18/06/2024 às 13h04min - Atualizada em 18/06/2024 às 18h01min

Doce Helena: a rotina de coragem e superação das crianças autistas no Brasil

Como a rotina, companheirismo e as conquistas de Helena e sua mãe servem de exemplo para outras mães atípicas.

DOUGLAS FERNANDES DA COSTA SILVA
acervo pessoal
A vida das famílias atípicas, em um sistema como o Brasileiro é sempre desafiadora. Mesmo que hoje já haja abertura para debates de políticas públicas para pessoas com TEA, TDAH e outros, a vida deles ainda é de muitos desafios, ainda existem muitas barreiras a serem superadas, muitas melhorias que precisam acontecer e muitos clamores que precisam ser ouvidos. Quanto mais esse público é ouvido, quanto mais vozes se levantam em defesa desse clamor, maior é a esperança por dias melhores e por uma qualidade de vida melhor para muitas pessoas que precisam. Hoje, essa reportagem traz um desses grandes exemplos de superação e de uma voz que tem se levantado para dar voz a muitos: Helena Tenório , mas conhecida Doce Helena. 

Helena tem 09 anos e tem se levantado como influenciadora digital. Protagonista do perfil do instagram @docehelena_por_ai, perfil que ela divide com a sua mamãe, Jô e juntas elas compartilham seus desafios, sua rotina e suas conquistas com o público, além de compartilhar dicas preciosas. A luta de Doce Helena começou cedo, quando foi diagnosticada aos 3 anos de idade e seu tratamento foi imediato, sua mamãe Josélia Oliveira (@a_joselia_oliveira), que é pedagoga e administradora, notava sinais de autismo desde de 1 ano de idade, e a levou em diversos médicos e especialistas, até conseguir o diagnóstico da filha. 

Aos 9 anos de idade, Doce Helena, é acompanhada por uma equipe multidisciplinar, sendo psicóloga , fonoaudióloga, psicopedagoga, terapias regulares, realizadas toda semana, sem faltas, para que não aja retrocessos em seu desenvolvimento. Acompanhados com estudo de Educação básica regular na rede pública. Helena também realiza cursos extracurriculares feitas por lazer, como desenhar, Helena possui vários desenhos cheios de personalidades. Por sua vez, Helena possui suas dificuldades por conta do autismo, apesar de ser muito criativa e expressiva, ainda tem dificuldade na fala. Para auxilia - lá nessa questão. Prática um curso de teatro da Smart cine.

A luta de Helena já a levou a grandes conquistas. Hoje, Helena, é embaixadora de duas marcas. Uma delas é a Literatura Inclusiva (www.instagram.com/literaturainclusiva_canal) que carrega um livro fictício com seu rosto. Helena também possui uma confeitaria com seu nome, como próprio nome diz: Doce Helena, (www.instagram.com/doce_helena07) por que que ela é doce, muito doce, é a Doce Helena. Ao longo do seu dia-a-dia, Helena tem também uma rotina ativa de criança, compartilhando passeios e lugares que atendem as necessidades da criança autista.

Hoje o legado de Helena se transforma numa voz para milhares e milhares de famílias que possuem também desafios e dificuldades semelhantes, mas que, infelizmente, ainda não conseguem ser ouvidas. É uma voz de influencia para que, cada vez mais, se olhe com o carinho e a atenção que esse público tão grande e tão presente precisa nos dias de hoje.


 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
DOUGLAS FERNANDES DA COSTA SILVA
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp