28/05/2024 às 15h38min - Atualizada em 29/05/2024 às 20h00min

Trane destaca a importância do sistema de climatização em shoppings e centros comerciais

Com o aumento da circulação de pessoas e horário estendido de lojas em datas comemorativas, a manutenção preventiva e o dimensionamento prévio dos equipamentos são essenciais para proporcionar conforto térmico aos consumidores

MôNICA PILEGGI
 https://www.trane.com/commercial/latin-america/br/pt.html
Imagem de lifeforstock no Freepik

Em datas importantes para o comércio brasileiro como Dia das Mães e Dia dos Namorados, além do volume de vendas, elas prometem movimentar os shoppings e centros comerciais, demandando também o conforto térmico nesses locais.

“Com alterações e aumento de seus horários de funcionamento e maior presença de clientes, os shoppings precisam estar preparados para a data. Sistemas de climatização são pontos-chave para o conforto dos clientes, que se traduz em compras”, destaca Rafael Rebelo, engenheiro de Aplicação da Trane Brasil. 

Nesse contexto, os sistemas de Aquecimento, Ventilação, Ar Condicionado e Refrigeração (AVAC-R) desempenham um papel fundamental, pois são componentes importantes para manter a qualidade do ar interior, regulando a temperatura, a umidade e a circulação do ar nas instalações. 

O especialista da Trane explica que possuir um sistema bem dimensionado e preparado para essas datas é essencial. “Em shoppings, a demanda térmica aumenta muito em relação aos demais dias. Para isso, é imprescindível que esse aumento de carga seja considerado no dimensionamento do sistema de ar-condicionado do local”, ressalta.

Ele lembra que, além do dimensionamento, é necessário atentar à manutenção preventiva dos equipamentos, realizando uma verificação mais detalhada do sistema em períodos que antecedem essas datas importantes para o comércio. “São várias as possibilidades para que o sistema de climatização de shoppings funcione a contento. No entanto, os equipamentos mais demandados para essas instalações são, geralmente, as centrais de água gelada (com condensação a ar ou à água), sistemas de termoacumulação e centrais de automação”, complementa Rebelo. 

Em um período em que a demanda térmica é elevada, o engenheiro ressalta que, além do funcionamento correto do sistema de climatização, é preciso realizar a manutenção em horários alternativos que não interfiram na rotina de funcionamento do shopping. “A qualidade interna do ar não pode ser esquecida. Com o aumento de pessoas no mesmo ambiente, além do entra e sai de pessoas, manter a limpeza dos equipamentos, filtros e dutos é primordial”, explica.

Serviços Digitais

Rebelo destaca que, além dos equipamentos, reconhecidos globalmente por sua confiabilidade e eficiência, a Trane conta com soluções completas de automação, sendo algumas delas patenteadas. Na área de serviços, ele ressalta a oferta de Serviços Digitais, ou seja, consultorias periódicas baseadas em dados e realizadas por profissionais certificados internacionalmente, além disso, estão relacionadas a sistemas e energia e permite conexão da planta para acesso remoto. 

“Se pensarmos no funcionamento de um shopping e sua gestão, os Serviços Digitais contribuem para que o gestor tenha todas as informações de funcionamento do sistema em suas mãos, com gráficos e até curvas de tendência. Além disso, é possível saber se o sistema está seguindo para uma falha ou para um funcionamento eficiente e confiável. Esse serviço permite que o sistema funcione de forma ininterrupta, garantindo ao gestor a confiança de que o shopping seguirá atendendo aos seus clientes, de maneira confortável”, finaliza Rebelo.


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MONICA PILEGGI
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp