20/05/2024 às 08h25min - Atualizada em 20/05/2024 às 20h05min

Fio D'ouro: Uma História de Transformação Através da Confeitaria Artesanal

A Jornada Empreendedora de Ana Lucia Varela

LALA EVAN
Arquivo pessoal Ana Lucia Varela

Ana Varela, empreendedora de doces artesanais e advogada de formação, encontrou na confeitaria uma maneira de levar alegria às pessoas e se realizar profissionalmente. Em uma conversa inspiradora, ela compartilhou sua trajetória e os desafios enfrentados, especialmente em um momento crítico para o Rio Grande do Sul, marcado por uma grande catástrofe ambiental.

De Advogada a Confeiteira

Ana, que ainda atua na advocacia, compartilhou como a confeitaria entrou em sua vida. Formada em direito, ela sempre buscava formas de desestressar através de atividades manuais. Em 2017, começou a fazer biscoitos decorados para presentear, e logo seus produtos começaram a ser requisitados para venda. "Eu queria trazer felicidade e me sentir feliz com aquilo que fazia. Isso me fez falta, e por isso me dediquei à confeitaria", explica Ana.

A Importância da Mentoria

Ana reconhece o papel crucial da sua mentora, Jucy Freitas, em sua jornada empreendedora. A mentoria a auxiliou a posicionar sua marca no mercado e a precificar seus produtos de forma adequada. "O artesanal não é simples ou desorganizado. Precisei de orientação para dar uma cara de sofisticação e organização ao meu trabalho. A troca de experiências com outras mulheres empreendedoras e o suporte da Jucy foram fundamentais para me fortalecer", enfatiza Ana.

Enfrentando Preconceitos e Desafios

Ao iniciar sua nova carreira, Ana enfrentou questionamentos sobre sua decisão de deixar a advocacia. "Muitos amigos questionaram se eu tinha certeza do que estava fazendo. Mas, para mim, era uma escolha clara. Eu amo o que faço e isso é fundamental para o sucesso", afirma Ana com convicção.

Uma História de Sucesso

Hoje, Ana Varela, juntamente com seu marido Valter Corso, gerencia com sucesso a empresa 'Fio D'ouro', fundada em 2012 e especializada em doces à base de ovos, sem glúten e sem lactose, provando que o sucesso pode ser conquistado através de paixão, determinação e resiliência. A loja, localizada na casa histórica da família, oferece um ambiente acolhedor onde os clientes podem desfrutar dos seus produtos. "O sucesso, para mim, é gostar do que faço. Encontrei na confeitaria uma forma de unir meu conhecimento e minha paixão pela arte, e isso tem sido muito gratificante", complementa Ana, refletindo sobre sua jornada de sucesso e resiliência.

O Impacto das Catástrofes Naturais

Mas, como Ana Varela nos diz, nem tudo são flores. Existem espinhos nos caminhos empreendedor e devem ser superados. Nós mesmos demoramos duas semanas para podermos fazer esta entrevista porque o Rio Grande do Sul vem sofrendo severamente com temporais, causando deslizamentos e a destruição de cidades inteiras. Ana Varela relatou a gravidade da situação, mencionando o bairro Galope, próximo a Caxias do Sul, que foi praticamente dizimado. Apesar de não viver diretamente nesse cenário devastador, não há como não ser afetado psicologicamente, assim como ter reflexos tanto em suas encomendas, como com a falta de insumos e gás para produção. Ela destaca a importância da solidariedade imediata e a preocupação com o futuro das pessoas que estão abrigadas em ginásios e abrigos temporários. "O verdadeiro desafio será daqui a 30 ou 60 dias, quando essas pessoas precisarão de uma nova moradia", alerta Ana, ressaltando a necessidade de um apoio contínuo e organizado, ainda com muita fé removendo lamas.

Mensagem de Resiliência

Para mulheres em momentos de indecisão profissional ou enfrentando preconceitos, Ana oferece uma mensagem de encorajamento: "Acredite em si mesma e mostre ao mundo que é possível, mesmo em momentos onde parece que fazer festas é um contrassenso, porque o que vale é persistir e fazer tudo com amor."

 

 


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ALAIDE EVANGELISTA DA SILVA
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp