13/06/2024 às 11h51min - Atualizada em 13/06/2024 às 22h04min

Instituto Akatu lança Relatório Anual de Atividades 2023

Documento destaca principais atividades, resultados e chegada do novo diretor como oportunidade de mobilizar a sociedade para o consumo consciente

Imprensa
Freepik
 

Instituto Akatu lança Relatório Anual de Atividades 2023

Documento destaca principais atividades, resultados e chegada do novo diretor como oportunidade de mobilizar a sociedade para o consumo consciente

 

O Instituto Akatu, organização referência em consumo consciente e sustentabilidade, acaba de lançar seu Relatório Anual de Atividades 2023. Indispensável para qualquer empresa, o documento oferece uma visão abrangente e detalhada de seu desempenho ao longo do ano, além de promover a transparência, facilitar a comunicação com stakeholders, auxiliar no planejamento estratégico, garantir conformidade regulatória e destacar o compromisso com a sustentabilidade e a responsabilidade social.

No documento, além da reflexão sobre o ano anterior, identificação de pontos de melhoria e prioridades para o futuro, mudanças também foram comunicadas. Entre elas, a chegada do novo diretor geral, Lúcio Vicente, que após 15 anos no setor do varejo brasileiro, assume o Akatu com o objetivo de promover a mobilização da sociedade para o consumo consciente em diferentes eixos de atuação. 

Com isso, Helio Mattar, passa a exercer a presidência do conselho deliberativo e a função de membro do comitê executivo, em apoio à diretoria executiva. “Tenho certeza de que o trabalho coordenado pelo Lucio, mobilizando o coletivo da sociedade e envolvendo todos os nossos parceiros, conselheiros e time Akatu, continuará a ser de muito sucesso”, afirma Mattar. 

“Tem sido uma honra e um grande privilégio poder ajudar o Instituto a continuar o seu legado e seu propósito. É inegável que, mesmo com 23 anos de existência, a causa do Akatu continua atual e extremamente necessária”, afirma Lúcio.  

Em 2023, o Instituto Akatu deu continuidade a agenda de sensibilização e mobilização para temas importantes, como o de mudanças climáticas, por meio da campanha: “Ouça a voz do planeta: é hora de agir pelo clima”, com chamamento às pessoas e às empresas em atenção ao contexto do tema, impactos às vidas humanas, meio ambiente e biodiversidade. 

Também trouxe à frente a reverência do Dia da Sobrecarga da Terra em 2023, com a campanha “Não temos tempo a perder”, conteúdos sobre ecofeminismo e ações para o Dia do Consumo Consciente, celebrado anualmente em 15 de outubro, com a campanha “Desperdício? Tô fora!”, dando visibilidade para dados atuais de desperdício de alimentos no Brasil. 

As ações com parceiros institucionais em diferentes setores da economia não ficaram de fora. Foram produzidos diversos conteúdos em apoio a campanhas internas e externas voltadas ao consumo consciente. 

No eixo de educação, o Instituto celebrou os 10 anos do programa Edukatu, em pelo menos 3 estados brasileiros. “Em uma década, o programa e a sua plataforma levaram a educação para a sustentabilidade e o consumo consciente a mais de 9 mil escolas públicas, 19 mil educadores e 190 mil estudantes”, explica Hélio Mattar, presidente do conselho e fundador do Instituto. 

O Programa Setorial de Sustentabilidade (PSS) desenvolvido por Akatu e Abrafati, foi destaque em 2023 pela maneira como as empresas associadas aderiram e contribuíram para a evolução do programa, individualmente e coletivamente. 

Outro destaque foi a Pesquisa Vida Saudável e Sustentável, que em 2023 completou 5 anos. Em parceria com a GlobeScan, a pesquisa é realizada no Brasil desde 2019, com o intuito de reconhecer de maneira atitudinal as percepções do consumidor no âmbito da sustentabilidade.

Para o ano de 2024, o Instituto promete elaborar e divulgar a Pesquisa ainda mais abrangente, incluindo dados sobre como as mudanças climáticas têm impactado a vida das pessoas, visto todos os desastres climáticos e ambientais que aconteceram nos últimos meses. 

 

Para acessar o Relatório na íntegra:

https://akatu.org.br/wp-content/uploads/2024/06/Relatorio-de-Atividades-2023-Instituto-Akatu.pdf 

 

Sobre o Instituto

O Instituto Akatu é uma ONG sem fins lucrativos que atua há 23 anos de forma pioneira no incentivo ao consumo consciente e à adoção de estilos de vida mais sustentáveis. Suas atividades estão focadas em mudar o comportamento do consumidor por meio de campanhas, conteúdos, pesquisas, projetos e programas educacionais desenvolvidos em parceria com o poder público e privado. O Akatu atua junto a diferentes empresas e setores da economia, identificando oportunidades para novos modelos de atuação que priorizem o respeito ao meio ambiente e ao bem-estar, enquanto promovam a prosperidade. Confira mais sobre nosso trabalho.

 

Informações para a imprensa

[email protected]



 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ANA CAROLINA BUSCH RIGO NEVES BEZERRA
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp