13/05/2024 às 16h05min - Atualizada em 14/05/2024 às 00h03min

Dia do Orgulho Nerd: convenção anual reunirá centenas de fãs no Recife

Entenda o motivo do Dia do Orgulho Nerd ser conhecido como Dia da Toalha

JADEMILSON SILVA
Kelmer Luciano é produtor cultura
Arquivo Pessoal
Legiões de Nerds vão se encontrar nos dias 24, 25 e 26 de maio, das 11h às 20h, no Centro de Eventos do Home Center Ferreira Costa, na Tamarineira, no Recife, será a 12ª edição do Dia do Orgulho Nerd em Pernambuco. Nerds, Geeks, Gamers, adeptos de Quadrinhos realizarão a convenção anual para perpetuar o fascinante mundo da Cultura Pop entre as novas e futuras gerações. 10 estandes (locais e nacionais) de cultura geek estarão expondo seus produtos, entre camisas, chapéus, vinis, jogos, miniaturas, livros, quadrinhos, além de desfile de cosplays, atrações musicais dos anos 60, 70 e 80 e exposição de carros antigos. São esperadas 5 mil pessoas em três dias de convenção com entrada gratuita. 

Origem da data

O Dia do Orgulho Nerd, também conhecido como Dia da Toalha, tem origem interessante. Ele foi criado em homenagem ao autor britânico Douglas Adams, famoso por sua série de livros "O Guia do Mochileiro das Galáxias".

A data, 25 de maio, foi escolhida em referência ao dia em que o primeiro filme de "Star Wars" foi lançado, em 1977, que coincidiu com o dia em que Douglas Adams completou 42 anos. O número 42, para os fãs de "O Guia do Mochileiro das Galáxias", é significativo, já que é a resposta para "a pergunta fundamental sobre a vida, o universo e tudo mais", conforme o livro.

O Dia do Orgulho Nerd começou a ser celebrado inicialmente na Espanha em 2006, e desde então se espalhou pelo mundo como uma oportunidade para os nerds celebrarem suas paixões por cultura pop, ciência, tecnologia, jogos e muito mais. A escolha do dia e a conexão com obras tão queridas entre os nerds ajudaram a solidificar essa celebração como um marco importante na cultura nerd.

Por que a Toalha é símbolo do Orgulho Nerd? Novamente remetemos à obra “Guia do Mochileiro das Galáxias”

A toalha se tornou um símbolo icônico do orgulho nerd devido à sua associação com a obra "O Guia do Mochileiro das Galáxias", escrita por Douglas Adams. Na série, a toalha é descrita como um item extremamente útil e versátil para um mochileiro intergaláctico.

“Na história, o Guia do Mochileiro das Galáxias destaca a importância da toalha em várias situações, classificando-a como um dos objetos mais úteis para um viajante interestelar. Segundo o guia, a toalha pode ser usada como proteção contra o frio, como abrigo improvisado, como sinalizador para chamar a atenção, como almofada para dormir, entre outras utilidades”, revela Kelmer Luciano, que é produtor cultural e organizador do Dia do Orgulho Nerd em Pernambuco.

A partir disso, os fãs da série adotaram a toalha como um símbolo de identidade nerd e orgulho geek, celebrando-a como um ícone da criatividade, da imaginação e do humor, característicos da obra de Douglas Adams. O Dia do Orgulho Nerd, comemorado em 25 de maio, também conhecido como Dia da Toalha, é uma homenagem a essa conexão entre a toalha e a cultura nerd, marcando um dia de celebração para os fãs de "O Guia do Mochileiro das Galáxias" e da cultura geek em geral.

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
JADEMILSON MANOEL DA SILVA
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp