mais amplo de aprendizagem foi destacado com três pontos: Informação não é conhecimento; Memória não é inteligência; Tecnologia não é pedagogia. A primeira matriz de referência do SAEB foca em associar os conteúdos com processos cognitivos por meio de habilidades ou descritores. A palestrante explicou mais sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e que através dela foram promovidas alterações pedagógicas no currículo que garante os direitos de aprendizagem e desenvolvimento com metodologias ativas.  

Ela falou ainda sobre os impactos da pandemia na Educação, que acelerou a necessidade de reinvenção das escolas, precisando alinhar-se à BNCC para um aprendizado mais abrangente e ativo. Na palestra foi destacado que esse novo ecossistema escolar requer uma gestão inovadora, com gestores e professores preparados para metodologias presenciais e remotas, promovendo a autonomia e protagonismo dos alunos. Tudo isso em colaboração com a participação das famílias, o que é fundamental para construir uma comunidade educativa e participativa.  

A professora esclarece ainda que a avaliação deve ser contínua e formativa, alinhada ao currículo e BNCC, utilizando diversas metodologias para apoiar o desenvolvimento dos alunos e garantir a compreensão do aprendizado. Finalizando sua palestra, Maria Inês deixou um recado aos professores: “Nesse momento de desafios e ameaças mundiais cada vez mais graves e frequentes, a desigualdade, a exclusão, a violência e o sectarismo são agravados por tensões e conflitos locais e minam a coesão da humanidade. Aprender a viver juntos entre todos os membros da comunidade escolar e de seu entorno torna-se mais necessário do que nunca. Vamos viver bem!” 

 

Sobre a APROFEM   

Com uma história lastreada pelos princípios de independência e apartidarismo, a APROFEM representa atualmente cerca de 60 mil filiados dentre servidores da ativa, aposentados e pensionistas. Cerca de 95% desse quadro é formado por Profissionais da Educação. Fundada em 1981 na Zona Leste de São Paulo, hoje a APROFEM tem uma sede própria na região da Bela Vista e oferece aos seus filiados prestação de serviços e atendimento profissional de reconhecida qualidade. Presidida pelo Professor Ismael Nery Palhares Junior, a APROFEM coordena o Fórum das Entidades Sindicais e participa do Sistema de Negociação Permanente com o Governo Municipal (SINP), Fórum Municipal de Educação (FME) e uma gama de outras instâncias que atuam para melhorar a realidade e futuro dos servidores da educação.   

Para conhecer melhor o trabalho da APROFEM basta acessar o website https://www.aprofem.com.br ou seguir o perfil do Instagram https://www.instagram.com/aprofem  

    

Mais informações, pautas e porta-vozes para entrevistas      

Rafaela Manzo   

[email protected]  

(11) 97300-8559  

Yasmin Marque 

[email protected] 

(11) 99874-9743 

 


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Magno Santos Costa
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp