14/06/2024 às 11h04min - Atualizada em 14/06/2024 às 14h00min

Eder Ribeiro fala sobre curadoria na Pinacoteca de São Bernardo

Verbo Nostro
https://www.instagram.com/verbonostro/
Territórios_foto de Douglas Asarin
No mês de junho, a Pinacoteca de São Bernardo do Campo (Rua Kara, 105, Jardim do Mar) recebe uma programação especial na exposição “Territórios”, da artista visual paulistana Marcia Gadioli. No dia 18 de junho (terça-feira), às 19h, acontece um bate-papo com o curador Eder Ribeiro, com a presença de intérprete de Libras. Outra atividade será no dia 25 de junho (terça-feira): a artista fará uma bate-papo com alunos do programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA). A exposição tem entrada aberta e gratuita ao público e pode ser visitada até o dia 12 de julho. A expectativa é que cerca de 2,7 mil visitem o espaço. 

“Territórios” já passou por Ribeirão Preto, São Paulo, São Bernardo do Campo e chegará a Campinas em setembro. 
O bate-papo desta terça-feira terá como foco a participação do curador Eder Ribeiro no processo de produção da exposição "Territórios", da artista Marcia Gadioli. Ao longo de um período, Ribeiro acompanhou a produção da artista e selecionou as obras que compõem a mostra. No encontro, ele explicará como foi feita a seleção destas obras, visando criar um ambiente harmonioso entre elas. Além disso, Ribeiro mostrará os diferentes processos que um artista utiliza no desenvolvimento de seu trabalho. 

Para Marcia Gadioli, encontros com o público são inspiradores e enriquecedores. “São momentos em que posso estar em contato com o público. Também faz muita diferença ver uma exposição e depois ouvir o comentário de quem a delineou, selecionou as obras e estabeleceu um diálogo entre elas, no caso o curador Eder Ribeiro”, comenta a artista. 

Sobre “Territórios”
Resultado de uma pesquisa sobre as transformações das paisagens urbanas na memória das pessoas, a exposição “Territórios” reúne parte da produção dos últimos dez anos da artista Marcia Gadioli, desde sua primeira pesquisa sobre a paisagem urbana de São Paulo, até suas últimas experimentações com meios e processos fotográficos alternativos. O conjunto é formado por mais de 50 obras produzidas em diferentes meios: vídeos, fotografia analógica e livros de artista. Marcia é uma pesquisadora das consequências das alterações urbanas na memória do indivíduo, utilizando a fotografia como principal linguagem, mas não somente ela. “Me considero uma artista que trabalha com a fotografia. No meu trabalho, o uso da poética está acima de qualquer técnica utilizada”, define.

“Territórios” chegou a São Bernardo depois de passar pelo Centro Cultural Correios, em São Paulo, e pelo MARP – Museu de Arte de Ribeirão Preto Pedro Manuel-Gismondi. Em setembro, seguirá para Campinas. A mostra foi premiada pelo edital PROAC nº 13/2023 - artes visuais - circulação de exposição. 

SERVIÇO
Exposição “Territórios”, de Marcia Gadioli

Data: até 12 de julho de 2024 (terça-feira, das 9h às 20h | quarta a sexta, das 9h às 17h | último sábado do mês, das 10h às 16h)
Local: Pinacoteca de São Bernardo do Campo (Rua Kara, 105, Jardim do Mar, São Bernardo do Campo-SP)
Curadoria: Eder Ribeiro
Expografia: Marcelo Salles
Informações: (11) 2630-9600

Programação
Conversas com o público:
18/06 (terça), às 19h – conversa com o curador Eder Ribeiro (com intérprete de Libras)
25/06 (terça-feira), 19h30 – visita mediada com bate-papo para alunos do programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA). 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
VALTER JOSSI WAGNER
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp