13/06/2024 às 13h50min - Atualizada em 13/06/2024 às 20h01min

5 mitos sobre o colágeno e sua relação com a pele

Dermatologista revela o poder da proteína e esclarece dúvidas mais comuns

MARINA T. MARQUES
Créditos: Divulgação

A relação entre o colágeno e a pele está intrinsecamente ligada a sua capacidade de promover a elasticidade, firmeza e hidratação. Com o passar do tempo e devido a fatores como exposição ao sol, poluição e envelhecimento natural, a produção da proteína pelo organismo tende a diminuir, levando ao aparecimento de rugas, flacidez e outros sinais de envelhecimento da pele. Portanto, a suplementação, seja por meio de alimentos ricos em nutrientes ou de produtos específicos, pode ajudar a manter uma aparência jovem e radiante, combatendo os efeitos do tempo e promovendo uma tez saudável em todas as idades.

A diminuição na produção de colágeno é parte natural do processo de envelhecimento e pode ser influenciada por fatores como genética, exposição solar, tabagismo, dieta desequilibrada e estresse crônico. Portanto, cuidados com a pele e hábitos de vida saudáveis tornam-se ainda mais importantes para manter a vitalidade e a juventude”, comenta a dermatologista Ana Lúcia Junqueira.

 No entanto, com toda a popularidade sobre os seus benefícios, surgiram também uma série de mitos e concepções equivocadas em torno dessa proteína. Pensando nisso, a especialista desvenda os cinco mitos mais comuns quando o assunto é a relação do colágeno com a pele. Confira:

 1. Suplementos de colágeno são a única maneira de aumentar os níveis de colágeno na pele.
Mito! Embora os suplementos sejam uma opção popular, eles não são a única maneira de promover a produção da proteína. Uma dieta rica em nutrientes, como: vitamina C, zinco e cobre, pode fornecer os blocos de construção necessários para a síntese de colágeno, ajudando a manter a pele saudável e radiante. Produtos específicos, que possuem a proteína em sua composição, também podem auxiliar na produção natural do mesmo pela pele.

 2. Todas as formas de colágeno são igualmente eficazes para melhorar a aparência da pele.
Mito! Existem diferentes tipos de colágeno, cada um com suas próprias características e benefícios para a pele. Por exemplo, o colágeno tipo I é conhecido por sua contribuição para a elasticidade e firmeza, enquanto o colágeno tipo III desempenha um papel importante na regeneração celular. Escolher o tipo certo pode maximizar os benefícios para a saúde da derme.

3. Todos os produtos de skincare com colágeno são eficazes?
Mito! Nem todos os produtos que afirmam conter colágeno são igualmente eficazes. A chave está na concentração e na formulação. Produtos com peptídeos de colágeno são mais eficazes, pois podem penetrar na pele e estimular a produção natural da proteína.

4. A produção de colágeno diminui apenas com a idade?
Mito! Embora seja verdade que a produção de colágeno diminui com o envelhecimento, fatores externos, como exposição ao sol, poluição e tabagismo também podem acelerar esse processo. Portanto, proteger a pele dos danos ambientais é crucial para manter bons níveis de colágeno e a saúde da pele.

5. A exposição solar destrói o colágeno na pele
Mito! Embora a exposição excessiva ao sol possa danificar a pele e levar à quebra de colágeno, a luz solar também é importante para a produção de vitamina D, que é essencial para a saúde geral do corpo.

Ao desmistificar essas concepções equivocadas, é possível ajudar as pessoas a tomarem decisões assertivas, mantendo uma pele saudável e radiante em todas as idades. A Esthederm, marca francesa de dermocosméticos do grupo NAOS, que traz inovação, ciência e patentes tecnológicas com foco na saúde e estética da pele, lançou, recentemente, a Intensive Pro-Collagen+, sua primeira linha de produtos que bioestimulam a produção de diversos tipos de colágeno e combate os sinais de envelhecimento. Antes obtida somente através de procedimentos estéticos, a novidade chega para provar que de forma tópica também é possível suplementar e estimular uma produção eficaz da proteína no corpo.  Conheça as novidades abaixo: 

Esthederm Intensive Pro-Collagen+ - Sérum para Rosto e Pescoço | 30ml | R$ 499,90


Sérum para rosto e pescoço. Esthederm Intensive Pro-Collagen+ proporciona pele mais firme e tonificada e contorno facial mais definido.

O Sérum para Rosto e Pescoço Esthederm Intensive Pro-Collagen+ age na firmeza, elasticidade e sustentação da pele. Conta com a exclusiva tecnologia Pro Coll+ que combina 3 peptídeos biomiméticos a um açúcar vegetal que ajuda a estimular a produção natural de vários tipos de colágeno nas 3 camadas da pele.

A fórmula possui textura sérum gel ultraleve, com efeito firmador imediato¹ e rápida absorção. Entrega efeito tensor imediato que ajuda suavizar as linhas de expressão e ainda melhora a flacidez da pele.

 

Esthederm Intensive Pro-Collagen+ - Creme para Rosto e Pescoço | 50ml | R$ 519,90


Creme para rosto e pescoço. Esthederm Intensive Pro-Collagen+ atua na melhora da firmeza, elasticidade e hidratação da pele. O contorno facial é redefinido, e a pele se torna mais firme e lisa de forma duradoura¹.

O Creme para Rosto e Pescoço Esthederm Intensive Pro-Collagen+ conta com a exclusiva tecnologia Pro Coll + que combina 3 peptídeos biomiméticos a um açúcar vegetal que ajuda a estimular a produção natural de vários tipos de colágeno nas 3 camadas da pele.

Possui textura creme com efeito firmador rica e confortável, com acabamento não oleoso. Ideal para uma pele mais firme, rugas suavizadas, contorno mais definido e melhora na elasticidade da pele.


Venda através dos principais e-commerce de beleza e farmácia.
Consulte o site para mais informações.
Instagram: https://www.instagram.com/esthedermbrasil/
 

Sobre Esthederm / Grupo Naos
O Institut Esthederm é a marca do grupo francês NAOS especializada em estética dermatológica. Todos os produtos premium e protocolos da marca são desenvolvidos para prevenir e gerenciar o envelhecimento da pele. As fórmulas do INSTITUT ESTHEDERM trazem inovação, ciência & patentes tecnológicas, com eficácia associada a uma experiência sensorial única, além de ser uma marca especialista em desenvolver protocolos sinérgicos.


 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MARINA TEIXEIRA MARQUES
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp