17/06/2024 às 18h48min - Atualizada em 18/06/2024 às 18h05min

Mineiro é o único estudante da América a conquistar medalha na 32ª Olimpíada Internacional de Filosofia

Bernardo Guimarães Ferreira, aluno do Colégio Santo Agostinho - Nova Lima, foi condecorado com a medalha de prata na competição, realizada na Finlândia

LORRAINE SOUZA - INTERFACE COMUNICAçãO
Divulgação
 

Entre 108 estudantes de 52 países, o mineiro Bernardo Guimarães Ferreira conquistou uma grande vitória na 32ª Olimpíada Internacional de Filosofia (IPO). O aluno da 3ª série do Ensino Médio do Colégio Santo Agostinho - Nova Lima, situado na região metropolitana de Belo Horizonte, foi o único brasileiro e estudante das Américas a alcançar o pódio e pôde trazer na mala uma lembrança inesquecível: a medalha de prata.

 

A IPO é um evento global que recebe o apoio da UNESCO e da Federação Internacional de Sociedades de Filosofia. Neste ano, ela ocorreu em maio, na cidade de Helsinque, capital da Finlândia. “Foi uma oportunidade única de conhecer outro país, conhecer pessoas de diversos lugares, isso é insubstituível. Fiz amigos da Holanda, Argentina, Bélgica e até mesmo da Bósnia. E, claro, estou muito feliz pela medalha”, comenta o estudante.

 

A prova que deu a medalha à Bernardo constituiu-se de um ensaio filosófico, ou seja, um texto baseado em uma tese argumentativa a ser escrita no tempo de quatro horas. No momento da aplicação, ele e os demais participantes receberam quatro temas dos quais tiveram que selecionar um para compor seus trabalhos. As opções giraram em torno de temáticas como verdade, conhecimento, guerra, cidadania e inteligência artificial.

 

Além do forte apoio da família e da comunidade acadêmica, Bernardo Guimarães ressalta a ajuda do professor de filosofia Cesar Carneiro, que o preparou nos meses que antecederam a viagem.  “O trabalho dos professores, tanto do Colégio quanto aqueles que nos acompanharam na viagem, foi essencial para que eu ficasse em bom estado mental e fizesse a prova com tranquilidade”, afirma Bernardo. 

 

Ele ressalta a importância da conquista em seu currículo, uma vez que o credenciamento internacional é um diferencial para o ingresso em universidades estrangeiras. “Apesar disso, nada marca mais que a experiência pessoal. São histórias que ficam na memória, isso é algo único”, completa. 

 

Sobre o Colégio

O Colégio Santo Agostinho, que integra a Rede Lius Agostinianos, foi fundado, em Belo Horizonte (MG), em 1934, pelos freis agostinianos recém-chegados da Espanha. Já formou gerações de crianças e jovens ao longo de décadas de ensino, sempre primando pela excelência da educação oferecida e pelo trabalho de formação humano-cristã de seus alunos. Prestando serviços da Educação Infantil ao Ensino Médio, atende, atualmente, a cerca de 8,5 mil alunos nas Unidades de Belo Horizonte (nos bairros Santo Agostinho e Gutierrez), Contagem e Nova Lima.




 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
LORRAINE GABRIELLE SILVEIRA SOUZA
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp