28/05/2024 às 14h24min - Atualizada em 29/05/2024 às 20h08min

Descubra os diversos benefícios que as embalagens de vidro proporcionam para os alimentos

As propriedades do vidro permitem manter inalteradas as características de sabor, de pureza e de qualidade dos produtos

CíNTIA BECHIOLLI
O-I
A utilização do vidro como embalagem para alimentos tem muitos benefícios, garantindo principalmente a segurança dos produtos devido ao fato do vidro ser um material inerte. Dentro deste contexto, a Owens-Illinois (O-I), líder mundial na fabricação de embalagens de vidro, destaca os principais benefícios deste tipo de material para embalar para os alimentos.

O vidro é um material 100% reciclável, puro, impermeável e não reage quimicamente com outras substâncias. Esses atributos o tornam a opção ideal para a conservação de alimentos, pois funciona como uma barreira protetora que bloqueia a ação do oxigênio e do gás carbônico, permitindo manter a cor, o odor e a qualidade das comidas inalteradas.

“A embalagem de vidro é considerada muito segura para os alimentos, uma vez que é neutra e preserva a integridade do produto. Outra característica importante é que quando submetida ao calor, como em aparelhos micro-ondas para aquecer os alimentos, também mantém intactas as propriedades dos alimentos. Além disso, são fáceis para a higienização permitindo serem reutilizadas posteriormente”, explica Tatiana Durelli, Gerente de Marketing & NPD da O-I.

Por sua característica de impermeabilidade, o vidro também confere vantagem a alimentos que necessitam de tratamento térmico antes do envase, por exemplo, azeitona, picles, palmitos e molhos, prolongando a conservação dos alimentos. “Vale destacar ainda que a transparência do vidro é outro importante fator, pois permite ao consumidor avaliar a aparência do produto antes de adquiri-lo, validando a decisão pela compra”, reforça Tatiana.

Quando se trata de design, a maior resistência e durabilidade do vidro permitem inovar no design e na funcionalidade de potes e de garrafas, respeitando as especificações técnicas exigidas para o envase e o manuseio dos alimentos.

Sustentabilidade
Além de ser um material 100% reciclável, o vidro pode ser transformado em novas embalagens infinitas vezes, sem perder a qualidade. A cada seis toneladas de vidro reciclado, deixa-se de emitir, em média, uma tonelada de dióxido de carbono (CO2), o que corresponde a um crédito de carbono acumulado, pelo conceito definido no Protocolo de Quioto. E, a cada tonelada de vidro reciclado, deixam de ser ocupados 0,8 mem aterros para resíduos sólidos. Além disso, cada tonelada do material reciclado evita a extração de 1,2 toneladas de matérias-primas virgens, como areia, calcário e carbonato de sódio.



Sobre a O-I
Na O-I Glass, Inc. (NYSE: OI), nós amamos o vidro e temos orgulho de ser um dos produtores líderes de garrafas e potes de vidro em todo o mundo. O vidro não é apenas bonito, é também puro, saudável e totalmente reciclável, tornando-o o material de embalagem rígida mais sustentável. Com sede em Perrysburg, Ohio (EUA), a O-I é a parceira preferida de muitas das marcas líderes de alimentos e bebidas do mundo. Nós inovamos de acordo com as necessidades dos clientes para criar embalagens icônicas que constroem marcas em todo o mundo. Liderada por nossa equipe diversa de aproximadamente 24.000 pessoas em 69 fábricas em 19 países, a O-I alcançou receitas de US$ 6,9 bilhões em 2022. Saiba mais sobre nós: o-i.com / Facebook / Twitter Instagram LinkedIn.

 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Cintia Bechiolli
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp