20/05/2024 às 11h26min - Atualizada em 20/05/2024 às 20h01min

Projeto Banho Solidário Sampa vira filme e concorre a prêmio de cinema na França

O festival internacional de documentários sobre desafios urbanos, Megacities Shortdocs, acontecerá em 23 de maio, em Paris.

GIOVANNA BREVE
Divulgação

O projeto Banho Solidário Sampa, apoiado pela Lorenzetti, foi transformado em um filme e está concorrendo no Festival Megacities Shortdocs, na França. O curta “Washing Souls”, que mostra as atividades da ONG, está concorrendo na categoria de melhor curta/documentário de Megacities, entre os três finalistas do festival.

Megacities Shortdocs é um festival de curtas que acontece desde 2014. Neste ano, a premiação acontecerá no dia 23 de maio, em Paris. O evento tem como tema o cotidiano das megacidades, com mais de 1 milhão de habitantes, com foco em histórias envolvendo cidadãos, situações possíveis de serem denunciadas, principais desafios a serem enfrentados e ações de impacto. “Já nos sentimos vitoriosos porque estar entre os três curtas escolhidos é sensacional e levar ao mundo a realidade das pessoas em situação de rua do nosso país é fundamental para que mais ações como a do Banho Solidário Sampa surjam”, diz Rafael Machado, filmaker e produtor do curta.

Paulo Fernandes, fundador do Banho Solidário Sampa e presidente da ONG, diz que o filme é um reconhecimento para todos os voluntários que se dedicam ao trabalho social. “É muito bonito podermos mostrar ao mundo o que fazemos com tanto carinho e calor humano. Nossa esperança é a de que, um dia, o Banho Solidário não seja mais necessário, porque queremos que todas as pessoas tenham um lar e não precisem mais viver em situação de rua. Mas, enquanto isso não acontece, nossa ideia é a de inspirar outras ações, em mais cidades, já que há uma enorme diferença entre ‘se lavar’ e tomar um banho. Nesse caso, a dignidade de muitos depende da solidariedade de alguns”, finaliza.

Fundada em novembro de 2019, a ONG Banho Solidário Sampa começou as atividades durante a pandemia e registra mais de 3,7 mil banhos, 6,2 mil pessoas atendidas por meio das iniciativas, mais de 29 mil lanches distribuídos nas ações de banho, mais de 3,5 mil cortes de cabelo; 36 mil peças de roupas e calçados, 3 mil cobertores e 3,9 mil livros doados aos assistidos.

O projeto Banho Solidário é mantido a partir de campanhas de doação, seja a partir de doadores individuais ou empresariais. Como exemplo, a Lorenzetti realizou a doação de duchas, torneiras, aquecedores de água a gás, pressurizadores e painéis de iluminação em LED.

 “É um orgulho para todos nós fazermos parte de um projeto tão gratificante para sociedade. A Lorenzetti desde o início acreditou muito nesta iniciativa, que garantiu momentos de dignidade para milhares de pessoas e hoje é reconhecido internacionalmente, algo realmente único”, declara Paulo Galina, gerente de marketing da Lorenzetti.

O movimento necessita de apoio para arrecadar roupas íntimas novas. As contribuições individuais vão desde itens para higiene até a ação “Adote um Banho”, em que doações a partir de R$ 40 garantem o banho de, pelo menos, quatro pessoas. Para saber mais, acesse: https://linktr.ee/banhosolidariosampa.


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
GIOVANNA BREVE BOCHETTI
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp