20/05/2024 às 14h53min - Atualizada em 20/05/2024 às 20h06min

Mogi das Cruzes tem evento gratuito que celebra o forró e o cordel no dia 8 de junho

ELIANE VERBENA / VERBENA ASSESSORIA
Cacá Lopes é uma das atrações (foto de J Campos)
No dia 8 de junho de 2024, sábado, a partir das 13h, acontece a mostra cultural Eles e Elas que Decantam o Nordeste, em Mogi das Cruzes, SP, na Escola Estadual Maria Isabel de Santos Mello, que fica na Av. Presidente Altino Arantes, 100, no bairro de Jundiapeba. O ritmo musical forró e arte da literatura de cordel são os temas que norteiam o evento multidisciplinar pedagógico, que tem entrada gratuita e acessibilidade em Libras.

Mantendo o enfoque nos elementos “música, literatura e dança”, a mostra Eles e Elas inicia com uma Roda de Conversa entre o público e a escritora e ilustradora potiguar Nireuda Longobardi, às 13h. O Sarau Bodega do Brasil, reconhecido por reverenciar a cultura popular nordestina, realiza um encontro cheio de muita música e poesia, às 14h. Na sequência, às 15h, os Alunos da MISM - E. E. Maria Isabel dos Santos Mello fazem apresentações de danças regionais.

A programação segue com show de Cacá Lopes, cordelista, cantor, violonista e compositor nordestino, que se apresenta às 16h; e com uma Oficina de Dança, ministrada pela professora e pesquisadora do forró urbano, Íris De Franco, e pelo dançarino e professor Evandro Paz, às 17h, que prometem fazer o público balançar. A atração de encerramento fica por conta do grupo Luarada Brasileira, formado por Cicinho Silva, Ivan Rodrigo, Clebinho Santos e Antonio Batista, que fecha o evento às 18h, cujo show passeia pelas muitas vertentes do forró - do tradicional ao contemporâneo.

O público - crianças e adultos - ainda pode participar de Oficinas de Argila, com o mestre Pedro Artesão: uma vivência imersiva na qual os participantes terão a oportunidade de criar suas próprias esculturas de barro. As inscrições para as vivências começam às 14h. E não vão faltar barracas com delícias da culinária nordestina e brasileira, comandadas por pais/mães de alunos da Escola, ex-alunos e pessoas da comunidade, via projeto de Empreendedorismo Solidário.

O projeto Eles e Elas que Decantam o Nordeste, idealizado por Elielma Carvalho (pedagoga, cordelista, produtora e gestora cultural) é uma realização da Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio do Programa de Fomento à Arte e Cultura de Mogi das Cruzes (PROFAC). A mostra tem o propósito de fomentar e difundir o forró e a literatura de cordel, propiciando uma imersão do público nessas duas fontes genuínas da cultura popular brasileira, por meio do lazer, da diversão e da reflexão. Além de contar com intérpretes de Libras nas atrações, o evento ocorre em local com acessibilidade para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida.

Mostra Cultural: Eles e Elas que Decantam o Nordeste
Data: 8 de junho de 2024 - Sábado, a partir das 13h
Local: Escola Estadual Maria Isabel de Santos Mello
Av. Presidente Altino Arantes, 100 - Jundiapeba. Mogi das Cruzes/SP.
Tradução em Libras. Acessibilidade: PCD e pessoas com mobilidade reduzida.
Gratuito (aberto à toda a comunidade). Classificação: Livre.

13h - Roda de Conversa: Nireuda Longobard
14h - Sarau Bodega do Brasil
14h - Oficina de argila: Pedro Artesão - Início das inscrições.
15h - Apresentação: Alunos da MISM - E. E. Maria Isabel de Santos Mello
16h - Show: Cacá Lopes
17h - Oficina de Dança: Íris De Franco e Evandro Paz
18h - Show: Luarada Brasileira.

 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ELIANE DE FATIMA GARCIA VERBENA E OLIVEIRA
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp