20/06/2024 às 11h27min - Atualizada em 20/06/2024 às 18h04min

Família e Educação

ONG Mirante Cultural em Pirituba lança livro com 12 ações para fortalecer laços entre pais, filhos e escola

REJANE GUIMARãES
Mirante Cultural
@cadu81
Buscar a transformação no meio de uma comunidade, é um dos principais elementos para o sucesso do propósito de um grupo. Pensando em desenvolver um ambiente salutar às famílias, a ONG Mirante Cultural, localizada no bairro de Pirituba, São Paulo, criou o projeto ‘Família e Educação’.

Baseado em 12 ações voltadas para proporcionar a pais e filhos um crescimento com qualidade, o projeto lançou um livro com a temática e, busca trabalhar o envolvimento ativo dos pais em atividades escolares e cuidados pessoais. “A ideia é atender várias etapas da vida de uma criança, e, para suprir essa demanda, encontramos 12 ações que acreditamos ser essenciais para o êxito no tratamento com as famílias”, diz Rafael Ferreira, coordenador da OSC.

Alimentação, Cuidado, Proteção, Brincadeira, Projeção, Leitura, Instrução, Exemplo, Diálogo, Correção, Atividade e Afeto, são as temáticas que estão inseridas no livro e que fazem parte do trabalho que é desenvolvido na prática e por meio da arte. A família é o centro da atenção, pois, é o espaço em que valores, comportamentos e hábitos começam a ser formados.

Rafael, acredita que proporcionar um ambiente seguro e estimulante que incentive a curiosidade e a vontade de aprender é o primeiro passo para uma educação de qualidade. “Cada ação foi pensada nas necessidades das famílias que frequentam o Mirante Cultural. Pudemos perceber ao longo dos anos, que um trabalho de conscientização familiar, só tem sucesso com a parceria incondicional dos pais”, diz o coordenador.

Valores e atitudes aprendidos no ambiente familiar são fundamentais para a formação do caráter e da cidadania. É na convivência diária que crianças aprendem princípios como respeito, responsabilidade, empatia e resiliência. Esses princípios são essenciais não apenas para o sucesso individual, mas também para a construção de uma sociedade mais justa e solidária. Estudos da Universidade de Harvard mostram que crianças cujas famílias estão envolvidas em suas atividades escolares tendem a apresentar melhor desempenho acadêmico e comportamental.

No Brasil, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), através da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), mostra o impacto do envolvimento familiar na educação. A PNAD de 2019, por exemplo, indicou que crianças cujas famílias participam ativamente da vida escolar, seja através de reuniões de pais ou atividades escolares, apresentam melhores resultados educacionais, como notas mais altas e menor evasão escolar.

Um exemplo dessa parceria que deu certo, é o caso da enfermeira Regiane de Paula. Mãe de Davi de 8 anos, Regiane frequenta o local há 2 anos e já colhe os frutos da ação. “Os projetos buscam estimular o crescimento de cada aluno, captam o melhor deles, desenvolve virtudes. Meu filho ama as sessões de cinema, brincadeiras e estudo bíblico”, conta ela. Outra experiência importante é a parceria com escolas locais. O incentivo a leitura, um dos principais propósitos do projeto, tem gerado resultados importantes por meio de apresentações teatrais.

A Escola Estadual Prof. Geraldo Homero de França Ottoni, recebeu o grupo de Teatro Cia Canta Circo & Teatro, que mostrou, através da peça Shakespirando, a importância da prática. “É a leitura ao vivo e em cores, os estudantes amam, pois, podem presenciar a contação de histórias de forma lúdica”, relata a gestora.

SOBRE O MIRANTE CULTURAL

Criado há 10 anos, o projeto Mirante Cultural é uma ONG (Organização Não Governamental) e já beneficiou mais de dez mil pessoas direta e indiretamente. Por meio de parcerias com escolas locais, instituições educacionais e poder público, o projeto oferece gratuitamente programas de reforço escolar, aulas de música, dança, teatro e artes plásticas. Atualmente, está exibindo a Exposição Família & Educação, composta por 12 quadros do artista plástico Sócrates Wesley, 12 fotografias de Juliana Andrade e mais 12 poesias de autoria de Rafael Ferreira, responsável pelo projeto.

Para mais informações e parcerias com escolas ou empresas acesse o site:

www.mirantecultural.com.br

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MARIA REJANE GUIMARAES E SILVA
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp