12/06/2024 às 15h41min - Atualizada em 12/06/2024 às 20h04min

Outono aumenta o risco de doenças oculares

ALINE LOURENçO
Divulgação
A baixa umidade do ar e a queda brusca de temperatura características desse período do ano podem favorecer o surgimento de desconfortos e doenças oculares, como olho seco (disfunção lacrimal) e conjuntivites. “Pacientes com olho seco tendem a sentir uma piora nessa época do ano. A disfunção interfere na produção e na qualidade das lágrimas, causando ressecamento da superfície do olho, da córnea e conjuntiva. Os sintomas mais comuns são fadiga visual ao trabalhar em frente às telas, olhos vermelhos e irritados, coceiras constantes, sensibilidade à luz, ressecamento ao acordar, visão embaçada e dificuldade para uso de lentes de contato gelatinosas. A condição facilita a contração de inflamações oculares, por isso é fundamental usar lubrificantes oculares, sob a forma de colírio ou pomada, prescritos pelo oftalmologista”, orienta Mylene Matsuhara, oftalmologista do Instituto de Olhos Minas Gerais, membro da Sociedade Brasileira de Visão Subnormal. 


As conjuntivites são mais recorrentes nessa época do ano porque, segundo a Dra. Mylene Matsuhara, as pessoas tendem se aglomerar em ambientes fechados, sem ventilação, ficam mais expostas a alérgenos, como pólen e ácaros de roupas e cobertas guardadas no armário. “As conjuntivites alérgicas não são contagiosas, mas os cuidados devem ser mantidos: lave as roupas e cobertores que ficaram muito tempo guardados antes de usá-los e evite coçar os olhos. Já as conjuntivites virais e bacterianas são contagiosas, então redobre os cuidados, lave sempre as mãos antes de levá-las ao rosto, procure ficar em ambientes com boa ventilação, jamais compartilhe toalhas, maquiagem e colírios”, indica a especialista. 


A médica frisa que em caso de qualquer desconforto é necessário se consultar com um oftalmologista, ou buscar um atendimento de urgência em centros de oftalmologia para receber o tratamento adequado.

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Aline Beatriz Batista Lourenço
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp