20/05/2024 às 08h53min - Atualizada em 20/05/2024 às 20h05min

5 dicas essenciais para impulsionar as vendas com o Click To WhatsApp

A ferramenta é uma função estratégica para impulsionar as vendas nos negócios. Mas é preciso saber como utilizar para alcançar resultados positivos.

Karine Mascarenhas de Almeida
Chatbot Automação Click To Whatsapp Vendas Digitais

Uma pesquisa recente, divulgada pela Opinion Box, apontou que o WhatsApp foi o app mais importante para os internautas brasileiros, além disso, é possível notar sua crescente popularidade como canal de vendas, já que, segundo estudo do International Data Corporation (IDC), 88% dos consumidores optam pelo WhatsApp como canal de comunicação.

Diante disso, estratégias como o "Click to WhatsApp" podem ser utilizadas como uma ferramenta para impulsionar as vendas nos negócios. Porém, é fundamental compreender sua utilização de forma assertiva.

O "Click to WhatsApp" é uma ação que permite ao usuário clicar em um anúncio do Facebook ou Instagram e o direcionar para iniciar uma conversa no WhatsApp. Faz parte da estratégia também adicionar um link ou botão de fácil acesso em um site ou aplicativo móvel para iniciar uma conversa no  para um número específico. É comumente utilizado por empresas e profissionais para facilitar o contato direto com os clientes, promovendo a interação rápida.

"O Click to WhatsApp é uma ferramenta poderosa para impulsionar as vendas e construir relacionamentos duradouros com os clientes. Facilita o contato direto, oferece suporte personalizado e utiliza estratégias de automação inteligentes", destacou Victor Hugo, Líder de Negócios Digitais da Huggy, plataforma de atendimento digital.

Existem práticas importantes a se considerar ao utilizar essa função. Abaixo estão cinco dicas úteis para aproveitar a funcionalidade e incrementar a estratégia de vendas de negócios:

Facilite o contato direto

Ao incorporar o "Click to WhatsApp" é como se estivesse removendo uma barreira entre sua empresa e clientes em potencial. Fique atento quanto ao posicionamento do botão ou link para que incentive os visitantes a iniciar uma conversa com apenas um clique. Quanto mais fácil for para os clientes entrarem em contato, maior será a probabilidade de fechar vendas.

Ofereça suporte personalizado

Utilize o WhatsApp como uma ferramenta para oferecer suporte personalizado aos clientes. Ao responder rapidamente às mensagens e fornecer assistência individualizada, é possível construir relacionamentos mais fortes e aumentar a confiança do cliente com a marca. Preparação é essencial para fornecer informações detalhadas sobre produtos, resolver problemas e orientar os clientes durante todo o processo de compra.

Envie ofertas exclusivas e promoções

Vale a pena aproveitar a instantaneidade do WhatsApp para enviar ofertas exclusivas e promoções. Para isso, contar com listas de transmissões personalizadas e previamente elaboradas ajuda a alcançar mais pessoas de uma só vez, oferecendo descontos especiais, cupons ou acesso antecipado a vendas. Essa abordagem personalizada pode incentivar o agir imediato e aumentar as taxas de conversão.

Automatize respostas e atendimento ao cliente

Utilize ferramentas de automação, como chatbot, para agilizar o atendimento ao cliente por meio do WhatsApp. Faça configuração de respostas automáticas para perguntas frequentes, como horário de funcionamento, políticas de devolução ou informações de entrega. Isso economiza o tempo da equipe e garante uma resposta rápida aos clientes, mesmo fora do horário comercial.

Analise e otimize o desempenho

Acompanhe métricas importantes, como taxas de resposta, tempo médio de resposta e conversões geradas por meio do "Click to WhatsApp". Esses insights são valiosos para otimizar estratégias, identificar áreas de melhorias e ajustar a abordagem conforme necessário. Teste diferentes mensagens, horários de envio e ofertas para descobrir o que melhor se adapta ao público-alvo.

Ao implementar essas dicas, as empresas podem utilizar da melhor maneira o poder do "Click to WhatsApp" para impulsionar as vendas, melhorar o engajamento do cliente e construir relacionamentos duradouros.


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Karine Mascarenhas de Almeida
Karine Mascarenhas de Almeida


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