13/12/2013 às 13h19min - Atualizada em 13/12/2013 às 13h19min

Mercado: Procura por usados deve crescer 15% com aumento de preço dos veículos novos

Novo regime de tributação e instalação de ABS e airbags torna preço do carro novo mais alto e menos competitivo enquanto carro usado, que vinha perdendo mercado, volta a crescer

de - Sao Paulo
http://www.dino.com.br/releases/mercado-procura-por-usados-deve-crescer-15-com-aumento-de-preco-dos-

A partir de janeiro de 2014, o novo Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e a instalação obrigatória de airbags e de freio ABS (ainda em fase final de discussão) nos veículos fabricados no país, deve elevar o preço dos veículos novos em 9,6%. O aumento de preço deve aumentar a procura por carros usados em pelo menos 15%, afirma Eduardo Ribeiro, coordenador do Feirão Auto Show, maior evento de varejo automotivo do país.

“Os carros novos no Brasil sofrem com uma alta carga tributária inicial e com essa repentina elevação, o carro usado volta a ficar atrativo nas lojas e feirões, especialmente os modelos com um ou dois anos de uso, que ficam em média 30% mais baratos em relação a um modelo zero quilômetro”, avalia Ribeiro.

Ao longo de 2013, a procura por carros usados no segundo semestre vinha crescendo, em média, 20% ao mês nos Feirões Auto Show, organizados pela Matel Produções. Só no feirão realizado no estacionamento do Pavilhão do Anhembi, o mais tradicional da cidade, o fluxo de pessoas chega, em média, a 30.000 compradores por domingo para cerca de 3.500 veículos disponíveis.

De acordo com os dados da Matel, o volume de negócios gerados a cada semana chega R$ 50 milhões na negociação de carros usados. “É fato que o carro usado acompanha o movimento do crédito disponível no mercado, mas com a nova legislação em vigor e o novo regime de tributação do IPI, o veículo novo fica mais caro para uma boa parte dos compradores em potencial, o que fortalece a negociação dos carros usados”, finaliza Eduardo Ribeiro.

Além do Feirão, realizado em dois endereços na capital paulista (no estacionamento do Anhembi e no shopping ABC) e também em Belo Horizonte/MG, a Matel criou no primeiro semestre o site CarZ, que já conta com 20 mil veículos a venda de todo o Brasil. As ofertas online estão disponível em www.carz.com.br


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »