27/05/2024 às 15h24min - Atualizada em 28/05/2024 às 00h07min

Nova edição da Carta de Conjuntura da USCS destaca a importância da open Innovation e do effectuation no ecossistema de startups no Brasil

Por meio da abordagem de effectuation e a promoção das open startups, o Brasil está redefinindo o sucesso empresarial

ISABELA MANOCCHIO
Foto do banco de dados da freepik
 

Maio de 2024 - O Observatório de Políticas Públicas, Empreendedorismo, Inovação e Conjuntura da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) divulgou, recentemente, a 28ª edição da Carta de Conjuntura. A publicação contém 38 notas técnicas, em sua maioria inéditas, produzidas por mais de 100 autores - entre docentes, alunos e convidados externos (estudantes, docentes, pesquisadores, empresários entre outros) -, nas áreas de economia internacional, nacional e regional; indústria, empreendedorismo e inovação; meio ambiente; saúde; direito; ciência de dados, cultura e esporte. 

 

Entre os temas abordados está “O Impacto da Open Innovation e Effectuation no Ecossistemas de Startups no Brasil: O Início de uma Jornada no Rumo Correto”, em que o fundador e CEO da 100 Open Startups, Bruno Rondani, destaca a Open Innovation como um incentivo para o crescimento e diversificação do ecossistema de startups no Brasil, além de enfatizar que tal abordagem tem promovido uma cultura de colaboração e parcerias entre corporações e startups, impulsionando a inovação de forma resiliente e sustentável.

 

O artigo ressalta a importância da abordagem de Effectuation, conceito definido pela professora Saras Sarasvathy (Darden School of Business, Universidade de Virgínia, EUA) que valoriza a criação de soluções a partir dos recursos disponíveis, em contraposição à abordagem tradicional centrada na busca por unicórnios e avaliações financeiras exorbitantes.

Rondani argumenta ainda que o Brasil está trilhando um caminho único ao valorizar as Open Startups, empresas que combinam inovação com impacto social e sustentável. Este movimento vai além do aspecto financeiro, destacando a contribuição duradoura para a economia e comunidades locais. Segundo ele, se faz necessária uma educação empreendedora voltada para o desenvolvimento de líderes capacitados para enfrentar os desafios do futuro.

 

Para ter acesso ao material completo, acesse: https://www.uscs.edu.br/boletim/1890

 

A professora Saras Sarasvathy é uma das especialistas confirmadas para a Open Innovation Week LATAM e 13ST-Prodem, que acontece em maio, em São Paulo. Para saber mais, acesse: 100os.net/13ST-Prodem_OiweekLATAM.

 

Sobre a 100 Open Startups

A 100 Open Startups é a plataforma de open innovation pioneira e líder na América Latina, que tem como missão transformar o mercado e a sociedade a partir da inovação pela colaboração entre empresas e startups. Desde 2008, organiza a Open Innovation Week - Oiweek, comunidade que reúne mais de 200 mil profissionais e, desde 2016, publica o Ranking 100 Open Startups, que monitora a evolução da prática da inovação aberta e premia as empresas e startups líderes. A plataforma digital já facilitou mais de 1 milhão de interações que resultaram no registro de mais 104 mil acordos de open innovation e R$ 9 bilhões em contratos entre startups e corporações. Atualmente, são mais de 32 mil startups e 7 mil corporações participantes da plataforma.


 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ISABELA MANOCCHIO SANTOS
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp