18/06/2024 às 18h17min - Atualizada em 19/06/2024 às 22h01min

Hcor integra dados para melhorar gestão da informação

Plataforma de interoperabilidade vai conectar todos os sistemas da instituição para qualificar atendimento de pacientes e facilitar acesso à informação

2PRÓ COMUNICAçãO
Valter Lima, CEO da CTC
Divulgação/CTC

O Hcor deu início neste ano a um projeto de interoperabilidade de dados que vai otimizar a gestão da informação da instituição de saúde. A nova plataforma gerencia e transforma dados, tornando-os acessíveis de forma padronizada e segura.

Com essa ferramenta, o Hcor passa a ser uma das instituições brasileiras pioneiras em uma das principais tendências na gestão de negócios em saúde, a interoperabilidade – que é a integração de sistemas com o uso de padrões para troca de informações, sob demanda e sem intervenção humana.

Alex Vieira, superintendente de Inteligência Digital e Tecnologia da Informação do Hcor, explica que o projeto será implementado em todas as áreas da instituição, das assistenciais às administrativas. “A interoperabilidade exclui dados repetidos em sistemas variados e facilita a busca de informações, para que possamos interpretar com mais eficácia e rapidez o universo de dados existentes em nossos sistemas, incluindo os que estão em nossa base de pacientes, para entender quais os melhores protocolos em cada atendimento.”

Segundo ele, diferentemente do segmento bancário, por exemplo, a área de saúde não segue um modelo ou um padrão para troca de informações, uma vez que foi “construída” sob o olhar particular de cada player. “Isso faz com que as empresas deixem de agir em prol dos pacientes e trabalhem pelo resultado. Essa integração, com certeza, terá um impacto muito positivo”, afirma Vieira.

A inovação também será privilegiada, já que a plataforma estabelece um motor de comunicação entre o Hcor e diversas healthtechs e startups, possibilitando que essas parcerias sejam testadas de forma mais rápida e com menos esforço de ambas as pontas.
 

Linguagem padrão

“Com essa nova plataforma, todos os profissionais do Hcor poderão acessar os dados dos pacientes mesmo que exames, consultas e cirurgias tenham sido registrados em sistemas diferentes. Isso acontece pelo uso de uma plataforma de interoperabilidade que utiliza troca de mensagens chamado de FHIR. Esse é o padrão mundial de troca de informação na saúde, que permitirá, no futuro, a interoperabilidade entre instituições”, explica Valter Lima, CEO da CTC, empresa responsável pela implementação da plataforma, chamada de FastComm.

O executivo afirma que a parceria com o Hcor servirá como exemplo para a implementação da interoperabilidade na saúde em todo o país. “O modelo é mercadológico, atende às expectativas e crescerá de maneira disruptiva, mas ainda é pouco adotado. As instituições de saúde têm se mostrado interessadas por soluções como essas, simples, aderentes à realidade brasileira e fáceis de serem implementadas”, afirma o executivo.
 

Sobre o Hcor

O Hcor atua em mais de 50 especialidades médicas, entre elas Cardiologia, Oncologia, Neurologia e Ortopedia, além de oferecer um centro próprio de Medicina Diagnóstica. Possui Acreditação pela Joint Commission International (JCI) e diversas certificações nacionais e internacionais. Desde 2008, é parceiro do Ministério da Saúde no Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), o que proporciona que seu impacto em saúde esteja presente em todas as regiões do país.

Instituição filantrópica, o Hcor iniciou suas atividades em 1976, tendo como mantenedora a centenária Associação Beneficente Síria, que também conduz projetos gratuitos de saúde para população em situação de vulnerabilidade. Além do escopo médico-assistencial, o hospital conta com um Instituto de Pesquisa, reconhecido internacionalmente, que coordena estudos clínicos multicêntricos com publicações nos mais conceituados periódicos científicos. Conjuntamente, capacita milhares de profissionais anualmente por meio do Hcor Academy com seus cursos de pós-graduação, cursos de atualização e programas de residência e aprimoramento médico.

 

Sobre a CTC

A CTC, uma das 150 maiores empresas de tecnologia do Brasil, desenvolve soluções e produtos de tecnologia que transformam a rotina de seus clientes nas áreas de desenvolvimento de sistemas, serviços e negócios digitais. São mais de 1.300 colaboradores voltados para transformação digital, inovação e aceleração de negócios.


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
JOÃO VITOR RUVOLO NAVARRO
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp