17/05/2024 às 16h32min - Atualizada em 20/05/2024 às 20h06min

Brasília sedia 1ª encontro de arte, educação e natureza na primeira infância

Verbo Nostro
https://www.instagram.com/verbonostro/
foto de Tiago dos Santos
Brasília se prepara para sediar o “1º Encontro Cunhatã Cerratense Arte, Educação e Natureza na Primeira Infância”, um evento idealizado pela coreógrafa e diretora carioca, Andrea Jabor, e pela cantora e arte- educadora Isabella Rovo, também integrante do grupo Camerata Caipira. O encontro acontece de 4 a 9 de junho, oferecendo uma programação totalmente gratuita em diversos locais da capital federal e promete uma experiência enriquecedora, repleta de vivências e aprendizados para crianças, educadores e famílias. O projeto é realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal, através da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

Isabella Rovo explica que o nome "Cunhatã Cerratense" foi inspirado na língua Tupi Guarani: Cunhatã significa menina; e Cerratense é o termo utilizado pelo historiador Paulo Bertam para se referir aos habitantes da região dos Cerrados. O nome expressa a proposta do evento em reunir profissionais dedicados às práticas artísticas e educativas com crianças para refletirem sobre a importância de integrar arte e natureza no processo de ensino-aprendizagem, explorando as riquezas deste bioma fundamental para o Brasil. “O Cerrado ocupa o segundo lugar na lista dos biomas com o maior número de espécies em extinção. Por isso, o nome carrega uma essência e uma filosofia que é de transmitir a ideia de cuidado e conexão com a terra, nossas origens e raízes desde a primeira infância", explica a arte-educadora Isabella Rovo.

Um dos pontos altos do 1º Encontro Cunhatã Cerratense será a palestra de abertura “A Criança e a Natureza”, de Gandhy Piorski (artista plástico, escritor e pesquisador das práticas da criança), seguida por uma roda de conversa com renomados artistas do campo da criação para o público infantil, entre eles, Alessandra Roscoe (jornalista, escritora de livros para infância), Márcio Vieira (artista criador do circo-teatro UdiGrudi), Roger Mello (escritor, dramaturgo e ilustrador brasileiro) e Gandhy Piorski, que também lançará seu livro "A Criança e as Águas". O evento, gratuito e aberto a educadores - especialmente que trabalham com a primeira infância, acontece na Escola Parque da 313/314 Sul.
  
Ao longo da semana, o evento traz uma programação com oficinas direcionadas aos professores da rede pública de ensino, ministradas por Andrea Jabor, Isabella Rovo e Victor Batista. O objetivo das oficinas é explorar novas abordagens pedagógicas que integram arte, música, corpo e natureza ao processo de ensino-aprendizagem.

Outro destaque da programação é uma vivência investigativa das riquezas do Cerrado, que acontece ao ar livre, no dia 8 de junho (sábado), no Parque Olhos D’água (413/414 Norte). A atividade será conduzida pelo biólogo e educador ambiental Rogério Dias e contará com a participação, ao vivo, dos músicos do grupo Camerata Caipira. A intenção dos organizadores é propiciar um momento de união e festa para crianças e famílias. 

No dia 9 de junho (domingo), às 17 horas, o grupo Camerata Caipira encerra a programação do evento com o espetáculo “É o Bicho!”, no Teatro do Espaço Cultural Renato Russo (Asa Sul Comércio Residencial Sul 508 - Bloco A). A entrada é gratuita.

Sobre o Espetáculo “É o Bicho!”
Com participação final no dia 9 de junho, o Grupo Camerata Caipira apresenta o espetáculo "É o Bicho!", que combina ritmos tradicionais brasileiros com a fauna do Cerrado, em uma versão especialmente elaborada para crianças de três a seis anos. “O objetivo é levar a plateia a uma imersão sonora, visual, musical, cênica e provocativa sobre a importância de cuidado e preservação das espécies do nosso Cerrado”, reflete Andrea Jabor, diretora do espetáculo. A cantora e arte-educadora, Isabella Rovo, lembra que a diversidade da fauna do Cerrado é grandiosa, porém ainda pouco conhecida e valorizada, necessitando da ação respeitosa do ser humano para garantir sua sobrevivência. “É com esse espetáculo que encerraremos essa primeira edição do evento – um encontro gratuito para toda a família", complementa.

Para Andrea Jabor, o evento será um marco na promoção de experiências educativas inovadoras, conectando a primeira infância à arte, à natureza e à cultura do Cerrado, em um ambiente de aprendizado e celebração. “É uma oportunidade única de transformação e conexão, que visa integrar a primeira infância à riqueza cultural e natural da região”, diz. Para as organizadoras, o encontro será um impulsionador de aprendizados, visando criar memórias significativas em todos os participantes.

PROGRAMAÇÃO – AGENDA
ABERTURA
Dia: 4 de junho (terça-feira) | Horário: 9h às 11h 
Palestra de abertura A Criança e a Natureza, com Gandhy Piorski, seguida de Roda de Conversa com Alessandra Roscoe, Márcio Vieira e Roger Mello. Mediação: Andrea Jabor e Isabella Rovo
Local: Escola Parque (313/314 sul - acesso pela W2)
Entrada gratuita, ingressos limitados. 
Retirada de ingressos pelo Sympla: 
https://www.sympla.com.br/evento/abertura-do-1o-encontro-cunhata-cerratense-palestra-e-roda-de-conversa/2462855 

Dia 4 de junho (terça-feira) | Horário: 14h 
Espetáculo “É o Bicho!”, com o grupo Camerata Caipira 
Local: Teatro da Escola Parque (313/314 sul - acesso pela W2)
(evento exclusivo para a escola)

Dia 4 de junho (terça-feira) | Horário: 19h
Lançamento do livro “A Criança e as Águas”, de Gandhy Piorski
Local: Livraria Circulares (CLN 113)
Entrada Livre

Dia 5 de junho (quarta-feira) | Horário: 20h 
Estreia da Live “Brincando Mundo Aflora - Canções, Cantigas e brincadeiras musicais”, com o grupo “Mundo Aflora” (SP)
Transmitido pelo canal do YouTube @cameratacaipira
https://www.youtube.com/c/cameratacaipira 

Dia 6 de junho (quinta-feira) | Horário: 20h
Estreia da Live “DiverSom – uma Experiência Lúdica com Brinquedos Sonoros”, com o grupo “Circo Teatro Udi Grudi” (DF)
Transmitido pelo canal do YouTube @cameratacaipira 
https://www.youtube.com/c/cameratacaipira 

Dia 8 de junho (sábado) | Horário: 9h às 11h
Vivência no parque Olhos D’Água com o biólogo e educador ambiental, Rogério Dias. A vivência contará com a participação musical grupo Camerata Caipira.
Local: Entrada principal do Parque Olhos D’Água (Quadra 413 e 414 - Asa Norte) 
Público: famílias com crianças a partir de três anos de idade
Entrada gratuita mediante retirada de ingresso no Sympla.  https://www.sympla.com.br/evento/vivencia-no-parque-olhos-d-agua-1o-encontro-cunhata-cerratense/2462879 

Dia 9 de junho (domingo) | Horário: 17h 
Espetáculo “É o Bicho!”, do grupo Camerata Caipira, com direção de Andrea Jabor
Local: Teatro do Espaço Cultural Renato Russo (508 Sul - Bloco A)
Sessão aberta ao público, mediante retirada de ingresso no Sympla https://www.sympla.com.br/evento/espetaculo-e-o-bicho-com-camerata-caipira/2463023 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
VALTER JOSSI WAGNER
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp