22/05/2024 às 10h35min - Atualizada em 22/05/2024 às 20h02min

Dia Internacional do Chá celebra tradição e versatilidade da segunda bebida mais consumida do mundo

Depois da água, o chá é a bebida mais popular globalmente e se destaca pelas múltiplas formas e ocasiões de consumo, bem como pela diversidade de consumidores

SAMARA ALCANTARA
freepik

O Dia Internacional do Chá, celebrado em 21 de maio, comemora a tradição e a popularidade da segunda bebida mais consumida do mundo, perdendo apenas para a água. Com a crescente alta na preferência do consumidor brasileiro, o chá ganha destaque nos cardápios de casas especializadas e cada vez mais variedades de opções nas gôndolas de mercados.
 

Sua origem remonta a meados de 250 a.C., na China, quando se iniciou o costume de usar as folhas de chá para dar um bom sabor à água fervida. A tradição milenar do consumo regular da infusão de ervas, frutas e flores ganhou complexidade, públicos e novas ocasiões de consumo. Hoje, a bebida vai para além da xicara, podendo ser consumida gelada, com ou sem vitaminas e minerais, por adultos ou crianças. A categoria alcança também um novo patamar, ganhando uma alta tendência para mixologia em drinks alcoólicos e não alcoólicos. 
 

Não à toa, o mercado global de infusões teve um crescimento de 43% entre 2019 e 2023, de acordo com dados da empresa global de pesquisa Euromonitor International[1]. No Brasil, segundo dados Nielsen, a categoria capturou um crescimento de 5% em valor. 
 

"Muito mais do que uma simples bebida, o chá é uma opção versátil, podendo ser consumido gelado, frio, em drinks ou mesmo como base para coquetéis não alcoólicos para pessoas de qualquer idade. É uma bebida para todas as idades, gêneros e ocasiões", comenta Flavio Andrade, gerente de Trade e Marketing da Leão, marca líder nacional no segmento de chás por infusão.
 

O chá, além de toda a versatilidade que oferece, também é uma escolha para aqueles que buscam um estilo de vida mais saudável, prático e de fácil adaptação à rotina diária. As infusões naturalmente contêm uma variedade de nutrientes e compostos bioativos que têm o potencial de fortalecer o sistema imunológico, melhorar a digestão, promover a hidratação do corpo e até mesmo ajudar a reduzir os sintomas de estresse e ansiedade, entre outros benefícios. Rico em antioxidantes e outros nutrientes, o chá contribui para a manutenção de uma boa saúde.
 

"Ao escolher incorporar o chá em nossa rotina, optamos por um estilo de vida mais saudável e equilibrado. As infusões naturais dessa bebida são ricas em uma variedade de nutrientes e compostos que oferecem uma série de benefícios para a saúde. Além disso, seus antioxidantes são eficazes no combate aos radicais livres, promovendo assim uma boa saúde a longo prazo. É uma escolha inteligente e deliciosa para aqueles que buscam bem-estar e vitalidade em seu dia a dia", conclui Andrade.


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
SAMARA ALCANTARA SOUZA
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp