14/06/2024 às 12h43min - Atualizada em 14/06/2024 às 18h01min

As árvores ao redor do mundo e a conexão com a natureza são os temas centrais do livro “Treelogia” do premiado fotógrafo mineiro Cristiano Xavier

Em seu segundo livro, o renomado artista Cristiano Xavier conduz o leitor a ter uma visão da natureza de forma filosófica e contemplativa; lançamento da obra acontece neste sábado (15), em Belo Horizonte

CRISTIANE MIRANDA
Cristiano Xavier

O livro Treelogia, segunda obra do premiado fotógrafo Cristiano Xavier, é um convite do autor para que as pessoas contemplem a natureza, mais especificamente, as árvores existentes em várias partes do mundo, de forma única. Neste trabalho autoral, Cristiano Xavier imprime sua marca própria ao mostrar a fotografia como arte. Treelogia, da Vento Leste Editora, será lançado neste próximo sábado (15), na Livraria da Rua, na Antônio de Albuquerque, 913, no bairro Funcionários, a partir das 11h. 
   

Mineiro de Belo Horizonte, Cristiano Xavier é fotógrafo desde 1998 e ganhador de diversos prêmios internacionais como o primeiro lugar no concurso mundial “International Landscape Photographer of the Year 2017”.  Com 25 anos de carreira, o profissional já morou durante alguns anos nos Estados Unidos e transitou em diversas áreas da arte de fotografar, mas tem a natureza em sua essência.
 

“Já tive estúdio de fotografia, já fiz trabalhos comerciais, mas a paixão pela natureza sempre me acompanhou, prova disso é este meu novo livro que reúne as árvores sob um olhar completamente diferente”, ressalta Cristiano Xavier.
 

Nas 220 páginas do Treelogia, o autor apresenta décadas de uma pesquisa fotográfica que o levou a viajar pelos lugares mais remotos do mundo retratando as mais incríveis e belas árvores durante o dia e na escuridão da noite. Cristiano utiliza uma técnica de fotografia peculiar, o light painting, onde usa luz como se fosse um pincel. Nesse sentido, Xavier se utiliza da noite como tela de pintura e revela toda a sua criatividade.
 

Na essência, o livro busca sensibilizar o público para a importância da relação entre o homem e a natureza e, na fronteira entre arte e filosofia, sua obra exalta esta ligação por meio da beleza estética, da luz trabalhada e das formas exóticas de diferentes espécimes de árvores, tornando-se um manifesto para as gerações presentes e futuras.
 

“As árvores me retribuem com uma compreensão mais profunda da própria vida – um presente de perspectiva e tranquilidade que só a sabedoria da natureza poderia me oferecer. Este é um livro que mostra a minha profunda conexão com as árvores, um elo que vai além do simples olhar, tornando-se uma ligação quase espiritual”, observa.
 

 A Gênese


Dividido em três grandes capítulos, Treelogia apresenta em seu primeiro bloco a “Gênese” que retrata as árvores em detalhes, em suas minúcias. Neste capítulo, Cristiano Xavier revela a intimidade das árvores como as raízes, os troncos, as folhas e as sementes. Na segunda parte, O Dia, o autor apresenta um manifesto da união indissolúvel entre a luz e a existência, a terceira e última parte, A Noite, mostra as árvores e os segredos do universo.
 

Para compor seu segundo livro, o autor inicia sua jornada no sertão de Minas Gerais e adentra vários outros lugares do mundo como a Arábia Saudita, Argentina, Bolívia, Brasil (Acre, Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Pará), Butão, Canadá, Chile, China, Cuba, Estados Unidos, França, Ilha da Madeira, Indonésia, Irã, Islândia, Itália, Mongólia, Namíbia, Nepal, Noruega, Panamá, Peru, Tanzânia e Ilha de Socotra (Yêmen).
 

Assim como em sua primeira obra lançada em 2018, Magna, Treelogia reafirma o alto nível de exigência do fotógrafo que, somado a um olhar único, resultam em um livro de grande formato, papel refinado e altíssima qualidade gráfica, gerando verdadeiras experiências visuais, obras de arte que carregam uma visão muito autoral e são capazes de provocar sensações em quem as observa.
 

Premiações e obras de artes

* Primeiro lugar no concurso mundial International Landscape Photographer of the Year 2017 –Abstract Aerial Award

*Único brasileiro com duas menções honrosas no concurso mundial Nature Conservancy 2022

*Primeiro lugar no concurso mundial PA Photo Awards 2023 com o ensaio Treelogy

*Primeiro lugar no concurso mundial Mangroove Photo Awards 2023


Cristiano Xavier possui obras no acervo do Citibank, da Bibliothèque Nationale de France (BnF) e de vários colecionadores. Atualmente suas obras Fine Art com tiragens limitadas são apreciadas em galerias de São Paulo, Brasília, Miami e Paris.

 

Travel Photography

Há 12 anos, Cristiano Xavier desenvolve expedições fotográficas pelo mundo afora levando pessoas a conhecerem lugares fora dos tradicionais roteiros turísticos: Canadá, Islândia, Noruega, Itália, França, Indonésia, Arabia Saudita, Mongólia, Nepal, Butão, Irã, Ilha de Socotra, Argentina, Chile, Peru, Tanzânia, Namíbia, Ilha da Madeira, são alguns dos locais visitados pelo fotógrafo.

 

O livro pode ser adquirido também pelo site da editora www.ventoleste.com ou por meio do site do próprio autor:  www.cristianoxavier.com onde é possível adquiri-lo assinado.

 

 


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
CRISTIANE FABIOLA MIRANDA MALHEIROS
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp