19/06/2024 às 12h56min - Atualizada em 19/06/2024 às 18h05min

Startup, você precisa de conselheiros!

*Por Rafael Kenji Hamada, médico, CEO da FHE Ventures e da Health Angels Venture Builder, fundos de investimento no formato de venture builder, com tese em saúde e educação

NB PRESS
Rafael Kenji

O mundo das startups é conhecido por sua velocidade, inovação e incerteza. Encontrar o caminho para o sucesso em meio a esse ambiente desafiador demanda tempo e muita experiência, com falhas e mudanças de rota. Por esses motivos, os dois primeiros anos das startups são também chamados de “vale da morte”, quando mais de 80% das empresas encerram suas operações. Para conseguir ultrapassar esses momentos mais desafiadores, as companhias bem-sucedidas contam com o auxílio de pessoas que possuem um papel-chave na sua estratégia, os conselheiros. 

Existem dois tipos principais de Conselhos, o Conselho Consultivo e o Conselho Administrativo, sendo este último obrigatório para Sociedades Anônimas, as S.A.s,, pela Lei 6.404/76, também chamada de Lei das S.A.s. Para as empresas limitadas, a maioria das startups, embora não obrigatório por lei, é recomendável a presença ao menos de um Conselho Consultivo formado por advisors, para orientar a equipe da startup na estratégia. Nos dois casos, os conselheiros são parte da Governança Corporativa da empresa, guiando a estratégia a ser operacionalizada pelo corpo executivo da startup. 

Contar com estruturas bem-definidas de Conselho traz grandes benefícios, tais como:  

 

1. Experiência de quem aprendeu com seus erros 

Os conselheiros trazem consigo vasta experiência e conhecimento construído ao longo de suas carreiras, com muitos aprendizados gerados por erros cometidos em suas vivências pessoais e profissionais. Muitos deles já passaram pelos desafios e obstáculos que as startups enfrentam, e aprenderam valiosas lições ao longo do caminho. Com a Nova Economia, é cada vez mais comum a existência de conselheiros jovens, com menos de 35 anos, orientando a estratégia de grandes companhias. Apesar da idade, os conselheiros jovens acumulam experiências valiosas e novas visões de mercado e comportamento de consumo de sua geração.  

 

2. Conexões 

Além de sua experiência pessoal, os conselheiros também cultivam uma rede extensa de contatos e conexões, que podem abrir portas para parcerias estratégicas, oportunidades e acesso a recursos que, de outra forma, seriam mais difíceis de alcançar.  

 

3. Visão externa da solução e do mercado 

Os conselheiros fornecem uma perspectiva externa diferente da inicialmente criada pelos fundadores da empresa, oferecendo insights relevantes e desafiando as suposições preexistentes. Essa visão crítica pode ajudar as startups a refinar sua estratégia, identificar áreas de melhoria e tomar decisões mais informadas. 

 

4. Orientação estratégica 

Uma das funções mais importantes dos conselheiros é fornecer orientação estratégica aos fundadores e à equipe da startup. Isso pode incluir a definição de metas de curto e longo prazo, a formulação de planos de negócios e a identificação de oportunidades de crescimento. Com a orientação certa, as startups podem evitar armadilhas comuns e seguir um caminho mais seguro em direção ao sucesso. 

Ao reunir um grupo diversificado de conselheiros, composto por integrantes de diversos setores e idades, as startups podem se beneficiar de uma ampla gama de perspectivas e opiniões. Além disso, a diversidade de pensamento pode levar a uma tomada de decisão mais robusta e inovadora, ajudando as startups a enxergar além de suas próprias limitações e a abraçar novas ideias e abordagens. 

Ao escolher os conselheiros certos e cultivar relacionamentos significativos com eles, as startups podem aumentar consideravelmente suas chances de alcançar seus objetivos e se destacar em um mercado altamente competitivo. 

 

*Rafael Kenji Hamada é médico, CEO da FHE Ventures e da Health Angels Venture Builder, fundos de investimento no formato de venture builder, com tese em saúde e educação. E-mail: [email protected]   

Sobre Rafael Kenji

Rafael Kenji Fonseca Hamada é médico e empreendedor mineiro, especialista em investimentos. Speaker do TEDx FCMMG, Rafael é também palestrante e professor do MBA de Gestão em Saúde 4.0 do BBI of Chicago. É CEO da FHE Ventures e da Health Angels Venture Builder, fundos de investimento em formato de venture builder pioneiros em healthtechs, além de fundador da Edtech Academy Abroad, que tem foco em impulsionamento de carreira. Rafael Kenji é conhecido por seu trabalho no setor de saúde, particularmente em relação ao uso da tecnologia para melhorar a qualidade da assistência médica. Ex-gerente médico da Conexa e ex-diretor comercial do Jaleko, é mentor e palestrante sobre temas como inovação, empreendedorismo, healthtechs, telemedicina e gestão em saúde.   

   

Informações à imprensa

NB Press Comunicação       

Tel.: 55 11 99419-5757 

E-mail: [email protected]   


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
DEBORAH EVELYN SOSA FECINI
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp