18/06/2024 às 14h08min - Atualizada em 18/06/2024 às 18h03min

Inteligência de dados auxilia na prevenção a fraudes bancárias no Brasil

País é líder em golpes financeiros na América Latina e instituições buscam soluções para diminuir os índices

RAFAELA PALLOS | PINEPR
Crédito da imagem Phillip Zelante
 

De acordo com o Panorama de Ameaças de 2023 na América Latina, publicado pela Kaspersky, os golpes financeiros no Brasil tiveram um crescimento de 32% no ano, com 1,8 milhões de tentativas de anomalias, tornando o país líder no segmento na América Latina. Diante desse cenário, bancos, instituições financeiras, empresas de telefonia e saúde estão investindo cada vez mais em segurança e utilizando a inteligência de dados como uma forma de prever e prevenir novos golpes.

“Empresas e instituições estão constantemente expostas a ameaças de fraude que podem comprometer não apenas seus recursos financeiros, mas também a confiança de seus clientes e parceiros. Levando em conta esse cenário crescente e tendo em vista que as fraudes atuais são cada vez mais sofisticadas e geram um volume de dados diários imenso, com a análise destes dados, é possível que as organizações acompanhem e detectem padrões suspeitos ou atividades fraudulentas entre essa massa de informações”, explica Marcelo Peixoto, CEO da Minds Digital- Voice IDtech pioneira em biometria de voz para identificação e prevenção a fraudes no Brasil

Tomar decisões baseadas em dados não só ajuda as organizações a cumprir as regulamentações de prevenção e detecção de fraude, mas também demonstra um compromisso com a integridade e segurança dos clientes e usuários. Dados da Febraban, levantados pela Deloitte, mostram que  os bancos devem investir neste ano cerca de R$ 4,7 bilhões em cibersegurança, em meio a um esforço conjunto de combate a golpes e fraudes bancárias, Além disso, as instituições apontam que irão direcionar o investimento para ferramentas especializadas para detecção e respostas a ameaças cibernéticas, gestão de identidades e acessos, treinamento e conscientização dos colaboradores, segurança de computação em nuvem, testes de invasão e criptografia dos dados e informações.

“Todos os players que se baseiam em transações digitais têm buscado se manter atualizados em relação às tecnologias de prevenção e, atuando nesse setor, nós acompanhamos de perto os resultados que essa ação traz no curto, médio e longo prazo. Com a aplicação de uma série de tecnologias como inteligência artificial, machine learning, análise preditiva e a própria biometria de voz, aqui na Minds Digital, já conseguimos apoiar os parceiros do segmento prevenindo mais de R$60 milhões em fraudes. A expectativa é de que, nos próximos anos, as empresas já estejam mais avançadas no emprego de soluções voltadas para isso e, assim, vejamos o número de fraudes e golpes no Brasil retroceder consideravelmente”, pontua Peixoto.


 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
RAFAELA CRISTINA PALLOS
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp