25/05/2024 às 09h43min - Atualizada em 28/05/2024 às 00h05min

Deputado Sebastião Santos foi o principal articulador para a idealização do Campeonato Pan-Americano de Ciclismo de Estrada 2024 em São José dos Campos

Parlamentar destacou a importância do evento que garante vaga nos Jogos Olímpicos de Paris

ABRAHÃO HACKME
ABRAHÃO HACKME
Deputado Sebastião Santos foi o principal articulador para a idealização do Campeonato Pan-Americano de Ciclismo de Estrada 2024 em São José dos Campos

Parlamentar destacou a importância do evento que garante vaga nos Jogos Olímpicos de Paris



O Campeonato Pan-Americano de Ciclismo de Estrada 2024, um dos eventos mais prestigiados do ciclismo continental, está ocorrendo em São José dos Campos, São Paulo, entre os dias 20 e 26 de maio. Este evento é particularmente crucial pois oferece vagas olímpicas para os Jogos de Paris 2024, tornando-se um marco no calendário esportivo das Américas.

O evento conta com a participação de cerca de 400 ciclistas de 34 países, competindo em diversas categorias, incluindo Elite Masculino, Elite Feminino, Sub-23 Masculino, Júnior Masculino e Júnior Feminino. As provas variam entre Contrarrelógio Individual e Provas de Resistência, com percursos desafiadores que incluem importantes rodovias da região.

O deputado estadual Sebastião Santos (Republicanos), presidente da Frente Parlamentar de Mobilidade Cicloviária, foi o principal responsável pela articulação junto ao Governador Tarcísio de Freitas e o vice-Governador Felício Ramuth, na indicação dos recursos necessários para a realização do evento. A atuação de Santos foi crucial para assegurar o suporte financeiro e logístico para que São José dos Campos pudesse sediar o campeonato com excelência. “A etapa do Pan-Americano de Ciclismo de Estrada realizada em São José dos Campos ficará na história por ser uma das principais provas com vaga diretamente aos Jogos Olímpicos de Paris. Fizemos todo o trabalho de articulação juntamente ao Governador Tarcísio de Freitas, com indicação dos recursos das nossas emendas, para que a realização do campeonato fosse concretizada, podendo atender os principais atletas das 34 nacionalidades internacional”, explica Santos.

Sebastião também participou no dia 22 de maio, do Congresso Ordinário COPACI, que contou com a presença do presidente da UCI (União Ciclista Internacional), David Lappartient; presidente da CBC (Confederação Brasileira de Ciclismo), José Vasconcellos; presidente da COPACI (Confederação Pan-Americana de Ciclismo), José Manoel Pelaez e o presidente da FPC (Federação Paulista de Ciclismo), Cláudio Facex, além de presidentes representantes de mais de 34 países. “Durante o congresso da Confederação Pan-Americana de Ciclismo, recepcionamos os representantes dos 34 países, pontuando a importância desse campeonato em nível mundial, reunindo os principais atletas das Américas, para uma disputa acirrada, valendo vaga para os Jogos Olímpicos de Paris”, destacou o deputado.



O presidente da Federação Paulista de Ciclismo, José Cláudio Facex, destacou que a realização do Pan-Americano de Estrada é fundamental para o esporte em âmbito estadual e internacional. “Trazer o Pan na nossa gestão é uma evolução muito grande e que nos deixa honrados. Sem contar que é mais um importante evento nessa preparação para as comemorações dos 100 anos da entidade em 2025, além de destacar que esse campeonato dará a vaga para os Jogos Olímpicos de Paris saindo diretamente de São José dos Campos”, afirmou.

Já o presidente da União Ciclística Internacional (UCI), David Lappartient, elogiou o trabalho realizado pela Confederação Pan-Americana de Ciclismo (COPACI) em 2023 e parabenizou pessoalmente toda a direção em nome do presidente, José Manuel Peláez, durante o Congresso anual da referida entidade, que reúne 42 nações de toda a América. “Quero dar os parabéns à COPACI e ao meu amigo Peláez pelo excelente trabalho que realizam neste continente, onde cada vez que visitamos vemos uma grande paixão pelo ciclismo. Eles tiveram muitas competições e medalhas e sei que estão fazendo um ótimo trabalho, vendo suas novas estruturas dinâmicas”, finalizou.

Programação e Detalhes das Provas
•       21/05: Contrarrelógio Individual – Júnior Feminino (11,5 km), Júnior Masculino (23,3 km), Sub-23 Masculino (35,1 km), Elite Feminino (23,3 km).
•       23/05: Contrarrelógio Individual – Elite Masculino (35,1 km); Provas de Resistência – Júnior Feminino (59 km) e Júnior Masculino (106,2 km).
•       24/05: Prova de Resistência – Sub-23 Masculino (159,4 km).
•       25/05: Prova de Resistência – Elite Feminino (111,3 km).
•       26/05: Prova de Resistência – Elite Masculino (206,4 km).



Importância Olímpica
O desempenho dos ciclistas no Pan-Americano pode garantir-lhes uma posição na competição olímpica, elevando ainda mais a importância das provas e a competitividade entre os atletas.


Organização e Apoio
A realização do evento é fruto de uma colaboração entre a Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), a Federação Paulista de Ciclismo (FPC), a Confederação Pan-Americana de Ciclismo (COPACI), a Prefeitura de São José dos Campos e o Governo do Estado de São Paulo.


TEXTO: ABRAHÃO HACKME / ASSESSOR DE IMPRENSA - DEPUTADO ESTADUAL SEBASTIÃO SANTOS (REPUBLICANOS)

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ABRAHÃO RICARDO HACKME
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp