14/05/2024 às 17h17min - Atualizada em 15/05/2024 às 00h07min

Espetáculo “(Apenas) 3 canções para amolecer seu coração” tem sessão gratuita no Teatro Municipal

Verbo Nostro
https://www.instagram.com/verbonostro/
crédito da foto:Rogener Pavinski
Após a circulação de três meses por instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPIs), em sete cidades da região, o espetáculo “(Apenas) 3 canções para amolecer seu coração” tem apresentação aberta ao público no dia 21 de maio (terça-feira), às 20h, no Teatro Municipal de Ribeirão Preto (Alto do São Bento s/nº), com acesso gratuito, porém solidário, com doação de um quilo de alimento não perecível. A arrecadação será destinada para a Casa do Vovô, que fica instalada no Ipiranga, em Ribeirão Preto.

Criada e apresentada pelo Grupo de Teatro LOS MUCHOS tchá-tchá-tchá, de Ribeirão Preto, a produção une teatro, música e dança. Em cena, dois músicos, duas atrizes e um ator “contam a história” através de canções executadas ao vivo e dançadas de forma teatral não representativa. 

A estética brega é soberana e está presente no gestual, nas soluções cênicas, na vestimenta, no maneirismo/afetação, no exagero e também em situações clichês que o grupo não se intimida em realizar. Embora essa estética seja historicamente desvalorizada, o grupo faz uma reverência a ela, enaltecendo-a e colocando-a de forma sofisticada, porém simples, em lugar de prestígio.

Embora leve e divertido, “(Apenas) 3 canções para amolecer seu coração” não deixa de lado camadas mais profundas ao abrir espaço de fala e manifestação de pessoas entregues ao anonimato dentro de suas próprias vidas. 

Na sua primeira fase deste ano, o projeto realizou uma oficina artística em cada uma das ILPIs participantes com uma proposta centrada na imersão pelas memórias afetivas do público-alvo, além de despertar a expressão artística dos idosos, convidados a interagir com os atores e músicos. Após a oficina, foi realizada uma apresentação em cada instituição. “O projeto busca oferecer aos idosos uma vivência lúdica, como protagonistas”, pontua a coreógrafa Renata Defina. “É um trabalho que mexe muito com as emoções dos idosos. Em muitos momentos vemos presente o saudosismo tão próprio desse período da vida, mas numa fluência que mistura força, medo, coragem e alegria. É bonito e emocionante”, adiciona a atriz Renata Martelli.

A apresentação do próximo dia 21 de maio, no Teatro Municipal de Ribeirão Preto, terá a participação especial de um grupo de idosos, ex-alunos de teatro da diretora do grupo, Renata Martelli. Na ocasião, será também exibido um minidocumentário mostrando partes da construção do trabalho, trechos das peças apresentadas, depoimentos dos integrantes do grupo e dos idealizadores do projeto. “A ideia é dar voz aos idosos das instituições, promover auto reflexão e servir de inspiração para quem estiver na plateia”, comenta Martelli. Pessoas de todas as idades estão convidadas a assistir à peça e se divertir junto. Após a estreia, o minidocumentário será disponibilizado no canal do YouTube do grupo LOS MUCHOS.

Essa temporada de “(Apenas) 3 canções para amolecer seu coração” foi contemplada pelo edital 02/2023 do ProAc (Programa de Ação Cultural) do Governo do Estado de São Paulo, pensada e moldada na necessidade de os idosos verem no palco as suas referências culturais, pouco abraçadas pelas propostas artísticas de maneira geral. Além de Ribeirão Preto, a turnê esteve em ILPIs de Sertãozinho, Taquaritinga, Araraquara, Matão, Porto Ferreira e São Carlos. “Nunca tínhamos realizado um trabalho desse em nossa trajetória e olhar para a terceira idade, para a velhice, para o idoso nos faz pensar na nossa vida”, conclui a atriz e dançarina Rosana Pavinski, 

Sobre o LOS MUCHOS tchá-tchá-tchá
Quatro gerações formam atualmente o LOS MUCHOS tchá tchá tchá: Renata Martelli (atriz e dançarina), Renata Defina (coreógrafa), Rosana Pavinski (atriz e dançarina), André Cruz (ator-dançarino), Pedro Sossego (baixo elétrico e voz), e Nicolas Trivialato (piano e voz).

Com atuação há mais de 25 anos, o grupo realiza espetáculos que se caracterizam por uma linguagem simples, acessível, divertida e mambembe, remetendo ao dramalhão circense, ao teatro de rua, ao brega e ao cafona. Tangos, boleros, tchá-tchá-tchás, canções populares e tudo o que está no inconsciente coletivo ou no imaginário popular tornam-se elemento e suporte para criação. 


SERVIÇO
Evento: Espetáculo de dança-teatro “(Apenas) 3 canções para amolecer seu coração”, com Grupo de Teatro LOS MUCHOS tchá-tchá-tchá
Data e horário: 21/05 (terça-feira) | 20h
Local: Teatro Municipal de Ribeirão Preto | Alto do São Bento, s/nº
Ingresso, gratuito, porém solidário, com entrega de um quilo de alimento não perecível
Vídeo teaser do espetáculo: 
https://www.youtube.com/watch?v=obER9pYmrBQ

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
VALTER JOSSI WAGNER
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp