13/05/2024 às 16h06min - Atualizada em 14/05/2024 às 00h07min

Alternativas judiciais diminuem tempo de espera para obtenção de cidadania italiana

Pedidos julgados nos tribunais italianos são mais céleres para quem não quer esperar nas filas dos consulados

VANESSA GONçALVES
Flickr/Victor Casale

Alternativas judiciais diminuem tempo de espera para obtenção de cidadania italiana
Pedidos julgados nos tribunais italianos são mais céleres para quem não quer esperar nas filas dos consulados

‍   ‎ 
O caminho rumo à cidadania italiana pode ser longo e cheio de obstáculos, principalmente quando o solicitante opta pelo processo administrativo via consulado. Infelizmente, as repartições diplomáticas não costumam cumprir os prazos estabelecidos por lei devido à sobrecarga de pedidos e à falta de estrutura para atender a alta demanda, que vem aumentando consideravelmente ano após ano.

Diante da demora e dos atrasos, muitos descendentes têm buscado alternativas para reduzir o tempo de espera e garantir a cidadania italiana de forma mais célere. Neste cenário, as solicitações via judicial se tornam a melhor opção para quem não deseja permanecer nas longas filas dos consulados.

"O processo judicial é a alternativa ideal para obter o reconhecimento da cidadania italiana dentro do prazo previsto na lei. Entretanto, é preciso tomar muito cuidado na hora de escolher quem irá representá-lo neste processo", explica Camila Malucelli, CEO da Ferrara Cidadania Italiana, empresa especializada no reconhecimento de cidadania e serviços consulares. ‎ 

Segundo a especialista, muitos juristas se apresentam como autoridades no assunto, mas acabam enganando ou prejudicando aqueles que buscam a cidadania italiana. "O mercado está cheio de profissionais que se dizem especialistas, mas nem todos têm a experiência e competência necessárias", afirma Camila Malucelli.

Uma das grandes vantagens desta via é que não há necessidade do requerente ir até à Itália, já que todo o processo é intermediado por um advogado italiano especializado no tema através de uma procuração.‎ 

Processos dessa natureza sempre são julgados no Tribunal correspondente à jurisdição de nascimento do Dante Causa, ou seja, do italiano que transmite o direito à cidadania.
 ‍   ‎ 

Prazos reais
 ‍   ‎ 

Recentemente, algumas celebridades divulgaram ter obtido a cidadania em apenas alguns meses, mas a CEO da Ferrara alerta para o prejuízo sobre esse tipo de confusão.

"O prazo dos pedidos de cidadania são determinados pelos trâmites do sistema judiciário italiano e não pela influência de advogados. Por isso, em geral, esses processos duram de dois a cinco anos", comenta Camila Malucelli
‍   ‎ 
É por essa razão que anúncios ou publis de famosos garantindo a concessão da cidadania italiana em apenas alguns meses não corresponde à realidade. A CEO da Ferrara ressalta que nenhum requerimento é igual ao outro e, justamente por isso, o tempo da ação pode variar bastante de acordo com cada caso.

"Geralmente, quando vemos essas divulgações de conquista da cidadania em seis meses, por exemplo, estamos vendo a divulgação de uma meia-verdade", afirma a especialista. Segundo Camila, as pessoas acabam divulgando o tempo de julgamento da sentença. Porém, o ponto é que é necessário contar toda a fase do processo, que inicia na busca e juntada de documentos. "A ação judicial de requerimento da cidadania começa antes de avançar no tribunal. Por isso, se alguma empresa ou advogado prometer prazos muito curtos, desconfie. Sabemos que as pessoas anseiam por um retorno imediato, mas não há como pular etapas", conclui.

 

Sobre a Ferrara Cidadania Italiana

A Ferrara Cidadania Italiana é uma empresa especializada no processo de reconhecimento de cidadania e serviços consulares. Foi criada em 2005, na cidade de Ferrara, na Itália, onde permaneceu por sete anos. Em 2011, as atividades passaram a ser desempenhadas no Brasil. Atualmente, a empresa possui escritórios em São Paulo e em Curitiba, além de parceiros que atuam diretamente da Itália. A Ferrara é pioneira no mercado brasileiro, oferecendo experiência, segurança e tradição aos mais de 30 mil clientes já atendidos. Além disso, disponibiliza diversas inovações e ferramentas tecnológicas, como a utilização inédita no setor de inteligência artificial e a possibilidade de montagem da árvore genealógica italiana. Presta serviços tanto para quem busca o reconhecimento de cidadania italiana, como para quem já possui.

________________________________________

Assessoria de Imprensa - Ferrara Cidadania Italiana

Agência MAVERICK 360

Vanessa Gonçalves

+55 (21) 99098.0808

[email protected] 


Guta Bolzan
+55 (41) 99982-1981
[email protected]


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
VANESSA GONCALVES DA SILVA
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp