27/05/2024 às 11h52min - Atualizada em 28/05/2024 às 00h05min

Como se preparar e se comportar em uma entrevista de emprego

Diretor nacional da Prepara Cursos dá dicas para quem busca ingressar no mercado de trabalho

DFREIRE COMUNICAçãO E NEGóCIOS
DFreire
FreePik
Desenvolver habilidades e levar conhecimento aos jovens para que possam conquistar o primeiro emprego é uma das premissas da Prepara Cursos, rede de ensino profissionalizante, idiomas e cursos de graduação e pós-graduação que integra o Grupo MoveEdu. A marca tem 290 escolas espalhadas pelo Brasil, com 70 mil alunos ativos e mais de 1,5 milhão formados. Para quem é novato no mercado de trabalho, além de ter um bom currículo, é importante saber como lidar em uma entrevista para determinada vaga, seja ela pessoal ou online. Trata-se de uma oportunidade que traz uma chance de contratação, mas para isso é preciso se destacar dos demais candidatos. Para auxiliar nesta questão, o diretor nacional da Prepara Cursos, Camilo Carvalho, dá dicas de como se preparar, se portar e não deixar que erros comuns comprometam durante as perguntas.  

Inicialmente, é recomendado fazer uma pesquisa para obter mais informações sobre a empresa e sua atuação. Neste caso, o site institucional conta com informações sobre missão, visão e valores da companhia, bem como o portfólio de produtos e serviços. Tais dados servem de insumo e podem auxiliar a demonstrar interesse e conhecimento no decorrer da entrevista. Também é importante ler com atenção a descrição do cargo pretendido e pensar em respostas prévias relacionadas ao mercado de atuação. Uma dica valiosa é praticar potenciais perguntas com os familiares ou amigos, articulando as palavras e procurando se expressar com o máximo de clareza.

“É provável que o entrevistador pergunte se você tem alguma questão a colocar sobre a empresa. Por isso, liste perguntas inteligentes e relevantes sobre a companhia, a equipe de trabalho, oportunidades de crescimento e a cultura organizacional, por exemplo. Outro ponto crucial é a roupa escolhida para a ocasião. Buscar se vestir de forma profissional faz toda a diferença, para causar uma primeira boa impressão. Mesmo que a empresa adote vestimentas mais casuais, recomendamos que sejam usadas roupas mais formais na entrevista. Por fim, seja pontual e leve algumas cópias do currículo e outros documentos, caso seja solicitado”, revela o executivo.

Como se comportar?
Uma das melhores formas de manter a comunicação eficiente com o entrevistador é olhar nos olhos. Evite distrações ou utilizar o celular durante o bate-papo, para poder demonstrar interesse genuíno na vaga. Cumprimente o entrevistador, seja educado e sorria, pois tais ações demonstram respeito e confiança. Use palavras como “por favor” e “obrigado ou obrigada” ao responder às perguntas. Além disso, escute atentamente o que o recrutador está dizendo e mostre interesse. Destaque as hard skills, soft skills e realizações de forma objetiva, dando exemplos sempre que possível. A conversa precisa de entusiasmo, ou seja, é interessante destacar o que te atrai no cargo e de que forma você pode contribuir para o crescimento do negócio.

O que evitar?
Se atrasar é algo não recomendado em uma entrevista de emprego. Assim, é imprescindível chegar ao local com antecedência. Evite usar uma linguagem muito informal e gírias, que não vão contribuir para este momento. A linguagem corporal também é importante, mas em alguns casos pode passar uma mensagem negativa, demonstrando nervosismo excessivo. Por isso, procure não cruzar os braços, olhar para baixo ou falar de maneira monótona e mecanizada.

Conte mais sobre você!

Embora pareça uma pergunta ampla, você precisa focar em responder algo relacionado à vida profissional e complementar as informações que estão no currículo. Vale ressaltar que os recrutadores não estão esperando que o candidato responda sobre a sua vida escolar ou viagens em família, por exemplo. É preciso ser objetivo e saber o que é interessante destacar durante a entrevista. Uma das perguntas básicas dos entrevistadores é saber como o candidato se vê daqui alguns anos. Use esse espaço para falar sobre as perspectivas futuras, além de planos e projetos que estão no radar profissional. Mas evite dar respostas muito fora da realidade do mercado, uma vez que isso pode dar a impressão de que são ideias vagas e aleatórias.

Emprego anterior
Para esse tipo de pergunta, não perca tempo falando mal ou reclamando da empresa em que estava ou está trabalhando. Essa atitude pode revelar traços da sua personalidade e te afastar da contratação. Foque em destacar seus interesses pelo crescimento profissional, sua intenção de buscar novas oportunidades ou, até mesmo, de mudar de ambiente de trabalho.

Como você se define profissionalmente?
É preciso ter criatividade para fugir do clichê e responder algo como “sou dedicado” ou “sou perfeccionista”. Os entrevistadores já esperam essas características de um candidato, portanto, tente pensar fora da caixa ao responder a essa pergunta. Assim, demonstrará criatividade e autenticidade, particularidades que podem ser diferenciais na contratação.

“Quando a entrevista está terminando, a principal questão é verificar se o candidato tem alguma pergunta. Muitos entrevistados acreditam que não é preciso perguntar nada, mas é exatamente o contrário. É importante utilizar esse espaço para tirar dúvidas pertinentes a respeito da vaga, como horário de trabalho, turnos etc. Este é o momento para descobrir informações que podem te motivar ou não a seguir tentando ingressar na empresa, por isso não tenha medo e tire as suas dúvidas. E se você não quer perder a oportunidade de se destacar em uma entrevista de emprego, prepare-se e utilize as dicas listadas para surpreender os recrutadores”, finaliza Camilo Carvalho.

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
CAROLINE SOUZA SANTOS GARCIA
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp