03/05/2024 às 15h02min - Atualizada em 03/05/2024 às 20h02min

Estudo da Tempest revela funcionamento interno de grupos cibercriminosos que operam no modelo Ransomware-as-a-Service

Os resultados fornecem insights sobre os bastidores dessas operações e a relação entre diferentes grupos

Victor Theodoro
Tempest
A Tempest, empresa especializada em cibersegurança, realizou um estudo para entender e avaliar o funcionamento interno de grupos cibercriminosos, como o ALPHV (também conhecido como BlackCat ou Noberus), que operam no modelo Ransomware-as-a-Service. Diante da crescente ameaça que representam para instituições públicas e privadas, os resultados fornecem insights cruciais sobre operações criminosas atuando no modelo Ransomware-as-a-Service (RaaS) e suas relações com diferentes grupos parceiros denominados afiliados.

O estudo revela detalhes sobre os bastidores do cibercrime, onde o Ransomware-as-a-Service é reconhecido como um modelo de negócio lucrativo, semelhante ao Software-as-a-Service (SaaS), onde as próprias operações fornecem o ransomware para agentes parceiros que realizam ataques às redes corporativas.  Enquanto o grupo desenvolve o ransomware, painel e demais funcionalidades, os seus parceiros realizam o ataque, podendo utilizar seus recursos além dos fornecidos pelo grupo ao qual está associado. De acordo com o que foi observado, na maioria das vezes, os  parceiros (também chamados de afiliados) estão vinculados a mais de um grupo de ransomware. Devido a isso foram observadas similaridades no comportamento desses afiliados.

O levantamento põe luz sobre este modelo de negócio, o qual se utiliza de anúncios denominados Programa de Parceria, utilizado por grupos de ransomware para atrair novos parceiros, como pentesters e Initial Access Brokers (IABs), oferecendo uma variedade de benefícios para expandir suas redes, aumento de lucros e garantir a estabilidade de suas operações.

No processo de recrutamento de novos afiliados são realizadas entrevistas conduzidas pelos operadores dos grupos, onde são avaliadas as habilidades técnicas e o histórico dos candidatos. Uma vez aprovados, recebem acesso a paineis exclusivos, que fornecem ferramentas para configurar e gerar o ransomware, gerenciar alvos, publicar informações das vítimas e até mesmo realizar ataques de negação de serviço distribuída (DDoS).

Para mais informações, acesse o link.

Sobre a Tempest:  
A Tempest Security Intelligence é uma empresa brasileira com atuação global e uma das maiores companhias brasileiras especializadas em cibersegurança e prevenção a fraudes digitais. Sediada no Recife, a Tempest conta também com escritórios em São Paulo e Londres, com mais de 500 colaboradores. Ao longo de seus mais de  20 anos de história, a Tempest ajudou a proteger mais de 500 empresas de todos os portes e setores, dentre elas companhias do setor financeiro, varejo, e-commerce, indústria e healthcare, atuando em clientes nacionais e internacionais atendidos tanto pelo time no Brasil quanto no Reino Unido. Em 2020, a Tempest conquistou um parceiro de peso para continuar na vanguarda da cibersegurança, recebendo um grande aporte da Embraer, companhia brasileira de engenharia aeroespacial, o qual resultou em um dos maiores investimentos já realizados na história do setor de cibersegurança na América Latina. 
Acesse o site.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp