20/05/2024 às 20h07min - Atualizada em 21/05/2024 às 08h00min

55ª Expô Barbacena entra para a história como a maior já realizada

Em cinco dias de intensa programação técnica e artística, mais de 100 mil participantes passaram pelo evento, com movimentação financeira superior a 40 milhões de reais

REDAÇÃO | GRUPO BALO
Gabriel Winter

Considerada a maior edição da história, a 55ª Expô Barbacena reuniu milhares de pessoas entre os dias 15 e 19 de maio no Parque de Exposições Senador Bias Fortes, em Barbacena, município mineiro situado no Campo das Vertentes. A programação técnica e artística encantou e divertiu os visitantes de diversas cidades da região e moradores. No palco, se apresentaram o Padre Alessandro Campos, Anderson Freire, Tony Alysson, On Fire, Jorge & Mateus, Bruno & Marrone, Lu Fossi, Pedro Sampaio, Simone Mendes e Thiaguinho.

O primeiro dia da 55ª Expô Barbacena foi marcado por momentos de fé e devoção. No palco, emocionantes apresentações do Padre Alessandro Campos, Tony Alysson e Anderson Freire levaram o público a uma noite inesquecível. A abertura oficial da parte técnica ocorreu durante o dia, com a presença ilustre do Secretário de Estado da Agricultura de Minas Gerais, Thales Almeida. Em sua primeira visita a Barbacena, o Secretário percorreu o parque, dialogando com os produtores rurais e conferindo de perto as inovações e práticas agropecuárias expostas.

Na quinta-feira, 16 de maio, as atividades começaram com a esgota do Torneio Leiteiro seguido das exposições e julgamentos. À tarde, teve início a primeira ordenha do torneio leiteiro, enquanto as crianças se divertiram no Rodeio em Carneiros, entre os Galpões 1 e 2. À noite, o público foi animado pelo Rodeio Show da Liga Nacional de Rodeio, seguido do DJ Wanderson Ferraz e do show de On Fire, culminando na tão esperada apresentação da famosa dupla Jorge e Mateus, que lotou o Parque de Exposições.

Já na sexta-feira, 17 de maio, as atividades incluíram a ordenha do torneio leiteiro e das cabras, exposições de laticínios, bovinos e equinos, além da tradicional Feira de Artesanato. O Espaço Agroindustrial trouxe inovações tecnológicas, enquanto o julgamento de gado de corte e os rodeios encantaram o público. À noite, Lu Fossi e Bruno & Marrone fizeram shows memoráveis, animando todos os presentes.

O sábado, 18 de maio, continuou com uma programação intensa, com julgamentos de bovinos e equinos, exposições de laticínios e atividades na Fazendinha IF Sudeste Campus Barbacena. O Rodeio Show e apresentações de DJs mantiveram o público animado até os shows de Pedro Sampaio e Simone Mendes, que levaram milhares de pessoas ao Parque de Exposições, batendo todos os recordes.

No último dia, domingo, 19 de maio, o encerramento do torneio leiteiro e a premiação dos equinos Campolina marcaram o início do dia. Atividades variadas continuaram a entreter os visitantes. No palco, o samba e pagode contagiante fizeram o público cantar e dançar com os grupos Papo de Samba, Safadiar e NTI, além do show mais esperado do dia, o Thiaguinho, que agitou os presentes com uma apresentação animada e repleta de carisma. Teve ainda o Rodeio da Liga Nacional de Rodeios que fez as arquibancadas ficarem lotadas.

Todos os dias, o evento ofereceu uma rica programação técnica, com verdadeiros espetáculos promovidos pelos cavalos das raças Mangalarga Marchador e Campolina, que foram avaliados e premiados com o acompanhamento do público. Outras atividades também valorizaram a agropecuária, como exposições de animais, a tradicional Feira de Artesanato, a Fazendinha IF Sudeste Campus Barbacena e o Espaço Agroindustrial.

A 55ª Expô Barbacena movimentou a economia local, fomentou negócios e promoveu o turismo na cidade. Mais de 100 mil pessoas passaram pelo Parque de Exposições nos cinco dias de evento, resultando em uma movimentação financeira superior a 40 milhões de reais e lotação total da rede hoteleira, além de mais de 100 excursões para a iniciativa. Mais de 600 equinos, 250 bovinos e 500 pequenos e grandes animais foram levados para a Exposição, mostrando a diversidade e a qualidade da agropecuária local.

Com uma cenografia impressionante que utilizou 2000 metros de tecidos sublimados e coloridos e uma tonelada de materiais, o palco encantou o público. Ao todo, foram realizados 18 shows e mais de 50 horas de entretenimento, contando com o Rodeio. Mais de 80 toneladas de alimentos foram arrecadadas através do ingresso solidário e serão direcionados para famílias em situação de vulnerabilidade social.

Presenças ilustres também marcaram o evento. O influenciador Henrique Maderite esteve no galpão do Laticínios Porto, enquanto os ex-BBBs Thalyta e Michel curtiram os shows. Todos foram muito simpáticos, posaram para fotos e interagiram com os fãs, contribuindo para a atmosfera festiva da Expô.

“O resultado desta edição histórica nos enche de satisfação. Agradeço imensamente a todos os funcionários da prefeitura e fornecedores que trabalharam arduamente para que o evento fosse um sucesso,” destacou o Diretor de Cultura, Desporto e Turismo de Barbacena, Alexandre Braga.

Durante o evento, o Prefeito Carlos Du anunciou no palco as atrações dos próximos eventos na cidade. De 26 a 29 de julho, Barbacena receberá o 3º Arraiá BQ, com shows de Falamansa no dia 26, Thaeme e Thiago no dia 27 e Eduardo Costa no dia 28. A festa promete muita animação e tradições juninas, sendo mais uma oportunidade para movimentar a economia e promover o turismo na cidade.

Para a 52ª Festa das Rosas e Flores de Barbacena, prevista para acontecer de 10 a 13 de outubro, a programação contará com Padre Fábio de Melo no dia 10, Cláudia Leitte no dia 11, Hungria no dia 12 e Dilsinho no dia 13. Além dos shows, o evento incluirá uma Mostra de Paisagismo, Stands Ornamentados, Exposição de Orquídeas, Feira de Artesanato, Exposição de Carros Antigos e a tradicional eleição da Rainha das Rosas, com categorias para diferentes faixas etárias.

A Expô Barbacena é uma realização da Prefeitura de Barbacena e Sindicato Rural de Barbacena, com o apoio do Governo Federal, Ministério do Turismo, Ministério da Cultural, Governo de Minas Gerais, Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais e Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais.


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
HEBERTON DOS SANTOS LOPES
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp