28/05/2024 às 00h39min - Atualizada em 28/05/2024 às 00h39min

Evento celebra 200 anos da imigração alemã com gastronomia, exposição, música e oficina

Consulado-Geral da Alemanha em SP e Museu da Imigração se unem para promover a história e a cultura alemã em um evento gratuito em junho

O Museu da Imigração (MI), instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, e o Consulado-Geral da Alemanha em São Paulo realizam, no dia 1° de junho, a festa “Alemanha no Brasil – 200 Anos de Imigração”, a principal celebração na capital paulista do bicentenário da imigração alemã. O evento será gratuito e acontecerá nos espaços do museu com o objetivo de mostrar elementos culturais tradicionais e contemporâneos do país celebrado.
Para a ocasião, será montado um palco no jardim, localizado no complexo da antiga Hospedaria de Imigrantes do Brás, para receber diversas apresentações, como dança tradicional, contação de histórias e big band. Ao fim do dia, o DJ Camilo Rocha fará uma homenagem às festas eletrônicas de Berlim em um set com músicas alemãs e brasileiras.
As comidas típicas germânicas serão servidas durante todo o evento. As dez tendas irão comercializar pratos e bebidas tradicionais, como Currywurst, Eisbein, Strudel, Spätzle, bolos alemães – como o floresta negra – e, claro, as famosas cervejas alemãs.
O público também poderá conferir o workshop de dança tradicional com o Grupo Tanzfreunde, participar de uma oficina de posters no estilo Bauhaus (mediante inscrição) e ver uma mostra de carros e ônibus antigos na entrada do MI. Já as atividades infantis buscam promover muito lazer e aprendizado, com destaque para três caças ao tesouro nos espaços do Museu, narração de contos de Michael Ende (autor de A história sem fim) pela atriz teuto-brasileira Letícia Liesenfeld e oficinas de Buddy Bär, urso símbolo da Alemanha que será confeccionado em feltro para as crianças decorarem como desejarem. Além disso, haverá jogos de tabuleiro, quiz, pintura facial e distribuição de lembranças.
O auditório do museu concentrará muita informação sobre história e imigração. A professora Silvia Siriani ministrará a palestra Imigração Alemã na cidade de São Paulo. Em seguida, haverá um bate-papo sobre genealogia e cidadania alemã com membros do MI, do Instituto Martius-Staden e do Consulado da Alemanha. Completam a agenda as palestras Estudar e Pesquisar na Alemanha, organizada pelo Centro Alemão de Ciência e Inovação (DWIH), e Viver e Trabalhar na Alemanha, organizada pelo Goethe-Institut.
“É uma programação ampla, para toda a família, que vai celebrar os 200 anos da imigração alemã no Brasil. Temos fortes laços culturais e a influência alemã está presente na nossa arte, gastronomia e muitos outros setores”, afirmou Marília Marton, secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.
Durante todo o dia haverá ainda estandes do consulado, da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK), de universidades alemãs e do Goethe-Institut informando sobre vistos de estudo e trabalho, bolsas de intercâmbio, viver na Alemanha, passaporte e cidadania alemã.
A exposição Jornada para o Brasil: história das migrações de povos de língua alemã – desenvolvida pelo professor Dr. Martin N. Dreher, membro do Instituto Histórico de São Leopoldo, e pela escritora Erny Mügge, da editora Oikos, e realizada pelo Instituto Martius-Staden – se juntará à programação de exposições do MI em cartaz.
“Ao buscarem melhores condições de vida no Brasil, os imigrantes alemães trouxeram sua cultura, idioma e gastronomia e fundaram instituições que logo depois se tornaram uma parte integral da sociedade brasileira. A festa ‘Alemanha no Brasil’ reforça os fortes laços de amizade e história conjunta entre nossos países”, comenta a cônsul-geral em São Paulo, Martina Hackelberg.
A festa “Alemanha no Brasil – 200 anos de Imigração” é um projeto do Consulado-Geral da Alemanha em São Paulo em parceria com o Museu da Imigração do Estado de São Paulo. O projeto conta com o apoio do Instituto Martius-Staden, Colégio Visconde de Porto Seguro, Colégio Humboldt, Colégio Benjamin Constant, AHK Brasil, DWIH Brasil, Goethe-Institut, Daimler Truck, Mercedes-Benz e Volkswagen.
O local está sujeito a lotação. A programação pode sofrer alterações.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp