30/05/2024 às 14h00min - Atualizada em 31/05/2024 às 20h06min

Pano de Boca - A Última Leitura reflete sobre o teatro e a obra de Fauzi Arap no Teatro do Incêndio

ELIANE VERBENA / VERBENA ASSESSORIA
Francisco Silva (foto de Marcos Alonso)
A Cia. Teatro do Incêndio apresenta o espetáculo Pano de Boca - A Última Leitura com direção de Marcelo Marcus Fonseca, entre os dias 8 e 30 de junho de 2024. Esta é uma leitura contemporânea da emblemática obra de Fauzi Arap (1938-2013), escrita em 1975, que o Teatro do Incêndio montou, em 2015 e 2023, com o título Pano de Boca - Um Conserto de Teatro. O enredo retrata a implosão de um grupo de teatro após seus integrantes ultrapassarem todos os limites entre arte e vida. Reflete sobre a banalização do ofício e a superficialidade em figuras alçadas à categoria de artista, da noite para o dia.

O texto é estruturado em três planos. No primeiro, dois personagens indefinidos, palhaços inacabados - Pagão (Francisco Silva) e Segundo (Cristiano Sales) -, reivindicam vida dentro da cabeça do autor, em crise criativa. No segundo, a atriz Magra (Dhiovana Souza) dialoga com alguém que não se vê sobre os acontecimentos que motivaram a desintegração de um grupo. E no terceiro, o próprio grupo tenta reabrir o teatro em uma reunião convocada por alguém não identificado. A peça se funde em uma discussão sobre a criação, a exclusão e o sagrado no teatro. Os atores transitam por linguagens diferentes como o realismo, o circo e um quase surrealismo, diferenciando os planos do texto, que fluem para um caminho único.

Segundo o diretor Marcelo Marcus Fonseca, “em Pano de Boca - A Última Leitura, o texto passa a ser ainda mais objeto de reflexão, sobre o teatro e sobre a obra”. O núcleo realista da peça simula uma leitura de texto, que é a própria existência imediata das personagens, um ensaio para compreensão das motivações que conduzem artistas à cena. Improvisando diante do público a sua movimentação, os atores/personagens seguem na busca por cada instante fundamental e de fundamentação da palavra dita. No plano “espiritual” da peça, onde duas personagens reclamam vida dentro da imaginação de um autor, os atores conduzem a encenação como algo bem mais acabado do que nas cenas onde personagens são pessoas.

O diretor explica que Pano de Boca - A Última Leitura é reflexão fundamental no momento atual do teatro, quando se discute limites impostos por recortes sociais atuais, ao levar para a cena questionamento do autor: Quem é o ator? Quem é a atriz? “Se a atuação deixa de ser entendida como metáfora social, se o teatro passa a ser um lugar com tabus impostos, ele não perderia seu fundamento e princípio? Se o ator, a atriz, é quem tem espaço para transitar em todo e qualquer retrato ou recorte do mundo, não deixaria de ser provocação e reflexão para se tornar imitação iníqua da realidade?”, provoca Fonseca.

FICHA TÉCNICA - Texto: Fauzi Arap. Direção: Marcelo Marcus Fonseca. Elenco: Cristiano Sales (Segundo), Daniel Ortega (Paulo), Dhiovana Souza (Magra), Francisco Silva (Pagão), Josemir Kowalick (Marcos), Lui Seixas / Vithor Zanatta (Zeca), Marcelo Marcus Fonseca (Produtor), Pedro Lourenço (Pedro) e Viviane Figueiredo (Ana). Música ao vivo: Xantilee Jesus. Criação de luz: Rodrigo Alves “Salsicha”. Recriação de luz e direção de montagem: Beto Martins. Designer gráfico: Gus Oliveira. Cenário: Marcelo Marcus Fonseca (a partir de conceito e desenhos de Flávio Império para a Montagem original). Figurino: Criação do grupo (a partir de ideias de Flávio Império para a montagem original). Assistência de figurino e de cenografia e operação de luz: Sara Zizuino. Fotos: Camila Rios e Marcos Alonso. Assessoria de imprensa: Eliane Verbena. Produção e idealização: Teatro do Incêndio. Realização: Temporada realizada com apoio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo.

Espetáculo: Pano de Boca - A Última Leitura
Temporada: 8 a 30 de junho de 2024
De 8 a 16/6 - Sábados, às 20h, e domingos, às 19h.
De 20 a 30/6 - Quinta a sábado, às 20h, e domingos, às 19h.
Ingressos: R$ 20,00 (inteira), R$ 10,00 (meia) e Grátis para moradores da Bela Vista.
Bilheteria: 1 horas antes das sessões (aceita dinheiro e Pix).
Duração: 110 min. Classificação: 14 anos. Gênero: Drama.

Teatro do Incêndio
Rua Treze de Maio, 48 - Bela Vista / Bixiga. SP/SP.
Espaço com acessibilidade. Capacidade: 40 lugares.
Instagram: @teatrodoincendiooficial | Tel.: (11) 99788-8558 e (11) 2609-3730.

 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ELIANE DE FATIMA GARCIA VERBENA E OLIVEIRA
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp