17/12/2013 às 14h12min - Atualizada em 17/12/2013 às 14h12min

Varejo: Consultor apresenta técnica especial para vender mais no Natal

Saiba como descobrir o ponto de convergência entre os presenteados pode aumentar as vendas

de - Curitiba, PR
http://www.dino.com.br/releases/varejo-consultor-apresenta-tecnica-especial-para-vender-mais-no-nata

Natal, além de uma festa, também é um problema. As pessoas têm muitos presentes para comprar, muita gente para agradar. Sabendo disso, Claudio Diogo, especialista em vendas e diretor da consultoria Tekoare afirma que facilitar esse “trabalho” é o que os varejistas precisam fazer para aproveitar esse período para melhorar sua lucratividade. “Quanto mais presentes diferentes um cliente conseguir comprar na sua loja, melhor para ele – e, consequentemente, melhor para você também”, analisa.

Para garantir isso, Claudio explica que os vendedores precisam entender qual é o ponto de convergência (ou quais são os pontos de convergência) entre todos os presenteados de seus clientes...

O que isso significa?

“Em uma família, o time de futebol pode ser um bom ponto de convergência. E não é preciso vender itens do clube para beneficiar-se disso. Indicar produtos que tenham a cor do time, por exemplo, é aproveitar-se desse ponto de convergência”, pontua Claudio Diogo.

“Em um casal, o ponto de convergência pode ser o gosto por vinho; em um grupo de adolescentes (seus sobrinhos, afilhados…), a paixão por esportes radicais; em outro grupo, o amor pelos livros, e assim por diante. Quando o vendedor consegue descobrir qual é esse ponto de convergência (ou quais são os pontos de convergência) ele vende mais - não apenas especificamente o produto que é esse ponto, mas itens complementares a ele, relacionados com ele, que combinam com ele e assim por diante”, explica.

Como descobrir o ponto de convergência?

Segundo Claudio, o primeiro passo para descobrir o ponto de convergência é criar uma relação de confiança com o cliente. Para isso, o especialista sugere que o início do atendimento deva servir como uma “quebra de gelo”, ou seja, o vendedor não deve querer vender logo de cara. Trocar ideias “aleatórias” com o cliente e abrir espaço para conquistar a confiança para fazer perguntas ao cliente é o primeiro passo para descobrir onde está o ponto de convergência dos presenteados dele.

A partir do momento em que o cliente dá ao vendedor a oportunidade de fazer perguntas, ele tem uma grande chance de descobrir o ponto de convergência entre todos os presenteados do cliente e aproveitar-se disso para vender muito mais.

Sobre as perguntas a dica de Claudio Diogo é: “não se prenda a roteiros. Converse com seus clientes e descubra o caminho para as respostas que você precisa naturalmente. O caminho para descobrir e entender o ponto de convergência estará aberto. Cabe a você fazer o resto do serviço e aproveitar-se disso para vender muito mais”, conclui.

E-book gratuito traz dicas para vender mais no Natal

Para quem quer aproveitar os últimos dias antes do Natal para vender muito mais, Claudio Diogo e a equipe da sua consultoria prepararam o e-book gratuito “7 dicas para você ter o melhor Natal em vendas de todos os tempos + dicas de ouro dos nossos consultores, que pode ser baixado aqui: http://bit.ly/IPh7jO

No e-book, os leitores encontram dicas sobre Planejamento, Ambientação da Loja, Preparação de Kits e Embalagens, Marketing, Fidelização de Clientes, Como aproveitar o período de trocas para melhorar a lucratividade das vendas de Natal e muito mais.

http://www.tekoare.com.br/varejo-consultor-apresenta-tecnica-especial-para-vender-mais-no-natal/
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Para agendar entrevista com os consultores da Tekoare entre em contato com:
Natasha Schiebel
[email protected]
41-8411-1498


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