11/06/2024 às 23h56min - Atualizada em 12/06/2024 às 22h03min

Advogados de Brasil Salomão participam de obra coletiva sobre a Reforma Tributária

Verbo Nostro
https://www.instagram.com/verbonostro/
divulgação
Ribeirão Preto (SP), 11 de junho de 2024 – A Livraria Martins Fontes (avenida Paulista, 509, São Paulo) receberá nesta quinta-feira (13 de junho), a partir das 18h30, o evento de lançamento do livro da Revista dos Tribunais Thomson Reuters, “Comentários à EC 132/2023 - Reforma Tributária”. A obra traz observações de 48 profissionais do direito de todo o País, entre eles, os sócios-advogados de Brasil Salomão e Matthes Advocacia, Rodrigo Forcenette e Fabio Pallaretti Calcini.

A Emenda Constitucional 132, que muda o sistema de tributação do consumo, foi promulgada pelo Congresso Nacional no dia 20 de dezembro de 2023, após mais de três décadas e meia de discussões e tentativas de se realizar uma reforma tributária no Brasil. “Dada a sua importância histórica, este livro é um trabalho coletivo que reúne juristas de todo o País no esforço de interpretar as profundas mudanças introduzidas pela reforma tributária através da lógica de análise ‘artigo por artigo’”, escreve a coordenadora da obra, Flávia Holanda Gaeta, em sua apresentação.

“Neste livro, me coube tratar das alterações constitucionais implementadas pela reforma tributária a respeito do cooperativismo, que é um movimento socioeconômico disciplinado pela lei 5.764, de 1971, e que recebe da Constituição Federal um tratamento diferenciado. Dentro da reforma do ano passado houve a especificação de alguns artigos para dar um tratamento adequado ao sistema cooperativista e que são temas de meus comentários”, explica Forcenette.

Já o tema explorado por Fabio Calcini é a atividade agropecuária. “Por ser uma atividade econômica essencial para garantir a vida digna das pessoas, o agro requer uma tributação que não seja meramente arrecadatória, mas um regime diferenciado, para permitir a concretização do direito básico e essencial do cidadão, que é a alimentação”, avalia o advogado.

Sobre os advogados

Fabio Pallaretti Calcini
é mestre e doutor em Direito do Estado pela PUC/SP. Especialista em Direito Tributário pelo IBET. Especialista em Tributação Internacional pela Universidade de Salamanca/ESP. Ex-membro do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais – CARF/MF. Advogado sócio do escritório Brasil Salomão e Matthes ADV. Professor (mestrado e especialização) do IBET. Professor da FGV Direito SP e do Curso Tributação no Agronegócio pela mesma entidade. Colunista do CONJUR na coluna Direito do Agronegócio.

Rodrigo Forcenette é sócio e diretor executivo de Brasil Salomão e Matthes Advocacia, atuante nas áreas Tributária, Cooperativista e Regulatória (ANS), Professor de Direito Tributário em Cursos de Graduação (UNIP – Universidade Paulista, desde 2003), e em Pós-Graduação estudos (IBET, APET, UEL, Estácio-CERS, Grupo ATAME Goiânia). Mestre em Direito Tributário pela PUC/SP. LLM em Direito Empresarial pela CEU LAW SCHOOL. Atuou como Vice-Coordenador Adjunto do Curso de Direito da Universidade Paulista (UNIP - campus Ribeirão Preto) entre 2012 e 2020. Coordenador do Curso de Tributação em Cooperativas da APET. Foi membro do Conselho Consultivo da FENALAW de 2017 a 2022. É autor de diversos trabalhos científicos sobre direito tributário e cooperativismo.

Sobre Brasil Salomão
Fundado em 1969, completou 55 anos de atuação em 1º de março de 2024. Nesta longa trajetória consolidou-se como escritório full service. Atualmente, são 10 unidades em funcionamento no Brasil: São Paulo (SP), Ribeirão Preto (SP), Campinas (SP), Franca (SP), Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), Três Lagoas (MS), Goiânia (GO), Cuiabá (MT), Rondonópolis (MT) e está presente em Portugal há cinco anos nas cidades de Lisboa e Porto. Reúne profissionais especializados e voltados para o aprimoramento contínuo e para a busca pela excelência no atendimento ao cliente. 

Para mais informações, acesse:
www.brasilsalomao.com.br e www.brasilsalomao.com.br/portugal/ 
Redes sociais - Brasil
Facebook - facebook.com/BrasilSalomaoeMatthes
Instagram - instagram.com/brasilsalomaoematthes/
LinkedIn -  linkedin.com/company/brasil-salom-o-e-matthes-advocacia
YouTube - https://www.youtube.com/c/BrasilSalomao_

Redes sociais – Portugal
Facebook - facebook.com/brasilsalomaoportugal
Instagram - https://www.instagram.com/brasilsalomaoportugal
LinkedIn - linkedin.com/company/brasil-salom-o-e-matthes-advocacia
YouTube - https://www.youtube.com/c/BrasilSalomao_

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
VALTER JOSSI WAGNER
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp