06/06/2024 às 16h47min - Atualizada em 07/06/2024 às 04h08min

Projeto do Núcleo Social do Shopping Santa Cruz recebe “Selo Cidade Protetora” em primeira edição do prêmio

Ação tem como objetivo engajar a iniciativa privada no combate ao trabalho infantil e o empreendimento é um dos dois premiados com classificação avançada

LORENA ZANELATTO
https://shoppingmetro.com.br/
Imagem: Núcleo Social/Shopping Santa Cruz
O projeto do Núcleo Social do Shopping Santa Cruz, localizado na Zona Sul de São Paulo, recebe o “Selo Cidade Protetora” na 1ª edição do programa da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo, pelo trabalho que exerceu em 2023 em prol do combate ao trabalho infantil. No último ano, foram realizados ao longo dos meses, 409 atendimentos a crianças e adolescentes e o empreendimento foi premiado com o Selo de Direitos Humanos e Diversidade pelo mesmo projeto.

O Núcleo Social do Shopping Santa Cruz atua desde 2019 em prol do combate ao trabalho infantil nas dependências do shopping e somente entre os anos de 2019 e 2023, realizou mais de 1 mil atendimentos e encaminhamentos de crianças e adolescentes para o CREAS. As crianças, em sua maioria do sexo masculino, têm entre 12 e 17 anos, e ao final do dia costumam retornar para as suas residências, localizadas na cidade de Guarulhos, Cidade Ademar, e nos bairros Jabaquara, Ipiranga, Tietê e em outros territórios periféricos de São Paulo.

Para esse projeto, o shopping buscou meios para sensibilizar e formar as equipes de segurança do Shopping Santa Cruz sobre os direitos das crianças e adolescentes a partir de estratégias de proteção integral e prevenção ao trabalho infantil, suas raízes e consequências. Além de realizar treinamentos e orientações sobre as formas adequadas de realizar a abordagem dessas crianças e adolescentes no shopping.

“Nosso principal objetivo é atuar no combate ao trabalho infantil. Sabemos que é um papel de todos: empresas, sociedade e governo, e que não conseguimos fazer nada sozinhos, mas ficamos muito felizes em fazer a nossa parte enquanto shopping e em contribuir para que essas crianças e adolescentes tenham condições de se desenvolverem em sua integralidade. Diariamente, buscamos atuar para a proteção integral e a promoção dos direitos de todos, ajudando com isso a combater formas de violação dos direitos das crianças e adolescentes”, explica Larissa Fernandes, Gerente de Marketing do Shopping Santa Cruz.

Com tanto, a ideia é que o projeto evolua neste ano de 2024 e em uma parceria do shopping com a Avante, passe a atender além de crianças e adolescentes, adultos em situação de vulnerabilidade, identificando as suas vulnerabilidades sociais e encaminhando-os para a rede socioassistencial.

O Núcleo Social participa regularmente de fóruns, encontros e capacitações ofertadas pela Prefeitura de São Paulo para a realização de campanhas para o enfrentamento do trabalho infantil e de outras formas de violação de direitos, bem como trabalha a formação, atendimento, monitoramento, avaliação e a articulação com a rede de proteção social e demais equipamentos do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente (SGDCA), que surgiu no ano de 2006, com o intuito de fortalecer a implementação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e garantir a proteção integral à infância e adolescência.

A iniciativa da secretaria em conjunto com a Prefeitura de São Paulo, teve início em junho de 2022 e é voltada para todas as empresas e organizações responsáveis por espaços abertos ao público na cidade.  


Sobre o Shopping Santa Cruz 
Inaugurado em 2001, o Shopping Santa Cruz está localizado no bairro da Vila Mariana, com quase 18 mil m² de área construída em um ambiente casual e descontraído. Possui um mix de lojas diversificado oferecendo aos seus clientes, conveniência, praticidade e serviços customizados. São mais de 130 lojas distribuídas em cinco pavimentos, entre produtos femininos, masculinos, infantil e de utilidades, bem como opções diferenciadas de gastronomia e entretenimento para os mais de 30 mil clientes diários. O empreendimento conta com o maior cinema da região, com nove modernas salas, arena gamer e um teatro com capacidade para 250 lugares. Além disso, o shopping possui uma gastronomia completa, que inclui restaurantes como Outback e A Chapa, fast foods, docerias, cafés e sorveterias somados a uma alameda de serviços com lotérica, agência de viagem, câmbio, locação de veículos, serviços estéticos e de saúde.


Informações à imprensa – Shopping Santa Cruz
Lorena Zanelatto – [email protected] - (11) 93317-1809


 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
LORENA FERREIRA ZANELATTO
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp