27/05/2024 às 09h57min - Atualizada em 28/05/2024 às 00h02min

Especialista ressalta a importância da saúde mental e as contribuições da psicologia para o trânsito

O Brasil é o terceiro país em número de mortes em acidentes de trânsito

NATASCHA ROMAN
Imagem Freepik
A Campanha de Maio Amarelo foi criada pelo Observatório Nacional de Segurança Viária em 2014, para conscientizar a sociedade a respeito do alto índice de mortos e feridos no trânsito em todo o mundo. Só para se ter uma ideia, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, o Brasil é o terceiro país em número de mortes em acidentes de trânsito. Fica atrás apenas da Índia e da China. Somente no ano passado, mais de 600 mil acidentes foram registrados no Brasil; uma média de 17 casos por dia. O Maio Amarelo completou 11 anos de mobilização social esse mês e trouxe como tema: ‘A paz no trânsito começa por você’.

Diante da temática, se faz necessário refletir a importância da saúde mental e as contribuições da psicologia para melhorar o cenário de acidentes e imprudência nas estradas. Uma vez que, o cuidado com a saúde emocional não se restringe apenas a quem já enfrenta o trânsito todos os dias, mas também para avaliar aqueles que desejam ser futuros condutores.

A importância dos testes para um trânsito mais seguro

Entre as habilidades exigidas na obtenção ou renovação da CNH estão aspectos cognitivos como memória, inteligência e três tipos de atenção: a concentrada, importante para avaliar o foco do motorista no ato de dirigir, a dividida, fundamental para avaliar a atenção a diferentes estímulos simultâneos; e por último a atenção alternada, vinculada a importância de se conseguir alternar o foco quando está conduzindo um veículo. Além desses aspectos, são avaliados a capacidade de juízo crítico, comportamento e traços de personalidade.

Avaliação de personalidade no trânsito

Um dos testes mais conhecidos para a avaliação da personalidade, no trânsito, é o teste Palográfico. “Quem já tem a carteira de habilitação, já conhece essa avaliação. No entanto, o que poucas pessoas sabem é que se trata de uma avaliação de personalidade. O tamanho do risco, a grossura, o espaçamento, tudo isso revela traços de personalidade que vão ter impacto na forma de dirigir. Por isso esse é um teste essencial para quem vai começar a conduzir um veículo”, explica Ricardo Mattos, CEO da Vetor Editora, empresa cinquentenária que contribui com o exercício da psicologia nesse meio com conteúdos e testes que colaboram para um trânsito mais seguro.

A companhia tem desenvolvido desde a sua fundação testes de qualidade para o mercado e conta com instrumentos psicológicos atualizados com pesquisas nacionais para esse contexto. Além disso, foi fundamental para a introdução da avaliação psicológica no processo de avaliações compulsórias como a de CNH e porte de arma no Brasil.

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Natascha Roman Padilha
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp