17/05/2024 às 17h54min - Atualizada em 20/05/2024 às 20h04min

160 jovens da Fundação CASA da capital e de Osasco disputam regional do VIII Torneio Estadual de Handebol

Partidas começam na terça (21/05); times buscam se classificar nas duas vagas da DRCAP para a etapa estadual

CAMILA SOUZA
Eliel Nascimento/Fundação CASA
Cerca de 160 adolescentes, do sexo masculino, que cumprem medida socioeducativa de internação, representando times de 15 centros de atendimento da Fundação CASA nas cidades de São Paulo e Osasco, disputam, a partir da próxima terça-feira (21/05), a etapa regional da Divisão Regional Metropolitana Capital (DRCAP) no VIII Torneio Estadual de Handebol da Fundação CASA.

As equipes competem pelas duas vagas destinada à DRCAP para a etapa estadual do Torneio. As partidas acontecem em dois locais: no Centro Esportivo Vila Manchester, no bairro da zona Leste paulistana, e na quadra da área do Complexo do Brás localizada na rua Piratininga, ao lado do Departamento da Execução da Infância e Juventude (DEIJ). A DRCAP é uma das sete administrações regionalizadas da Fundação CASA, responsáveis pela supervisão do atendimento nos centros socioeducativos.

“O esporte é uma ferramenta poderosa no cumprimento da medida socioeducativa dos jovens, promovendo disciplina, integração social e valores fundamentais para sua ressocialização e reinserção na sociedade”, destaca a presidente da Fundação CASA, Claudia Carletto.

Para conquistar a primeira vaga, jogam equipes representantes de dez centros de atendimento do Complexo da Vila Maria e da zona Oeste da capital, além de dois centros da cidade de Osasco. São os CASAs: Vila Guilherme, Ouro Preto, Governador Mário Covas, João do Pulo, Nova Vida, São Paulo e Paulista, do Complexo da Vila Maria; e Vila Leopoldina, da zona Oeste; e Osasco I e II, de Osasco.

As partidas acontecerão no Centro Esportivo Vila Manchester, em São Paulo, como é conhecido o Centro Esportivo Educativo Vicente Ítalo Feola, que cedeu o espaço na parceria local com a divisão regional da Fundação CASA. O Centro Esportivo é um equipamento da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEME) com 55.000 m², destinado à prática de esportes ao ar livre.

Os jogos serão nos dias 21/05, 23/05, 24/05 e 28/05, sempre a partir das 9h. Para a disputa da segunda vaga, as equipes serão divididas em três chaves – A, com quatro times, B e C, com três equipes cada.

Em cada chave, os times jogarão entre si e os ganhadores das chaves seguem para a final, programada para o dia 28/05. A final terá disputas entre todos os vencedores das chaves, sendo selecionado o campeão e classificado da segunda vaga.

Já a segunda vaga será disputada entre cinco times dos centros socioeducativos instalados no Complexo do Brás e na zona Leste do município de São Paulo, respectivamente os CASAs Juquiá, Rio Paraná, Rio Tâmisa e Topázio (Complexo do Brás); e Itaquera.

Os jogos ocorrerão na quadra do Complexo na rua Piratininga, nos dias 24/05, 27/05 e 29/05, sempre a partir das 13h. Nos dois primeiros dias, divididos em dois grupos, os times disputam os jogos classificatórios. O grupo 1 contará com três equipes, enquanto o grupo 2 terá dois times. Os vencedores dos grupos se enfrentam na final da primeira vaga, programada para o dia 29 de maio.

VIII Torneio Estadual de Handebol
A fase estadual do VIII Torneio de Handebol acontecerá em junho e reunirá oito times: dois representantes da Divisão Regional Metropolitana Capital (DRCAP) e um de cada uma das outras divisões - Regional Litoral (DRL), Regional Vale do Paraíba (DRVP), Regional Norte (DRN), Regional Sudoeste (DRS), Regional Oeste (DRO) e Regional Metropolitana Campinas (DRMC). A etapa estadual será organizada pela Gerência de Educação Física e Esporte (Gefesp) da Fundação CASA.

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
CAMILA APARECIDA DE SOUZA
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp