28/05/2024 às 16h14min - Atualizada em 29/05/2024 às 20h05min

Vai se casar? Confira as dicas para planejar a festa de casamento

No mês das noivas, descubra os principais detalhes na hora de planejar sua festa

EDUARDO BETINARDI
Marcel Kriegl
CURITIBA, 28/05/2024 - Maio é tradicionalmente conhecido como o mês das noivas, devido a sua popularidade entre casais que desejam celebrar o casamento e trocar os votos de amor nesse período. A cerimônia do casamento é um momento especial, porém demanda planejamento e dedicação para um evento bem-sucedido. Após a decisão da data, um dos primeiros passos é pensar o local do evento.

“Cada detalhe importa. A escolha do ambiente é essencial, é o cenário do grande dia. Cada vez mais os noivos buscam ambientes conectados com a natureza, desde a decoração até a acústica, acessibilidade, a partir dessa decisão que todo o restante é definido” afirma Afonso Braga Neto, especialista em casamentos e sócio proprietário do Spot 105, espaço conceito de eventos e gastronomia em meio a natureza, localizado a poucos minutos do centro de Curitiba (PR).

Ao avaliar possíveis locais, os noivos devem considerar cuidadosamente alguns fatores como a capacidade de público, o layout do espaço, os recursos disponíveis e a estética no geral. “Essa análise é essencial para garantir que o casamento seja um reflexo super autêntico do casal. Além disso, é importante levar em conta a acessibilidade do local, a disponibilidade de estacionamento e a logística de recepção e acomodação dos convidados”, diz Afonso. Com o local definido, os noivos podem então se concentrar em outras etapas fundamentais do planejamento, como a escolha dos convites, roupas, decoração, cardápio e fotografia.

Quando pensamos nas vestimentas para o dia do casamento, o vestido da noiva é, sem dúvida, uma das atividades mais aguardadas e gratificantes, porém igualmente desafiadoras, durante o processo de organização da cerimônia. Com uma ampla gama de modelos, tecidos e acabamentos disponíveis, uma das considerações cruciais ao tomar essa decisão é o cenário e a ocasião da celebração. “Quando a noiva nos procura, frisamos a importância de levar em consideração, além do local da celebração, o gosto pessoal. Muito mais do que a modelagem perfeita, o vestido precisa carregar a personalidade dela”, explica a estilista Silvia Fregonese, referência nacional no mercado de noivas. Peças que vistam bem, valorize o corpo da mulher, e principalmente ressaltem características que a noiva admira em si mesma, trazendo mais confiança e conforto para o grande dia”, complementa a especialista. 

Com o local e roupas decididos, os noivos seguem para as próximas etapas. O empresário Afonso cita a decisão da decoração do ambiente. “Escolher a temática, paleta de cores e elementos decorativos que refletem o estilo do casal é fundamental. Desde os mínimos detalhes, a decoração do altar/cerimônia até a decoração da recepção, com a utilização de flores, iluminação, mobiliário, entre outros”, explica. Em seguida, partimos para a escolha do cardápio e das bebidas, esse passo é fundamental para garantir que os convidados tenham uma excelente experiência gastronômica no evento. “Os noivos devem pensar e selecionar os serviços de buffet ou catering, definir os pratos, opções vegetarianas/veganas, tipo de serviço (volante, sentado, etc), seleção de vinhos, drinks e demais bebidas”, destaca Braga Neto.

Para definir o clima e a energia da festa Afonso afirma que o entretenimento e a música da festa devem ser escolhidos a dedo. “São diversas opções entre DJ, banda, playlist da cerimônia e da recepção, até a possibilidades de shows, performances ou outras atrações, o casal deve pensar no entretenimento que complementa a diversão dos convidados”, explica. Para eternizar o momento especial é necessário garantir registros de fotografias e filmagens do casamento. “Preservar as memórias deste momento tão especial é um detalhe que o casal deve se atentar. A escolha do fotógrafo e videomakers, bem como a definição do tipo de cobertura são aspectos a serem cuidadosamente considerados”, afirma Afonso.

“O casamento é um dos momentos mais memoráveis na vida de um casal. Após todo o planejamento minucioso, chega a hora de desfrutar dessa celebração. No grande dia, os noivos devem estar presentes e conectados por compartilhar esse instante tão com seus familiares e amigos queridos”, finaliza Silvia Fregonese. “Que a união, o amor e a alegria transbordem em cada etapa da cerimônia, com um planejamento e boas escolhas para a festa resultarão em recordações inesquecíveis para os noivos e todos os convidados”, completa Afonso Braga Neto.


 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
EDUARDO BETINARDI
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp