29/05/2024 às 14h45min - Atualizada em 29/05/2024 às 20h02min

ChildFund Brasil treina voluntários de abrigos sobre proteção infantil em cidades do Rio Grande do Sul

ONG também auxilia na distribuição de mais de 1 milhão de sachês purificadores de água, em parceria com a P&G, em parceria com a Aliança Evangélica

JéSSICA AMARAL
Eddie

Em resposta às recentes enchentes que devastaram diversas cidades do Rio Grande do Sul, o ChildFund Brasil, organização que atua na promoção e defesa dos direitos da criança e do adolescente há 57 anos no país, está ampliando sua atuação, com presença direta, inicialmente, em Cruzeiro do Sul e Lajeado (RS). A organização está na região do Vale do Taquari para iniciar, em parceria com a Aliança Evangélica, operações de proteção infantil e promoção do acesso à água potável nos abrigos de Cruzeiro do Sul.

Durante as tragédias, muitas são as preocupações, e entre elas sempre estão as crianças e os adolescentes. Os casos de abusos sexuais nos abrigos do estado gaúcho, além dos jovens resgatados sem os pais e responsáveis, ou até desaparecidos, ganharam repercussão nacional.

Para isso, o ChildFund Brasil está oferecendo treinamento aos voluntários da Aliança Evangélica, que trabalham diretamente nos abrigos de Cruzeiro do Sul, com orientações sobre boas práticas na acolhida e convivência com crianças, para que  estejam mais  protegidas.

O objetivo é iniciar um trabalho coordenado nos seis abrigos de Cruzeiro do Sul, para a implementação das ações que priorizem a proteção infantil, por meio da prevenção e da resposta a violações de direitos de crianças e de adolescentes, e com a implementação de espaços amigos das crianças, onde possam participar de atividades lúdicas e educativas que contribuam para sua recuperação psicossocial. “Planejamos capacitar profissionais que possam oferecer apoio psicológico e emocional às crianças, utilizando metodologias do ChildFund, como a Coleção do Bem Querer, inspirada na Coleção de Apapachos do ChildFund México. Essa iniciativa visa desenvolver a autogestão das emoções e proporcionar um ambiente seguro e acolhedor para que as crianças possam superar as adversidades”, afirma Mauricio Cunha, Diretor de País do ChildFund Brasil.

O mês de maio é representado pela cor laranja, símbolo da campanha nacional destinada ao combate à exploração e ao abuso sexual contra crianças e adolescentes. A iniciativa foi estabelecida pela lei federal 14.432, sancionada em 2022, graças ao trabalho de incidência política do ChildFund Brasil e de outras organizações sociais no Congresso Nacional. Reconhecida pela sua experiência em proteção infantil, o ChildFund Brasil está empenhado em compartilhar metodologias que promovam ambientes seguros para o desenvolvimento das crianças.

Distribuição de mais 1 milhão de sachês purificadores de água

O processo de purificação ocorre em três etapas - coagulação, floculação e desinfecção -, garantindo que a água esteja pronta para o consumo após um simples processo de preparo. Basta misturar o conteúdo do sachê em um balde com água, cobrir com um pano e aguardar até que o processo de filtração esteja completo. O ChildFund Brasil fará o treinamento de voluntários da Aliança Evangélica que distribuirão os sachêsàs famílias e abrigos e ensinarão sobre como utilizá-los no processo de purificação da água para o consumo humano.

“Neste momento, as crianças necessitam de água potável e de espaços seguros e amigáveis para passarem por momento traumático preservando o seu direito de brincar e de receber carinho e atenção”,  afirma Giane Boselli, Gerente de Programas do ChildFund Brasil. “Além disso, estamos mobilizando recursos financeiros, junto com o ChildFund International, para apoiar entidades locais na aquisição de materiais essenciais. Nosso objetivo é somar esforços com outras organizações para enfrentar a situação emergencial de maneira eficaz”, complementa Boselli. Para mais informações, acesse www.childfundbrasil.org.br.

Sobre o ChildFund Brasil

O ChildFund Brasil é uma organização que atua na promoção e defesa dos direitos da criança e do adolescente, para que tenham seus direitos respeitados e alcancem o seu potencial. A fundação no Brasil foi em 1966, e sua sede nacional se localiza em Belo Horizonte (MG). A organização faz parte de uma rede internacional associada ao ChildFund International, presente em 23 países e que gera impacto positivo na vida de 21,1 milhões de crianças e suas famílias; e foi eleita a melhor ONG de assistência social em 2022, e a melhor para Crianças e Adolescentes do Brasil, por três anos (2018, 2019 e 2021), além de estar presente, também, entre as 100 melhores por seis anos consecutivos pelo Prêmio Melhores ONGs.


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
JESSICA HENRIQUES DE MELLO PEIXOTO AMARAL CORDEIRO
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp