13/12/2013 às 13h19min - Atualizada em 13/12/2013 às 13h19min

Projeto Social Ser Âmica ganha Exposição no Conjunto Nacional em SP

Peças em cerâmica de jovens carentes na zona leste ficam expostas até o dia 20 deste mês

de - São Paulo, SP
http://www.dino.com.br/releases/projeto-social-ser-amica-ganha-exposicao-no-conjunto-nacional-em-sp-

As 50 crianças e adolescentes carentes da zona leste de São Paulo que fazem parte do Projeto Ser Âmica – A Modelagem de Um Novo Amanhã – ganham mais um presente neste Natal. Desde quarta-feira, as cerâmicas produzidas pelo grupo começaram a ser expostas no Conjunto Nacional, na Avenida Paulista nº 2073, em São Paulo.

A ação faz parte do “Natal Nacional 2013”, que conta com o lançamento do 1. Ponto de Venda Itinerante do NEC – Núcleo de Economia Crativa - que cedeu espaço de exposição para o Projeto Ser Âmica. As peças dos alunos serão comercializadas a preços acessíveis a partir de R$ 10,00. Todo o dinheiro arrecadado será 100% revertido às crianças e adolescentes.

Sobre o Projeto Ser Âmica

Cerca de 50 crianças e adolescentes carentes da zona leste de São Paulo estão tendo a oportunidade de transpor “barreiras” e receber o retorno financeiro da própria Arte que imprimem à cerâmica. Desde setembro de 2013, estes jovens inscritos no Projeto Ser Âmica – A Modelagem de um Novo Amanhã passaram a ter aulas semanais de Arte em cerâmica num ateliê em Artur Alvim, zona leste da capital paulista.

O conteúdo desenvolvido no ateliê tem como uma de suas bases a Arteterapia, uma forma de utilizar a cerâmica como recurso terapêutico. “A argila possui propriedades químicas como cálcio, ferro, potássio, magnésio e alumínio que penetram nos poros e, em alguns casos, conseguem auxiliar nas carências do organismo, absorvendo toxinas, neutralizando alguns ácidos do corpo, deixando-o livre e desobstruído para a receptividade de novas energias”, explica Elainy Mota, artista plástica e fundadora do Projeto Ser âmica.

Os jovens, entre 12 a 17 anos, recebem instruções de como manusear a argila, esmaltá-la, até chegarem à transformação do barro em lindas Obras. Depois de prontas, as cerâmicas são comercializadas pelo valor que os jovens estipularam e o dinheiro é revertido para o aluno-artista que teve sua peça vendida. “Estou juntando meu dinheiro para comprar o tênis dos meus sonhos”, comenta Sérgio Vinícus, de 14 anos. O aluno acaba de ser contratado como monitor do projeto. O talento do jovem surpreendeu a todos os envolvidos e ganhou a oportunidade do primeiro emprego. Hoje o projeto tem três jovens alunos contratados como monitores como forma de incentivar os participantes e se envolverem cada vez mais com a Arte e com o manuseio do barro, que tantos benefícios trazem a vida de uma pessoa e mostrando que a transformação, precisa acontecer a partir de nós mesmos.

Além da ajuda financeira, o projeto também tem um papel social importante já que ajuda os jovens, em situação de vulnerabilidade social, a ficarem mais distantes do mundo das drogas e da criminalidade, realidade muito próxima do dia-a-dia deles. O conceito de Arteterapia utilizado no projeto chamou a atenção de especialistas argentinos, que convidaram a idealizadora da ação, Elainy Mota, para uma palestra realizada entre os dias 13 e 15 de novembro no 5. Congreso Del Mercosur / 4. Congreso LatinoAmericano de ArteTerapia “Campo de Conocimiento – Transdisciplinariedad, Campo de Acción-Interdisciplinariedad, em Buenos Aires.

Desde 2007, o projeto tem uma missão desafiadora: profissionalizar adolescentes em situação de vulnerabilidade social através da Arte, buscando conciliar com isto conceitos da Arteterapia no resgate da auto-estima de jovens. Todas as obras produzidas são apresentadas em exposições de Arte, para que o público possa conhecer o trabalho e o esforço de cada aluno atendido. Nossas ações mostram o quão transformador é o poder da Arte em nossas vidas. Com o projeto aprovado pelo PROAC, Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo, teve o patrocínio exclusivo da empresa PANCO. Você pode acompanhar o andamento do Ser Âmica através do blog do projeto: http://www.seramica2013.blogspot.com.br/ do facebook: www.facebook.com/projetoseramica ou ainda assistir ao vídeo no youtube http://www.youtube.com/watch?v=tOJtq0p1Hjk

Exposições Permanentes:

Devido à beleza das peças confeccionadas, elas já ganharam alguns espaços fixos de exposição. O espaço cultural Mo Li Hua, na Lapa, também reservou um local em sua exposição permanente para mostrar e vender as peças aos visitantes. O próprio Projeto Ser Âmica conta agora com um bazar permanente para venda das peças, situado à Rua Desembargador Rocha Portela, 953, Artur Alvim, às quartas-feiras e sábados, das 10h00 às 16h00. A partir de 2014, quem quiser fazer um curso no projeto Ser Âmica, poderá ter a oportunidade de se aproximar deste universo tão rico. Os valores, como das peças do projeto, serão acessíveis e diferenciados dos praticados no mercado para dar acesso ao público em geral. -


http://www.youtube.com/embed/tOJtq0p1Hjk
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »