18/06/2024 às 15h31min - Atualizada em 18/06/2024 às 18h06min

Canatiba Textil apresenta produtos exclusivos feitos a partir da fibra LENZING™ ECOVERO™️ black

A fibra LENZING™ ECOVERO™️ black apresenta alta solidez de cor e elimina a necessidade de etapas adicionais de tingimento

BARBARA BITENCOURT
Foto: Henrique Gendre

 

O consumo consciente na moda está ganhando cada vez mais destaque, ao mesmo tempo em que a indústria está em constante evolução para criar soluções que visem reduzir a exploração dos recursos naturais. Buscando ampliar o leque de inovações, o Grupo Lenzing apresenta a viscose LENZING™ ECOVERO™️ black, uma fibra derivada da matéria-prima natural madeira. Para inovar no mercado de moda brasileiro, a Canatiba Textil é a primeira empresa a lançar tecidos feitos com essa fibra no Brasil.

A fibra LENZING™ ECOVERO™️ black possui alta solidez, além de eliminar a necessidade de etapas adicionais de tingimento, o que resulta em até 50% menos consumo de energia e água, ao mesmo tempo em que alcança uma redução de até 60% na pegada de carbono em comparação com o tingimento convencional¹.

"A sustentabilidade é um compromisso contínuo, onde cada pequena ação, desde a escolha do material até a produção, contribui para um todo maior. Cada detalhe é fundamental para inovar e inspirar outras empresas ao redor do mundo a fazer o mesmo", enfatiza Juliana Jabour, Gerente de Desenvolvimento de Negócios do ramo têxtil na América do Sul do Grupo Lenzing.

Essa colaboração não só reforça o compromisso da Canatiba Textil com a inovação, mas também amplia a parceria com a Lenzing, marcando a transição completa da viscose genérica utilizada pela Canatiba Textil para as fibras de viscose da marca LENZING™ ECOVERO™. "A crescente demanda do mercado por transparência e rastreabilidade na sustentabilidade da produção nos levou a expandir nossa linha de produtos com a Lenzing. Todas as fibras Lenzing são identificáveis por meio de uma avançada tecnologia de rastreamento², alinhando-se perfeitamente ao nosso compromisso com a melhoria contínua da produção", afirma Ivna Barreto, Gerente de Marketing e Magazine da Canatiba Textil

Para mostrar a maciez natural, o caimento e a solidez da cor dos novos tecidos da Canatiba Textil feitos com as fibras LENZING™ ECOVERO™️ black - no segmento Denim Industry, o tecido Evidência; e no segmento Tecidos Especiais, o tecido Black Couture - a empresa convidou o estilista Marcelo Sommer para desenvolver uma coleção exclusiva que será apresentada no showroom da Canatiba Textil no Denim City São Paulo, a partir do dia 13 de junho, para parceiros de toda a América Latina. 

Para a criação das imagens da coleção, a Canatiba Textil e o estilista Marcelo Sommer contaram com o renomado fotógrafo Henrique Gendre.

O processo de produção responsável das fibras LENZING™ ECOVERO™ utiliza pelo menos 50% menos águas e emite pelo menos 50% menos CO2 em comparação com as fibras de viscose genéricas, de acordo com a Higg MSI³, poupando assim recursos preciosos para as gerações futuras. Os processos de produção das fibras LENZING™ ECOVERO™ são continuamente refinados para maximizar a eficiência dos recursos e minimizar o impacto ambiental.

As imagens relacionadas a coleção podem ser baixadas aqui

Sobre o Grupo Lenzing

O Grupo Lenzing defende a produção ecologicamente responsável de fibras especiais à base de celulose e material reciclado. Como líder em inovação, a Lenzing é parceira de fabricantes globais de têxteis e não tecidos e impulsiona muitos novos desenvolvimentos tecnológicos. As fibras de alta qualidade do Grupo Lenzing formam a base para uma variedade de aplicações têxteis, desde roupas funcionais, confortáveis ​​e modernas até têxteis domésticos duráveis ​​e sustentáveis. Devido às suas propriedades especiais e à sua origem botânica, as fibras Lenzing biodegradáveis ​​e compostáveis ​​com certificação TÜV também são altamente adequadas para produtos de higiene diária.

 

O modelo de negócios do Grupo Lenzing vai muito além do de um produtor tradicional de fibras. Juntamente com os seus clientes e parceiros, a Lenzing desenvolve produtos inovadores ao longo da cadeia de valor, criando valor agregado para os consumidores. O Grupo Lenzing esforça-se pela utilização e processamento eficiente de todas as matérias-primas e oferece soluções para ajudar a transformar a indústria têxtil do atual sistema económico linear para uma economia circular. A fim de reduzir a velocidade do aquecimento global e, assim, também apoiar as metas do Acordo de Paris e do “Acordo Verde” da Comissão Europeia, a Lenzing desenvolveu um plano de ação climática claro e baseado na ciência que visa reduzir significativamente as emissões de gases com efeito de estufa até 2030 e uma meta líquida zero (escopo 1, 2 e 3) até 2050.

 

Principais fatos e números do Grupo Lenzing 2023

Receita: 2,52 mil milhões de euros

Capacidade nominal: 1.110.000 toneladas

Funcionários (ETI): 7.917

 

TENCEL™, LENZING™ ECOVERO™, VEOCEL™, LENZING™ e REFIBRA™ são marcas registradas da Lenzing AG

 

Sobre LENZING™ ECOVERO™ 

Produzidas pelo Grupo Lenzing, as fibras da marca LENZING™ ECOVERO™ são um avanço ambientalmente responsável na produção de viscose. Derivadas da matéria-prima natural da madeira, as fibras LENZING™ ECOVERO™ são certificadas com o rótulo ecológico da UE (licença nº AT/016/001) por excelência ambiental. São fabricados com pelo menos 50% menos emissões de carbono e consumo de água em comparação com a viscose genérica (Higg MSI Versão 3.7).

Naturalmente leves, as fibras LENZING™ ECOVERO™ podem ser misturadas com uma ampla gama de fibras têxteis para proporcionar suavidade tátil aos tecidos e malhas e um caimento fluido. As fibras LENZING™ ECOVERO™ são identificáveis através da tecnologia de rastreamento e podem se decompor e compostar no final do seu ciclo de vida (certificado pela TÜV Áustria).

Para saber mais sobre a marca LENZING™ ECOVERO™, visite https://www.ecovero.com/. Para obter mais detalhes sobre os recursos de sustentabilidade, desempenho e tecnologia por trás das fibras da marca LENZING™ ECOVERO™, visite https://www.ecovero.com/claims/.

 

Sobre a Canatiba Textil

Inovação tecida com inteligência, olhamos para o futuro com os pés no presente. Entendemos as necessidades dos nossos clientes, antevemos as demandas de mercado, abrindo caminho para novas criações. Pulsamos com o sangue azul do denim, seguindo o fio da diversidade e integrando pessoas, meios e processos. Entrelaçamos ideias e tecnologia para imprimir as melhores resoluções e compartilhamos cada uma delas, porque queremos compor conhecimento. Há 55 anos tecemos inovação e sustentabilidade todos os dias.

 

Informações à imprensa

Ícone    Descrição gerada automaticamente

Ícone Descrição gerada automaticamente

Tastemakers Brasil 

Barbara Bitencourt: (11) 95775.7503 


 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Barbara Miranda Bitencourt
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp