27/05/2024 às 16h48min - Atualizada em 28/05/2024 às 00h03min

Semana Mundial do Brincar na Liga Solidária

Atividades vão de brinquedos sonoros a compostagem

SAX COMUNICAÇÃO
Liga Solidária/Divulgação
A organização social Liga Solidária, em São Paulo, participa da Semana Mundial do Brincar, comemorada nesta terça, dia 28 de maio, em mais de 40 países. O tema da edição 2024 é “Vem pra Roda – Brincar com e na natureza”.

O Programa Primeira Infância da Liga Solidária mantém parceria com a Secretaria Municipal de Educação e atende a mais de 1.800 bebês e crianças na capital paulista, em 15 Centros de Educação Infantil. Os CEIs valorizam as aprendizagens e desenvolvimento, transformam os espaços das unidades em ambientes intencionalmente preparados para favorecer a construção do conhecimento.

Nas experiências e interações, proporcionam vivências em brincadeiras que possibilitam a bebês e crianças brincarem e realizem descobertas, como “Cama de gato”, em que o gesto e o movimento são valorizados; “Processo de compostagem”, com o plantio e colheita de alimentos em uma horta pedagógica; e “Ambiente sonoro”, quando brinquedos sonoros são construídos com diversos objetos reutilizados.

“O movimento livre aproxima a criança de elementos fundamentais para o seu desenvolvimento integral em um processo de ver, viver, sentir, criar e brincar com sensibilidade e seriedade”, afirma Patrícia Nunes, supervisora de Formação Continuada da Liga Solidária.

“Uma educação para o desenvolvimento sustentável acontece por meio das vivências e interações voltadas para o cuidado de si, do outro e do ambiente. A experiência ao ar livre e em contato com a natureza favorece a investigação, a integração dos saberes e o desenvolvimento integral das crianças. As possibilidades para o aprendizado e despertar dos sentidos são inúmeras nos aspectos físicos, sociais, culturais e emocionais. O ‘desemparedamento’ pode ser feito de diferentes formas para promover maior cooperação, autonomia, descoberta e liberdade corporal”, complementa.

Neide Cavalcante, gerente de Projetos e gestora dos Centros de Educação Infantil da Primeira Infância da Liga Solidária, ressalta que a Semana do Brincar intensifica o olhar para o aprender brincando, a partir da oferta de ambientes saudáveis e acolhedores para que bebês e crianças possam interagir, investigar, descobrir e criar com os elementos naturais e as diferentes materialidades presentes nos espaços.

“Por meio da brincadeira, a criança constrói a realidade e o conhecimento do mundo; ela aprende e se desenvolve a partir do conhecimento de si, do outro e do ambiente. Nosso propósito é contribuir para um futuro mais sustentável e inclusivo para as atuais e futuras gerações. Considerar bebês e crianças protagonistas e exploradores é permitir que as descobertas sobre o mundo aconteçam de maneira significativa e permeiem suas trajetórias em meio a muitas aprendizagens para a vida. Se mudarmos o começo da história, mudamos a história toda!", afirma.

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Denio Maues Viana
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp