01/12/2017 às 14h56min - Atualizada em 07/12/2017 às 23h56min

Cuidados com curto circuito


Você sabia que o principal causador de incêndio em residências e estabelecimentos comerciais são provenientes do curto circuito? Sim, por mais que todos saibamos os perigos provenientes do mau uso da eletricidade, muitos parecem não se preocupar com os perigos que este problema pode causar.
 
Pensando na sua segurança, resolvemos listar algumas dicas para você se prevenir e evitar estes tipos de problema em sua casa. Lembre-se que trabalhar com eletricidade, requer um conhecimento básico sobre resistência elétrica. Caso você não sinta segurança em realizar alguma das dicas abaixo, entre em contato com o seu eletricista. Ele poderá lhe auxiliar a tomar as melhores decisões para a sua segurança.
 
Sobrecarregamento em extensões
 
 
 
Um dos problemas mais comuns e aparentemente um dos mais inofensivos que temos, é o de ligar vários equipamentos elétricos na mesma tomada com o uso de réguas e adaptadores.

Muitas vezes, não possuímos muito espaço em determinados ambientes da nossa casa e a opção que encontramos, é utilizar a boa e conhecida régua ou extensor. Por mais que seja funcional, o seu mau uso pode causar acidentes sérios e prejuízos domésticos. Isso porque, as réguas apenas permitem que você conecte um número maior de equipamentos na mesma saída ou tomada. Isso pode sobrecarregar e esquentar os fios da tomada, causando o curto circuito.

O ideal nestes casos é distribuir os aparelhos em outras tomadas pelo mesmo ambiente. Caso não seja possível, troque as réguas e os adaptadores por fontes de alimentação segura, como os “No Breaks” por exemplo. Esta fonte de alimentação, possui um sistema de segurança interno e permite interromper a distribuição de energia aos equipamentos quando uma sobrecarga de eletricidade ou calor é detectado. Além de evitar problemas de curto circuito, protegerá os seus aparelhos evitando que eles queimem.
 
Cabos saudáveis
 
Um outro problema são os cabos velhos e descascados dos seus equipamentos elétricos. Pode parecer inofensivo, mas os cabos são responsáveis por muitas queimaduras e descargas elétricas em sua casa. Principalmente se você possui crianças ou animais.
 
Cuide para que todos os cabos expostos no ambiente, não estejam danificados. Muitas vezes, o uso de cadeiras ou até mesmo o ato de pisar neles frequentemente, podem causar falhas em sua cobertura. Cheque de tempos em tempos o estado dos seus cabos. Se for preciso, utilize fitas isolantes para cobrir falhas no fio. Se necessário, converse com o seu eletricista para que ele troque os cabos para você. Não tente fazer isso sozinho se você não possui conhecimento sobre eletricidade. Cada cabo possui um diâmetro e um material diferente e caso sejam utilizados erroneamente, podem causar aquecimento dos fios, derretimento e até causar incêndios.


Atualize os Disjuntores
 
É de extrema importância que você mantenha os seus disjuntores atualizados de tempos em tempos. Os disjuntores, são os principais fatores de segurança elétrica em sua residência. A função deles, é a de unicamente proteger determinada área elétrica da sua casa contra curto circuitos e aquecimentos. Sempre que alguma carga além da esperada for detectada ou qualquer mau funcionamento elétrico ocorrer, o disjuntor automaticamente desativará toda a área afetada. Quando isso ocorrer, não tente religá-lo até que o problema tenha sido localizado e resolvido. Para isso, entre em contato com o seu eletricista, ele possui conhecimento e equipamentos específicos para localizar o problema com segurança. Se for preciso, troque os disjuntores por versões novas e atualizadas.
 
Lembre-se que eletricidade é algo extremamente sério. Trabalhe com segurança e na dúvida, busque profissionais qualificados para lhe ajudar.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »