12/06/2024 às 15h57min - Atualizada em 12/06/2024 às 20h04min

Hetrin lança mutirão de cirurgias eletivas de média complexidade

Mais de 300 cirurgias serão realizadas na unidade nos próximos três meses e meio

ECCO - Escritório de Consultoria e Comunicação
[email protected]
Divulgação/ IMED
O Hospital Estadual de Trindade – Walda Ferreira dos Santos (Hetrin), unidade do governo de Goiás, deu início nesta segunda-feira (03/06) ao mutirão de cirurgias eletivas, viabilizado por meio de emenda parlamentar da Deputada Federal Flávia Morais, que destinou repasse de 2 milhões para a realização, além de 500 mil reais investidos pelo deputado estadual Dr. George Morais. A previsão é que 330 cirurgias sejam realizadas no Hetrin, unidade administrada pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (IMED), ao longo dos próximos três meses.

Essa parceria não apenas apoia a realização de cirurgias eletivas, mas também contribui para a organização do sistema de saúde. É uma iniciativa extremamente importante, uma colaboração fantástica e de grande utilidade para toda a população goiana”, afirma o secretário estadual de saúde de Goiás, Rasível dos Santos.

O Hetrin é referência na realização de cirurgias eletivas no estado de Goiás. Em 2023, a unidade hospitalar realizou mais de 2.400 procedimentos entre cirurgia geral, bucomaxilo, ortopedia, urologia, ginecologia e vascular. As cirurgias eletivas agendadas fora do mutirão continuarão acontecendo normalmente durante a semana, assim como as cirurgias de emergência.

“É trazer agilidade e diminuir o tempo de espera para o paciente que muitas vezes aguarda há muitos anos por uma cirurgia eletiva. Uma cirurgia simples que demora a ser realizada se torna uma cirurgia de emergência”, diz a deputada federal Flávia Morais. A gente quer agilizar, retirar esse desconforto e melhorar a qualidade de vida do paciente”, explica a deputada federal, Flávia Morais.

Mutirão

Com o objetivo de reduzir as filas de espera para cirurgias eletivas em Goiás, o mutirão beneficiará a população de Trindade e região, oferecendo cirurgias eletivas em diversas especialidades, incluindo cirurgia geral, vascular e ginecológica. Entre os procedimentos estão colecistectomia, histerectomia total, laqueadura tubária, tratamento cirúrgico de varizes unilateral e bilateral, gastrostomia, hernioplastia, entre outros de média complexidade.

O Hetrin, mais uma vez, está pronto para atender essa demanda e servir toda a população de Trindade e região. Além disso, continuaremos realizando nossas cirurgias eletivas, que atualmente somam mais de 200 por mês”, ressalta a diretora do Hetrin, Vânia Fernandes.

O Hetrin realizará, em média, 30 cirurgias todos os sábados e domingos nos próximos meses, com o objetivo de não prejudicar a operação dos demais serviços da unidade e garantir que todos os contemplados pelo mutirão sejam atendidos.

Cirurgia eletiva

A cirurgia eletiva é o procedimento cirúrgico preconizado para o restabelecimento da saúde e bem-estar do paciente, mas que não se enquadra como urgência e emergência médica e, portanto, pode ser programado de acordo com a capacidade dos serviços de cirurgia e as necessidades do indivíduo.

É importante ressaltar que todos os pacientes que passam por cirurgias eletivas são encaminhados ao Hetrin pelo Complexo Regulador Estadual, responsável por intermediar os serviços do Sistema Único de Saúde (SUS). As consultas e exames pré e pós-cirúrgicos são realizados na unidade onde o paciente é acompanhado durante todo o processo.

Assessoria de Comunicação do Hetrin
 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ECCO Escritorio de Consultoria em Comunicação Ltda
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp