28/05/2024 às 10h12min - Atualizada em 29/05/2024 às 20h02min

Dor lombar: Ficar de repouso pode não ser a solução, alerta especialista

Você precisa incluir movimentos aos poucos a sua coluna do contrário poderá ter cada vez mais limitação de movimentos, afirma o fisioterapeuta José Ordenes

MF PRESS GLOBAL
© Freepik

De acordo com a OMS - Organização Mundial da Saúde, 80% da população terá dores nas costas em algum momento da sua vida. O dado alarmante engloba diversos tipos de dores de coluna, mas o mais comum é a dor lombar.

A dor lombar é um desconforto que afeta a parte inferior das costas e pode ser causada por diversas razões, como lesões musculares, hérnias de disco ou problemas estruturais na coluna.

De acordo com o fisioterapeuta José Ordenes, apenas o repouso não é o suficiente para recuperar os movimentos normais após a dor lombar.

A primeira coisa que a maioria das pessoas pensa ao sentir dores lombares é no repouso e isso é, também, indicado como estratégia primária por muitos profissionais, agregando apenas técnicas mais simples, como gelo e eletroterapia, mas apenas isso não é o suficiente para uma recuperação total”.

A importância de incluir movimentos na sua recuperação

O movimento deve ser parte importante da reabilitação do paciente para que a coluna consiga voltar a fazer os movimentos que fazia anteriormente, afirma José Ordenes.

A dor lombar dura, em média, três meses, mas mesmo depois desse período é possível ter redução na capacidade de se movimentar caso você não faça o tratamento adequado, primeiramente tirando a dor e depois incluindo gradualmente movimentos para recuperar ações como ficar de pé, flexão e extensão”.

Se você não ‘retreinar’ essas habilidades durante a reabilitação sua coluna ficará mais imóvel e travada, o que vai reduzindo a amplitude dos seus movimentos aos poucos”, afirma José Ordenes.


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
FABIANO DE ABREU RODRIGUES
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp