27/05/2024 às 17h45min - Atualizada em 28/05/2024 às 00h01min

Aditivo para etanol: é mesmo necessário?

Conheça 4 principais benefícios dos aditivos

LIGIA CERDEIRA
BASF
Unsplash

O preço dos combustíveis é um crivo importante para os consumidores na manutenção dos automóveis. A diferença de preço entre gasolina e etanol é sempre uma dúvida para quem tem carro flex – que hoje já corresponde a 83% dos carros vendidos no Brasil, segundo a Anfavea, Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores.
Porém, além do preço, a questão ambiental também deve entrar como critério importante nessa avaliação: o biocombustível é produzido a partir de fonte renovável, a cana de açúcar, pode reduzir em até 90% as emissões de CO se comparado à gasolina considerando todo o ciclo de vida, emite menos gases de efeito estufa e de poluentes atmosféricos, incluindo material particulado. Segundo o Ministério de Minas e Energia, em 20 anos desde o lançamento do primeiro bicombustível no Brasil, em 2003, foram evitadas 800 milhões de toneladas de emissões de CO2.
E a aditivação do etanol é importante, como é na gasolina? Segundo Luis Fernando Sabino, gerente técnico do negócio de Aditivos e Lubrificantes da BASF na América Latina, o etanol é um combustível eficiente, relativamente limpo, mas os aditivos podem potencializar suas qualidades, trazendo ganhos interessantes para o bom funcionamento dos sistemas e melhor desempenho do motor. “Umas das principais funções do aditivo é agir como um detergente, formando uma película na válvula de admissão, prevenindo a formação de depósito e limpando as partículas no motor que podem ter sido depositadas com o combustível comum”, explica. Seguem alguns benefícios sinalizados pelo especialista:
  1. Limpeza do sistema de combustível: os aditivos limpam e ajudam a manter os injetores e outras partes do sistema de combustível limpos. O acúmulo de resíduos pode prejudicar o desempenho do motor.
  2. Melhor combustão: pode ajudar a ter uma queima mais completa e eficiente, também melhorando a performance do motor e a redução de emissões.
  3. Proteção Contra a Corrosão: os aditivos contêm anticorrosivos que protegem componentes metálicos, como o tanque de combustível e linhas de injeção.
  4. Redução do consumo de combustível: a adição de um componente com moléculas redutoras de atrito / fricção na formulação do aditivo pode promover uma maior economia no consumo de combustível do veículo.
Seja para etanol ou gasolina, os aditivos trazem benefícios efetivos, como o de prolongar a vida útil do motor, promover a economia de combustível e aumentar o desempenho do veículo. O especialista recomenda avaliar a qualidade dos produtos e sugere que sejam provenientes de distribuidoras de combustíveis confiáveis, que realizam rigorosos testes de qualidade.
A BASF produz aditivos para combustíveis na Alemanha desde a década de 1920. Com investimento em Pesquisa & Desenvolvimento e promovendo testes de desempenho, a companhia é parceira estratégica dos principais distribuidores de combustíveis e aos grandes fabricantes automotivos. De acordo com testes realizados pela empresa, o uso dos pacotes Keropur® no combustível apresentou uma redução significativa nas emissões de monóxido de carbono (CO) e hidrocarbonetos (HC), além da melhoria na dirigibilidade e aceleração do automóvel e economia de combustível.
 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
LIGIA CRISTINA CERDEIRA CIULADA
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp