08/02/2018 às 15h28min - Atualizada em 16/02/2018 às 09h22min

5 dicas para ficar por dentro dos melhores certames do País

Em busca de estabilidade financeira e profissional, muitas pessoas optam por investir seu tempo de estudo a fim de se preparar para os concursos públicos – processos seletivos que servem para avaliar os candidatos que poderão ocupar cargos efetivos em entidades governamentais.

Existem vários deles para diversos cargos e áreas, tais como os setores fiscal, jurídico, bancário, entre outros. Órgãos como o Banco Central, a Receita Federal, o Ministério da Fazenda e as agências reguladoras estão quase sempre com déficit de servidores e, com isso, abrem vagas em processos seletivos espalhados pelo Brasil.

Mas é preciso ter muita atenção. A concorrência é muito grande. Para conseguir se preparar, não perder datas de inscrição e pagamento das taxas, além da publicação do edital, é necessário acompanhar constantemente todas as informações e notícias que saem acerca dos concursos.

Por que tanta gente quer fazer concurso?

A popularidade dos concursos no Brasil é muito grande devido, principalmente, a duas características: a estabilidade de carreira e as excelentes remunerações que os cargos públicos oferecem.

Além disso, outros fatores podem justificar a alta procura e o crescente aumento na quantidade de concurseiros, como os índices de desemprego no País, a dificuldade de entrar no mercado de trabalho e a maior divulgação dos certames pela internet.

Como saber tudo sobre os melhores concursos públicos no Brasil?

Como citamos anteriormente, ficar bem informado acerca dos melhores concursos é de fundamental importância para quem deseja se dar bem. A seguir, listamos cinco dicas. Confira!

  • Acompanhar os sites de órgãos e bancas: apesar de pouco convidativos aos usuários comuns de internet, os sites dos órgãos que abrem concurso geralmente trazem importantes dados. Outro site fundamental para acessar é o da banca que organizará a prova.

  • Ficar atento às redes sociais: na “era das mídias sociais”, não curtir, seguir e acompanhar as páginas dos principais órgãos e das bancas é perder a oportunidade de ficar sabendo sobre os concursos antes mesmo dos concorrentes.

  • Assinar newsletter de cursos especializados: algo essencial para a preparação dos concurseiros é a realização de cursos, sejam presenciais ou a distância. Esses cursos costumam enviar mensagens com informações sobre os certames, como o Concurso Receita Federal, e são sempre boas opções para quem quer se manter atualizado.

  • Estudar por canais no YouTube: além de cursos preparatórios, os estudos por conta própria podem ter o auxílio de canais no YouTube. Alguns deles trazem conteúdo de qualidade sobre os certames.

  • Baixar aplicativos: existem diversos aplicativos que trazem informações sobre concursos. O Alerta Concurso, que é grátis, notifica sempre que um novo concurso for aberto. O Concursos Abertos, que também é grátis, alerta sobre a abertura dos certames e dá notícias que atualizam os concurseiros.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »