20/05/2024 às 10h31min - Atualizada em 20/05/2024 às 20h07min

Premiação de voluntariado prorroga inscrições

Inscrições foram prorrogadas devido às enchentes no Rio Grande do Sul. Cerca de 80% dos associados da rede estão engajados como voluntários em ações de apoio ao estado

FLáVIA PEREZ
https://ludus.eco.br/
Divulgação/CIEDS

O Prêmio Aplaude 2024, promovido pelo Conselho Brasileiro de Voluntariado Empresarial (CBVE), prorrogou as inscrições, devido às enchentes no Rio Grande do Sul. Empresas e organizações sociais, em geral, estão engajadas em ações de apoio voltadas ao estado, com destaque a 84% da rede de associadas, que seguem investindo esforços e dedicando ações voluntárias em socorro aos territórios impactados.

O objetivo da premiação, realizada pelo CIEDS (Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável), responsável pela gestão da Secretaria Executiva do CBVE, é reconhecer ações transformadoras que contribuam para inspirar pessoas e outras organizações. Os interessados em participar podem se inscrever até 31 de maio.

Para Vandré Brilhante, fundador e diretor-presidente do CIEDS, “neste momento, todos os esforços estão sendo direcionados no sentido de ampliar o apoio às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul e a atuação dos voluntários na região reforça, mais uma vez, a potência da união e da solidariedade”.

O Prêmio Aplaude reconhece a atuação de empresas públicas e privadas e organizações da sociedade civil responsáveis por atividades voluntárias que compartilham, influenciam e inspiram um país melhor e produzem impactos transformadores na sociedade, voltados para o alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS, das Nações Unidas, dos pressupostos da Agenda ESG, e dos Princípios da ONU para Empresas e Direitos Humanos - UNGP, no âmbito nacional.

Em sua segunda edição, em 2023, 118 projetos foram inscritos, com a colaboração de mais de 40.000 voluntários mobilizados e 11 milhões de pessoas impactadas, direta e indiretamente. O prêmio conta ainda com apoio de organizações brasileiras e internacionais, como CLAVE - Conselho Latino Americano de Voluntariado Empresarial e Voluntare - Rede europeia de Voluntariado.

Passo a passo
Os interessados poderão se inscrever em seis categorias da premiação, que contará este ano com a parceria do Pacto de Promoção da Equidade Racial, iniciativa que propõe implementar um Protocolo ESG Racial para o Brasil, e também com o Instituto Ethos como curador da organização do prêmio. Ao todo, serão 6 vencedores e a premiação está prevista para acontecer em 12 de setembro.

Para Tiago Siqueira, que integra a rede de voluntariado corporativo do Bradesco e participou do Prêmio Aplaude 2023, tendo conquistado a premiação na categoria Sustentabilidade, “o voluntariado corporativo é um programa de ação social que pode obter impactos sociais ou ambientais positivos. O voluntariado proporciona aos colaboradores a oportunidade de contribuir para uma causa significativa para eles. Essa sensação de propósito compartilhado cria um senso de pertencimento para a comunidade e para a empresa, além da possibilidade de criar memórias compartilhadas”.

A seleção acontecerá em 5 etapas: inscrição e envio da documentação; seleção dos classificados; avaliação das inscrições; divulgação dos 14 finalistas, no dia 9/08, e voto popular, entre os dias 13 e 22 de agosto.

É possível se inscrever nas categorias de Programa de Voluntário do Ano; Voluntariado nas Organizações da Sociedade Civil (voto popular); e nas iniciativas Destaque nas áreas de Educação; Diversidade; Legado e Meio Ambiente. A premiação é direcionada a empresas públicas ou privadas e organizações da sociedade civil que tenham implementado ações de voluntariado corporativo, no último ano.

Serviço
Premiação: Prêmio Aplaude 2024
Prazo de inscrições: de 15/04/24 a 31/05/24
Público-alvo: empresas públicas e privadas, institutos e organizações da sociedade civil
Edital e inscrições: para se inscrever, basta acessar o link https://cbve.org.br/premio-aplaude
Mais informações: enviar e-mail para [email protected]


 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Flavia Peres Serrano Lopes
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp